Especialista ensina como melhorar os contatos da
empresa e usar isso para divulgar a marca
Como melhorar o networking da empresa?
Networking
significa “rede de trabalho”. Nesse sentido, investir em networking significa
investir na construção de uma rede de relacionamentos profissionais, que visem
à construção de parcerias, de projetos em comum, de uma fonte de novos
profissionais, dentre outros objetivos. Para que sua pequena empresa tenha uma
rede de contatos profissionais que gerem negócios é preciso estar preparado.
1. Selecione seus potenciais contatos
Em
primeiro lugar, é necessária a estruturação e a sistematização de uma base de
contatos novos e potenciais, com características detalhadas não somente do
perfil (sexo, idade, formação, etc.), mas também dos temas de interesse dessas
pessoas, empresas nas quais trabalharam e/ou trabalham atualmente, cargos
ocupados e outras informações que possam permitir um mapeamento mais detalhado
de quem é quem, e quais os temas que podem interessar a cada grupo de pessoas
cadastradas.
2. Faça um mapeamento dos interesses
Faça
um trabalho de mapeamento dos principais grupos de pessoas que têm interesses
comuns, ou que atuem em um mesmo segmento, por exemplo. Neste caso, os
critérios para seleção dos grupos podem variar de acordo com o foco que a empresa
tem para divulgar sua marca.
3. Crie uma rotina para entrar em contato
A
empresa deve criar uma rotina para contatar as pessoas de sua rede, de forma
permanente, bem como com aqueles grupos cujos interesses convergem para a
estratégia da empresa. Esta rotina, entretanto, deve considerar um tempo mínimo
entre um contato e outro, para evitar o exagero na divulgação de sua proposta,
marca ou ideia.
Não
exagere na frequência de contatos para uma mesma pessoa ou grupo da rede, pois
isso pode gerar um efeito reverso de afastamento dos interesses comuns e não de
aproximação entre os participantes do networking.
4. Estabeleça trocas com seus contatos
Por
último, a empresa deve sempre considerar a rede de trabalho como um espaço de
troca. Ou seja, ao divulgar sua marca sempre tente também oferecer algo em
troca para quem foi contatado. Possibilidades de parcerias, divulgação de
informações de mercado e trocas de conhecimento são alguns aspectos que podem
ser ofertados aos contatos da rede, de forma que eles percebam que a relação
existente no networking é de ‘ganha-ganha’.
Por
Frederico Mafra
Editado
por Camila Lam
Fonte
Exame.com