Há diversas maneiras de realizar parceiras. Fornecedores,
clientes e até concorrentes podem ser parceiros, e essas colaborações trazem
sucesso para todos. Mas é preciso ter cuidado ao construir essas pontes: a ligação
entre as duas empresas precisa permanecer saudável e lucrativa.
No site da Inc., o colunista Geoffrey James
enumera dicas para estabelecer parcerias melhores, baseadas em uma conversa com
Ed Rigsbee, autor do livro The Art of Partnering (“A arte de fazer parcerias”).
Confira.
1. Prepare-se para
ceder uma parte do controle.
Estabelecer parcerias significa que você vai
estar mais vulnerável aos fracassos do seu parceiro. Ainda que goste de estar
no controle de tudo, você vai ter de, no mínimo, compartilhar conhecimento
sobre sua própria limitação e algumas fraquezas da empresa.
2. Entenda seus
pontos fortes e fracos.
Antes de considerar uma parceria, é preciso
entender o que você e sua empresa podem trazer para a negociação e, claro, o
que você precisa que o parceiro traga. A maneira mais fácil de verificar isso é
por meio de uma análise SWOT.
3. Escolha o
parceiro correto.
Procure empresas ou profissionais que tenham
fraquezas que sejam as suas forças e vice-versa. Por exemplo: se você tem ótimos
produtos, mas pouca experiência em vendas, pode procurar um negócio que tenha
produtos medianos, mas uma história de sucesso em vendas. É importante também
avaliar a abertura que a outra empresa tem para estabelecer uma parceria.
4. Chegue a um
consenso.
vez que você tenha levado a ideia da parceria
à outra parte, desenvolva um acordo que diga quem vai fazer o que e quando vai
fazê-lo. Se a parceria é formal, será necessário fazer um contrato. Mas, mesmo
que ela seja mais informal, é importante fazer um documento escrito com todas
as atividades, expectativas e responsabilidades de cada parceiro.
5. Adote um código
de ética.
A regra central aqui é ser o parceiro que
você gostaria de ter. A ética é o que vai segurar essa parceria. E será ainda
mais importante quanto maior for o risco envolvido no negócio.
6. Faça mais do que
o acordo.
As parcerias de sucesso envolvem confiança. A
melhor maneira de aumentar o nível de confiança é sempre entregar um pouco mais
do que você disse que entregaria.
7. Seja paciente.
Se os problemas começarem a surgir, não se
entregue à raiva ou à frustração. Faça um esforço para ajudar seu parceiro. Evite
levar desavenças para os tribunais. O resultado de um processo pode representar
pouco para você financeiramente.
8. Monitore e meça.
A má comunicação é a razão que mais leva as
parcerias ao fracasso. Assim como na gestão da empresa, é o monitoramento que dá
a base para a comunicação eficaz. Faça um esforço para que as duas partes
possam monitorar a relação nos níveis micro e macro. Quando um desafio
aparecer, vocês dois poderão trabalhar juntos para ultrapassá-lo.
9. Comemore sempre.
É importante dar “combustível emocional” para
a parceria. Conforme ela progredir, você e a outra parte precisarão investir
tempo e energia para manter e fortalecer o relacionamento. A maneira melhor e
mais fácil de fazer isso é celebrar – mesmo – toda vez que a parceria
conquistar algo importante.
Por Mariana Iwakura
Fonte Papo de Empreendedor