sábado, 17 de novembro de 2018

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA AROMATIZAÇÃO DE AMBIENTES


A aromaterapia é uma prática com benefícios que vão muito além da experimentação de novas sensações olfativas. Ela atua como catalisadora de saúde e bem estar, a partir de fragrâncias extraídas dos óleos essenciais de folhas, flores e raízes, nos ambientes em que vivemos. Através da aromatização é possível criar estímulos, promover o relaxamento e o equilíbrio entre a mente e o corpo.
Há receitas caseiras para a aromatização de ambientes a partir de óleos essenciais, como utilizar cascas de laranja e limão imersas em uma panela de água fervente - uma ótima pedida para tirar odores de gordura da casa e é excelente para umidificar o ambiente. Além disso, os óleos essenciais possuem ativos químicos com propriedades terapêuticas: a lavanda, por exemplo, possui propriedades para combater a insônia e relaxar, ideal para ambientes de repouso e meditação.
Segundo a engenheira química paraense, Alessandra Mara Juarez, que há 08 anos atua com a fabricação de perfumes: “Falar de óleo essencial é falar de inspiração, emoção e de muitas, muitas graças”. Alessandra compartilhou suas inspirações dos 06 óleos que foram usados por Alessandra para compor as duas fragrâncias usadas no Manto do Círio de 2013.

·  O Óleo Essencial de Nardo: Segundo o Evangelho (Novo Testamento), foi com este óleo que Maria Madalena ungiu Jesus e o seu perfume inundou a casa. O óleo essencial de Nardo desprende um perfume intenso e doce – Origem: Nepal;
·  Óleo Essencial de Mirra: Esse óleo essencial foi presente dos reis Magos a Virgem Maria e a São José no nascimento de Jesus, tem um perfume suave, doce e delicioso - Origem: Somália;
·  Óleo Essencial de Incenso (Olíbano): Usados nos ritos religiosos, também foi presente dos Reis Magos ao menino Jesus. Possui notas quentes e doces Origem: Somália.
·  Óleo Essencial de Rosa Otto (Otto significa azeite em búlgaro): É um óleo essencial delicado, enriquecedor, porém um floral intenso – Origem: Búlgaria.
·  Óleo Essencial de Rosa do Marrocos (um perfume floral doce, delicado e sensual) – Origem: Marrocos.
·  O Absoluto de Jasmim (com seu perfume delicioso, floral, doce e embriagador) - Origem: Índia.

Os aromas têm que corresponder às características e objetivos que se tem para cada cômodo. Veja, a seguir, algumas dicas de óleos essenciais e seus efeitos em cada ambiente.

Ideais para a sala
·  Óleo Essencial de Alecrim: estimula a concentração e a memória. Ótimo para quem estuda na sala.
·  Óleo Essencial de Canela: estimulante, aquece o ambiente proporcionando interação entre as pessoas.
·  Óleo Essencial de Eucalipto: favorece a concentração.
·  Óleo Essencial de Mandarina: propicia o bem-estar e a sensação de alegria.
Modo de usar: Escolha dois dos óleos acima para combinar, pingue de 10 a 15 gotas, no total, em um aromatizador elétrico ou em um rechaud. Aromatize a sala 30 minutos antes de receber visitas ou sempre que achar necessário.
    
Ideais para quartos
·  Óleo Essencial de Lavanda: calmante e sedativo, combate a insônia.
·  Óleo Essencial de Manjerona: misturado à Lavanda, é um ótimo relaxante, combate a insônia.
·  Óleo Essencial de Camomila Romana: ótimo relaxante, ajuda a combater a ansiedade, transmite paz.
Modo de usar: pingue em um aromatizador elétrico ou difusor umidificador (que além de espalhar o aroma também ajuda a umidificar o ar em dias de tempo seco) 10 gotas de óleo essencial de Lavanda e Camomila Romana, no total. Outra alternativa é pingar um gota de óleo essencial de Lavanda ou Camomila Romana nas roupas de cama, uma hora antes da criança dormir.
    
 Ideais para a cozinha
·  Óleo Essencial de Laranja: além de aromatizar com seu cheiro doce estimulando o apetite.
·  Óleo Essencial de Cardamomo: estimula o apetite é refrescante e revitalizante.
·  Óleo Essencial de Citronela: além de revitalizante ajuda a espantar os mosquitos.
·  Óleo Essencial de Cravo: estimulante e revitalizante, quando combinado com o óleo essencial de laranja ou limão é um ótimo repelente de insetos e formigas.
·  Óleo Essencial de Pimenta Negra: estimula o apetite e dá energia nos casos de frustração (caso o assado não dê certo).
Modo de usar: Utilize de 10 a 15 gotas de um ou mais óleos em um aromatizador elétrico. Outra opção é usá-los dentro dos armários da cozinha. Em um copo plástico, coloque cinco pedaços de giz (aquele de escrever em lousa de escola) e pingue duas gotas de cada óleo e coloque dentro dos armários. Reaplique os óleos no copo, a cada 10 dias.
    
Ideais para banheiros
·  Óleo Essencial de Pinho: antisséptico, desodorizante e desinfetante, o óleo deixa aquele aroma de "banheiro lavado".
·  Óleo Essencial de Limão: antisséptico e bactericida, deixa o banheiro com um aroma refrescante.
·  Óleo Essencial de Tea Tree: antimicrobiano, desinfetante e antisséptico, o óleo é muito eficaz para acabar com bactérias, fungos e outros germes.
Modo de usar: Em um aromatizador elétrico ou de cerâmica, pingue cinco gotas do óleo essencial escolhido. Se preferir, após lavar o banheiro, em um balde de um litro de água pingue 10 gotas de óleo essencial de Pinho ou Tea Tree. Depois é só passar com um pano a mistura na pia, no vaso sanitário e em todo o chão do banheiro.

Os estímulos provocados pela aromatização de ambientes têm efeitos imediatos, como ajudar a compor a decoração e a criação de atmosferas para cada ambiente de sua casa, combater insetos, fungos e odores indesejados, mas vai muito mais além: atua sobre nosso ânimo, nossa energia física e mental e, por conseguinte, traz benefícios para saúde como um todo. Que tal experimentar, novos ares e sensações em casa?
    
Por Alessandra Mara Juarez Resque