Acreditar que não é capaz ou se fazer de coitado só serve para adiar a conquista de uma vaga
Sua atitude é fundamental para a conquista de um emprego. Ter pensamentos negativos é, certamente, uma das maneiras mais eficazes de fracassar na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Uma atitude positiva, por outro lado, pode ser a chave do sucesso.
“A atitude é de vital importância na busca por um emprego porque é a única coisa que você pode controlar durante todo o processo'', diz Dave Sanford, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da Winter, empresa de recursos humanos com sede em Boston, em artigo publicado pelo site americano CareerBuilder.com. "Você não pode controlar se e quando alguém irá chamá-lo, ou se a pessoa gostou de você ou se a economia vai bem ou não, mas pode controlar sua atitude e como irá se portar durante todo o processo”.
Kaitlin Madden, colaboradora do CareerBuilder e autora de um blog sobre carreira, lembra que o processo de busca por um emprego é repleto de altos e baixos:
“Momentos de excitação e expectativa se misturam com sentimentos de derrota e abatimento. É crucial que os candidatos a uma vaga façam de tudo para que a negatividade não afete suas atitudes. Se pensamentos negativos começarem a surgir e você começar a se sentir derrotado e sem esperanças, o empregador vai perceber e, provavelmente, passar adiante. Eles querem alguém positivo e otimista, que diga: Me passe a bola e deixa comigo”.
Confira algumas atitudes que podem arruinar a sua caça ao emprego, e outras que sempre impressionam futuros empregadores, segundo especialistas em RH:
Atitudes negativas
1 - “Eu nunca vou encontrar um emprego”
Pode parecer óbvio, mas este tipo de atitude negativa irá prejudicar seriamente sua busca. Não só irá minar sua motivação, mas também levá-lo ao fracasso. Como diz o velho ditado, “se você acredita, provavelmente não irá conseguir nada”.
“Uma atitude negativa pode, desde o início, levá-lo ao fracasso. Se você, já na sala de espera, antecipa uma derrota antes do fim do primeiro tempo, pode ser que não tenha sucesso mesmo. Este é o momento de levantar o astral e não enveredar pelo caminho negativo”, aconselha Sanford.
2 - “Ai de mim”
Nada de ficar choramingando e sentindo pena de você mesmo. Ninguém vai querer ajudá-lo na corrida por um emprego, e muito menos contratá-lo, se você assumir um papel de pobre coitado.
“Pense bem de que maneiras pode pedir ajuda. Ao invés de chegar para uma pessoa e dizer: Eu sei que você não tem tempo para mim..., diga: Tenho muito a oferecer e adoraria ter a chance de compartilhar o que sei...”, ressalta Sanford.
3 - “Eu preciso pegar qualquer coisa que aparecer”
Sair respondendo a toda e qualquer vaga que apareça é uma perda de tempo. Uma busca bem sucedida é conduzida pela qualidade e não quantidade de propostas respondidas. “Se candidatar a qualquer vaga em aberto pode prejudicá-lo no longo prazo”, afirma Heather Huhman, fundador da Come Redommended, uma empresa digital de relações públicas com foco em recrutamento. “'Deixar de ter foco e ser específico não só desperdiça o seu tempo e o do empregador, mas pode confundir sua rede de contatos, que não saberão a que oportunidades indicá-lo”.
4 - “Não sou bom o suficiente”
A confiança, ou a falta dela, é facilmente notado pelos gerentes de RH. Achar que não é bom o suficiente pode ser um freio na procura por um emprego. A pessoa não pode vender aquilo em que não acredita, por isso ter confiança em si mesmo é muito importante para o sucesso no processo seletivo, principalmente na hora da entrevista. Se a empresa te chamou para uma entrevista é porque acredita que você é bom o suficiente para estar lá.
5 - “Quando alguma coisa vai cair no meu colo?”
Este tipo de atitude certamente vai repelir qualquer empregador. Sua atitude reflete a sua mentalidade, valores e comportamento no ambiente de trabalho, afirma Gina Clarke, presidente e CEO da Talent Optimization Partner, empresa com sede em Chicago, e autora do livro Career Maping: Charting your Course in the new world of work.
“Alguém que espera que alguma coisa caia no seu colo provavelmente tem um enorme ego, é arrogante e não tem autoconsciência. Estes comportamentos fazem com que a pessoa seja alguém difícil de gerir e um líder ineficiente”.
Atitudes positivas:
1 - “Eu posso fazer”
Se você quer impressionar o seu potencial empregador, pense cuidadosamente sobre todas as coisas acontecendo na vida profissional dele ou dela, causando estresse e ansiedade. Fale sobre como você pode ajudar nesse trabalho e tornar as coisas mais fáceis e melhores para o gestor. “Estou aqui para tornar as coisas mais fáceis e aliviar sua carga. Essa é a mensagem que você deve passar”, diz Stanford.
2 - “Passe a bola”
Demonstre que não está de mãos atadas e que está disposto a colaborar.
3 - “Sou um ótimo companheiro de equipe, e não um lobo solitário’’
Mostre que gosta e sabe trabalhar bem em equipe.
4 - “Sou determinado”
Mostre que é capaz de tudo para ver o trabalho concluído, até mesmo atravessar paredes, se for preciso.
5 - Por último, prove que está a par da política em campo e que pode cumpri-la de forma eficaz.
Fonte O Globo Online