quarta-feira, 13 de julho de 2016

SEIS DICAS PARA CRESCER BEM E COM RAPIDEZ


Os empreendedores Karl Stark e Bill Stewart são colunistas do site da revista Inc. e administram seu próprio negócio,  a consultoria Avondale. Mesmo sendo uma companhia de pequeno porte, com 26 colaboradores, essa é uma das empresas que mais crescem nos Estados Unidos - de acordo com um ranking da própria Inc. Em um dos artigos da dupla, eles dão seis dicas para quem crescer de forma rápida e estruturada.

1 - Esteja atento a tudo
Faça o possível para saber tudo o que acontece na sua empresa. Porém, há uma grande diferença entre estar atento e perseguir todos os passos de seus funcionários. Ser centralizador a esse ponto pode trazer o efeito contrário: tornar seus colaboradores insatisfeitos e murchar o crescimento do seu negócio.

2 - Preocupe-se com o que parece menos importante
Detalhes são muito importantes para o crescimento do seu negócio. Não é apenas a qualidade do seu produto que será avaliada pelo público: às vezes, você ganha um cliente pelo bom atendimento, por ser pontual em uma reunião e até por um detalhe interessante em um cartão de visitas.

3- Pense nos setores de sua empresa como engrenagens
Os departamentos de uma empresa são interdependentes. Se todos estiverem funcionando, sua empresa alcançará bons resultados mais facilmente. Também é importante fazer com que setores diferentes cooperem: estipular uma meta conjunta, em que cada um tenha que fazer a sua parte por um objetivo comum, é uma boa opção para aumentar a sinergia entre grupos com tarefas diferentes.

4 - Nade em sua própria corrente, mesmo que seja contra a maré
É normal ter uma posição que destoe do que a maioria pensa. Sempre há algo que parece fazer todo o sentido para a sua empresa, mas que não é uma tendência do mercado. É interessante estar atento ao que acontece nas empresas à sua volta, mas ter coragem para seguir por outro caminho também é importante.

5 - Seja fiel aos planos que traçou
Todas as empresas têm metas, valores e práticas próprias. Em certos momentos, é preciso ser metódico para que tudo o que foi planejado aconteça. Faça o possível para que todo comportamento que desvie dos seus planos seja suprimido.

6 - Mude, mas não esqueça dos seus valores
Ser maleável às mudanças é imprescindível para que uma empresa sobreviva. Pense nos princípios de seu negócio e os divida em dois grupos: os que podem e os que não podem ser mudados. Por exemplo: a embalagem de um produto pode mudar várias vezes ao longo dos anos, mas certos ingredientes da receita devem ser os mesmos.  Não importa se o rótulo é vermelho, verde ou azul — há sempre uma essência que deve ser mantida.

Por Adriano Lira
Fonte Papo de Empreendedor