segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

4 DICAS PARA EVITAR A PROCRASTINAÇÃO CRÔNICA


Em um negócio, cada hora conta. É importante fazer as coisas no momento certo se você quer que a sua empresa cresça. Como líder, aprender a superar a vontade de protelar fará com que você e a sua equipe sejam mais produtivos. É o que diz Nadia Goodman no blog “The Daily Dose”, do site entrepreneur.com.
Todos enrolamos de vez em quando, mas procrastinadores crônicos adiam quase tudo o que têm que fazer. De acordo com Joseph Ferrari, professor de psicologia da DePaul Univeristy, em Chicago, cerca de 20% da população global pode ser classificada como sendo proteladores crônicos. Eles deixam a gasolina do carro terminar, perdem seus shows preferidos porque demoram para comprar ingressos ou deixam para começar trabalhos apenas horas antes do prazo de entrega.
Outros têm o que psicólogos chamam de “procrastinação de decisões”, ou seja, eles esperam o máximo que podem para fazer uma escolha, até que cheguem ao limite ou que alguém a faça por eles. Para curar a procrastinação crônica, Ferrari oferece quatro dicas:

1. Diminua o seu foco.
Pessoas que protelam passam muito tempo olhando o geral, o que faz um projeto parecer maçante. “Eles veem a floresta e esquecem que é feita de árvores”, conta Ferrari. “E pensam: ‘Eu não consigo fazer tudo isso’.”
Para que algo pareça mais fácil, detalhe suas partes. Escreva cada um dos passos e coloque um tempo exato para fazê-los. Comece com a tarefa que parecer mais fácil ou mais interessante. Foque em uma atividade por vez e, antes que você perceba, o projeto estará pronto.

2. Dê recompensas a você mesmo quando atingir metas.
Junte atividades que você não gosta de fazer com coisas que você adora, como forma de motivação. Você pode se presentear com um episódio da sua série de televisão preferida, uma corrida rápida ou um pouco de tempo livre. “Algo de que você goste vira um incentivo para fazer algo de que você não goste”, diz Ferrari.
No processo de mudar os seus hábitos, não espere a perfeição. “Se você conseguir cumprir 80% das suas metas, isso já será um sucesso”, afirma.

3. Divulgue a sua responsabilidade.
A pressão do olhar externo pode ajudá-lo a evitar desculpas para fazer o que precisa ser feito. Você pode postar as suas metas nas suas redes sociais, fazer uma parceria com um colega ou anotar a sua atividade atual e o horário em que você começou a fazê-la.
Em trabalhos grupais, delegue uma função clara para cada um dos membros – isso evita a procrastinação coletiva.

4. Não perca o movimento.
Como diz a primeira lei de Newton, um objeto em movimento tem a tendência a continuar em movimento. Quando você começa uma tarefa, é provável que você continue em ação até terminar. Pegue o item mais fácil da sua lista e se force a começá-lo. Feche o navegador, desative avisos de e-mail e apenas use o programa de que você precisa para a atividade. “Simplesmente diga ‘agora’ e comece”, diz Ferrari. “Simplesmente comece.”

Por Sofia Osborn Ciampolini
Fonte Papo de Empreendedor