terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DICAS PARA EVITAR FRAUDES EM BOLETOS

Cuidados importantes no momento de pagar boletos pela internet e evitar a fraude de boletos, crime que tem crescido no Brasil

Dicas de segurança
Para evitar que seu boleto seja adulterado, é importante que alguns procedimentos sejam adotados.
Primeiro, é essencial que o antivírus do seu computador esteja sempre atualizado. Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores que você não conhece.
É importante também que você não use sites de busca para encontrar o endereço do banco e/ou prestador de serviço. Digite o endereço direto no navegador! Não sabe o endereço correto? Pergunte ao banco ou ao prestador de serviço.

Confirme o endereço da página do banco.
E não se esqueça: sempre confira os dados do boleto – impressos ou os que chegam a sua residência – com os que você já pagou nos meses anteriores.

Para conferir os dados, é simples:
O valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e a numeração do boleto devem ser iguais em todo o documento:

Mais dicas
·  Os boletos que você recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro.
·  Se ao receber ou imprimir o boleto você identificar erros de português, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.
·  Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie. A empresa e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, confira a emissão do boleto com a empresa emissora.
·  Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações.

Por Bernardo César Coura
Fonte JusBrasil Notícias