terça-feira, 5 de novembro de 2024

VEJA 5 HABILIDADES QUE OS PROFISSIONAIS DE DIREITO PRECISAM REALMENTE DOMINAR


Qualquer profissional precisa ter um perfil adequado para a área que pretende atuar e isso não diz respeito apenas à graduação. Para ser um advogado de sucesso e subir na carreira é preciso ter outras habilidades que o tornem um bom profissional. 
Saber lidar com as relações interpessoais é uma delas, como entrar e sair das conversas e ambientes deixando impacto com a sua presença. Saber gerir novas tecnologias e implementá-las ao seu trabalho também tem se tornado uma habilidade bem-vinda em qualquer lugar.

1 - Ter o conhecimento técnico é importante. Isso mostra que você sabe lidar com o todo o processo a ser feito e com os trâmites mais básicos de um processo jurídico. O conhecimento técnico deve estar bem apurado assim que você sai da universidade e entre no mercado, a partir daí é necessário sempre aumentá-lo. Com o tempo você será capaz de se envolver em processos mais complexos e chamar para si novas responsabilidades.

2 - Pensar positivo e ter motivação em tudo o que faz é outra qualidade que o advogado deve ter. Aqueles que possuem paixão pelo que fazem têm 50% mais chances de alcançar o sucesso. Saber ter jogo de cintura para lidar com situações que não se apresentam de forma benéfica é uma qualidade que poucos têm e com certeza faz a diferença entre um profissional comum e um profissional de sucesso. Saber motivar a equipe que trabalha com você e motivar a si mesmo são habilidades necessárias para esse ramo do conhecimento.

3 - Manter-se atualizado com as novas tendências tecnológicas no mercado também é um fator de grande importância. Hoje em dia, um escritório não quer apenas um advogado, mas sim uma pessoa que saiba trazer maior dinamismo para o trabalho envolvendo novas tecnologias. Existem milhares e aplicativos e softwares que melhoram a vida do profissional do direito. Até mesmo uma agenda eletrônica ou planilhas, que são programas básicos, possuem uma grande capacidade de tornar o profissional mais eficiente e assim, ganha destaque.

4 - Não apenas a tecnologia, mas os conhecimentos devem ser aprimorados. A empresa olha com bons olhos o funcionário que está sempre buscando melhorar a si mesmo porque ela sabe que aquele conhecimento será convertido em um trabalho de melhor qualidade e mais produtivo. Não faça cursos apenas para encher currículo e sim, que aborde assuntos que realmente são necessários para o seu emprego ou então o certificado se tornará apenas uma simples moldura na parede da sala.

5 - Outro conhecimento que tem se tornado uma exigência para os advogados é ter conhecimento de gestão em negócios. Principalmente para aqueles que desejam abrir o seu próprio escritório é preciso ter uma visão amplificada do mundo dos negócios. Ter a percepção de quais são as principais exigências do mercado você consegue se moldar a ele dentro de suas metas e fazer um trabalho diferenciado se comparado a outros profissionais.
A concorrência no mercado jurídico tem se tornado expansiva e de difícil competição, mas sempre é possível oferecer mais valor a sua empresa. Tenha iniciativa nos projetos do ambiente que você trabalha, procure melhorar o que pode ser melhorado.
Tente identificar quais são as maiores necessidades dos clientes e invista nisso para oferecer a melhor consultoria da sua região.
Fonte projuris

7 ELEMENTOS TOTALMENTE DESNECESSÁRIOS EM UM CURRÍCULO


Preocupados em impressionar recrutadores, muitos profissionais se esquecem de uma regra básica para a elaboração de currículos: menos é mais.
“Falta de objetividade é um problema recorrente nos CVs”, afirma Rafael Souto, CEO da consultoria Produtive. De um visual enfeitado demais a detalhes irrelevantes sobre a sua trajetória, o excesso pode aparecer tanto na forma quanto no conteúdo do documento.
Além de atrapalhar a leitura, esses elementos podem depor contra o candidato. “Um currículo cheio de firulas transmite a imagem de um profissional pouco pragmático”, diz Fábio D’Ave, gerente de divisão da Robert Half.
Segundo os especialistas, a melhor estratégia é ir direto ao ponto. Veja a seguir o que pode, tranquilamente, ficar de fora do documento:

