quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

PARA CUIDAR MELHOR DO COMPUTADOR


Quem usa o laptop sobre o colo ou o deixa ligado o tempo todo, pode estar cometendo o que alguns especialistas chamam de erros causados pela peça entre a cadeira e o teclado ou erros idiotas – ou seja, problemas causados por usuários inexperientes. Profissionais de suporte técnico dizem que esses erros são responsáveis por pelo menos metade de todos os consertos em computadores.
''Você ficaria surpreso com o número de pessoas que, sem saber, causa danos ao computador’', afirmou Derek Meister, técnico do Geek Squad, serviço de suporte online e reparos da rede Best Buy. Um erro clássico, segundo Meister, é usar o laptop sobre o colo. Apesar do nome ('lap’ significa colo em inglês), um laptop deve ser operado sobre uma superfície plana e firme – de forma a se apoiar sobre os quatro pequenos suportes encontrados em sua base. Uma mesa portátil ou mesmo um livro grande já resolvem. O objetivo é permitir que o ar circule ao redor da máquina.
Deixar um laptop sobre as pernas – ou pior, apoiá-lo sobre uma almofada – evita que o calor interno seja lançado para fora, e pode bloquear as entradas de ar. Isso gera o superaquecimento, importante causa de falha de componentes em computadores. Usar o laptop numa superfície pouco plana também pode deixar o disco rígido em ângulos estranhos, podendo causar danos.
Falando do disco rígido, não caminhe com seu laptop quando ele estiver ativo, pois seu braço acionador, que passa pela superfície lendo ou salvando dados, pode se chocar contra o frágil material magnético do disco. Muitos laptops modernos possuem giroscópios que desligam o disco rígido ao perceber qualquer movimento, mas isso pode não ocorrer com a rapidez necessária para evitar danos.
''Muitas pessoas fecham a tela de seu laptop e o jogam na mochila, sem se certificar de que ele está totalmente desligado’', afirmou Chris Kramer, diretor de suporte técnico do Micro Center, cadeia de 23 lojas de eletrônicos com sede em Hilliard, Ohio, um subúrbio de Columbus.
Kramer recomenda colocar manualmente o laptop no modo de hibernação antes de baixar a tela, em vez de supor que o disco rígido irá se desligar automaticamente. Em seguida espere um momento, pois os computadores precisam de um ou dois segundos para realizar as tarefas internas necessárias para ativar o comando. Mesmo assim, é uma boa ideia escutar o disco rígido parar de girar antes de movimentar o laptop. Observe também as luzes do computador em busca de alguma indicação de inatividade. Dependendo da marca, as luzes podem ser verdes, âmbar ou vermelho, ou pode não haver nenhuma luz. Em computadores Apple, a luz é branca e pulsa ritmicamente – como a respiração lenta e estável de um sono tranquilo.
Proprietários de computadores que armazenam dados em SSDs, padrão no MacBook Air, não precisam se preocupar com danos por pancadas. Mesmo assim, eles também devem se assegurar de que seus laptops estão no modo de hibernação antes de sair por aí a carregá-los. Caso contrário, o SSD pode permanecer ativo e acabar superaquecendo a máquina.
Outro erro comum de usuários é deixar o laptop ligado o tempo todo na tomada.
''Muitas pessoas usam seus laptops como um desktop’', explicou Kevin Dane, diretor executivo de qualidade de produto e confiabilidade da Dell.
''Deixá-lo ligado sem parar reduz a vida da bateria e afeta seu desempenho’'.
As baterias, como os músculos, atrofiam se não fizerem exercícios. Retirar seu laptop da tomada de vez em quando, digamos duas ou três vezes por semana, é o bastante para manter a bateria em forma.
Também não é uma boa ideia drenar completamente a bateria e deixá-la sem carga por um longo período.
Deixar uma bateria descarregada por muito tempo causa uma degradação de seus compostos químicos, disse M. Stanley Whittingham, professor de química e ciências materiais da Universidade Estadual de Nova York, em Binghamton. ''Se você cuidar bem de sua bateria, usando-a e não a expondo a temperaturas extremas, ela pode durar para sempre’'. Ao fazer a transição da rede elétrica ao uso da bateria, fabricantes e profissionais de reparos sugerem puxar o cabo de força pela ponta, e não pelo fio. Puxar pelo fio pode afetar a fiação do cabo e os pontos de contato dentro do computador. E, obviamente, assegure-se de que o laptop está fora da tomada antes de sair correndo com ele para uma reunião.
''Vejo plugues de energia danificados o tempo todo’', disse Tollie Williams, consultor de computadores em Decatur, no Alabama, que conserta laptops e desktops. ''Os usuários arrancam o fio tropeçando, esticam o cabo tentando alcançar uma tomada longe demais ou o dobram num ângulo agudo para encaixar o computador num espaço apertado’'.
Algumas vezes, o uso indevido pode fazer com que o cabo de energia não se encaixe direito. Quando essa conexão está comprometida, os laptops podem levar mais tempo para carregar, isso quando carregam.
A poeira também pode causar problemas, embora essa seja uma preocupação maior para desktops – principalmente aos que são mantidos em áreas com animais de estimação, fumantes e carpetes. ''Recentemente retirei a tampa de um Mac Pro que, segundo meu colega, estava lento e travando, e encontrei cerca de 1,3 centímetro de poeira lá dentro’', afirmou Williams.
O problema era que a máquina ficava próxima a um triturador de papel.
''Imagino que isso estivesse realmente contribuindo para a carga de pó da sala’', disse Williams, que removeu a poeira com uma mangueira conectada a um aspirador de pó comum. ''Depois disso a máquina funcionou normalmente’'.
Especialistas recomendam limpar seu desktop e laptop pelo menos uma vez ao ano (a cada seis meses, se a máquina fica num ambiente muito empoeirado), levando-os a um centro de reparos para uma limpeza detalhada ou removendo a estrutura exterior e usando um aspirador suave, ar comprimido ou cotonetes para remover as bolas de poeira. ''Deve ser como limpar seu ouvido’', disse Meister, do Geek Squad. ''Você não gostaria de deixar nada preso lá dentro’'.
Nunca use produtos comuns de limpeza sobre o computador, nem mesmo perto dele. Os compostos químicos – e seus vapores – podem entrar em fendas e causar corrosão.
Os erros gerados pelo usuário podem acontecer também em softwares. Embora a maioria das pessoas saiba que não se deve fazer nenhum download de fontes suspeitas, técnicos de reparos dizem que as pessoas frequentemente instalam um programa antivírus em novos computadores mesmo quando já há um instalado – geralmente pelo fabricante.
''Nesse caso você fica com dois programas tentando fazer a mesma tarefa, na execução em segundo plano’', explicou Kramer, da Micro Center. ''O computador fica mais lento e pode travar em alguns momentos’'.
Finalmente, a maioria dos especialistas aconselha a desligar o computador em intervalos de alguns dias – para limpar o cache e a memória recente, disparar tarefas rotineiras de manutenção de sistema e instalar e atualizar softwares que possam ter sido baixados enquanto o computador estava em uso.
Além disso, reiniciar um computador muitas vezes corrige falhas misteriosas.''Há um motivo para isso ser a primeira coisa que eles mandam fazer quando você liga para o suporte técnico’', disse Williams, consultor da Decatur.''Realmente funciona’'.

Por Kate Murphy
Fonte The New York Times News Service