1. Nostalgia
Não há problema em citar os empregos que você teve no passado, mas tudo tem limite. Souto recomenda que experiências ocorridas há mais de 10 anos sejam apresentadas de forma sucinta. “É bobagem usar o espaço do currículo para detalhar o que foi feito há tanto tempo”, diz.
O mesmo vale para a sua formação anterior à faculdade. Segundo D’Ave, citar o lugar onde você cursou o ensino médio é aceitável, embora não obrigatório. Citar as escolas que vieram antes disso é desnecessário.

2. Tarefas operacionais
No campo de experiências profissionais, a descrição das atividades do dia a dia deve ser concisa. Se você trabalhou como gerente de vendas, por exemplo, não precisa dizer que enviava relatórios ou fazia reuniões periódicas com a equipe.
“Esse tipo de informação é irrelevante, além de óbvia”, afirma Souto. Ele recomenda usar apenas duas ou três linhas para descrever cada atividade desempenhada. Além disso, é fundamental mencionar os resultados que você trouxe para cada empresa por que passou.

3. Autoelogios
Ágil, dedicado, perfeccionista, obstinado, incansável - é ingênuo pensar que adjetivos positivos sobre você mesmo no CV vão melhorar a sua imagem.
“É um recurso de péssimo gosto, que pode inclusive desestimular o recrutador a chamar o candidato para uma entrevista”, diz Souto.

4. Excesso de elementos visuais
Salvo algumas exceções, D'Ave não recomenda incluir fontes e cores diferentes, logos de empresas, fotos e outros elementos gráficos num currículo.
“Só polui a página, e dá a impressão de que o profissional está preocupado demais em ‘enfeitar o pavão', e não com o que realmente importa”, afirma.

5. Informações adiantadas
Incluir a sua pretensão salarial no currículo é muito precipitado. De acordo com Souto, a remuneração deve ser discutida numa fase posterior, cara a cara com o recrutador.
Outro erro é apresentar dados como número do RG ou anexar materiais como portfólio, cartas e listas de referências. “Esses itens serão pedidos num momento mais avançado do processo seletivo”, diz o CEO da Produtive. Além de dispensável, esse excesso pode transmitir ansiedade em convencer o recrutador de que você deve ser chamado.

6. Conhecimentos superficiais
Você conhece um pouquinho de programação? Sabe falar o básico em italiano? Na opinião de D’Ave, é preciso ser criterioso antes de incluir esse tipo de informação entre as suas competências.
“Na maioria das vezes, não é necessário mencionar um conhecimento superficial, ainda mais se ele for irrelevante para a sua área ou para a vaga que está disputando”, diz ele. “Falar ou não falar dá na mesma”.

7. Cursos extracurriculares
Na tentativa de exibir os seus conhecimentos, você também pode exagerar no campo de cursos. Segundo Souto, é desnecessário mencionar aperfeiçoamentos e capacitações que não tenham relação com a sua área.
E ele vai além: mesmo que eles tenham a ver com a sua profissão, é bom ser econômico. “Basta mencionar os cinco ou dez cursos que mais fizeram diferença para você”, recomenda.

Por Claudia Gasparini
Fonte Exame.com

CALE-SE

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

BOA NOITE

ENERGIA SOLAR - FONTE ENERGÉTICA ABUNDANTE


No decorrer da década de 70, o mundo adquiriu profunda consciência de uma escassez global de combustíveis fósseis e, com o inevitável declínio dessas fontes convencionais de energia à vista, os principais países industrializados empreenderam uma rigorosa campanha a favor da energia nuclear como fonte energética alternativa. O debate sobre como solucionar a crise energética concentra-se usualmente nos custos e riscos da energia nuclear, em comparação com a produção de energia proveniente do petróleo, do carvão e do óleo xistoso. Os argumentos usados por economistas do governo e das grandes companhias, bem como por outros representantes da indústria energética, são fortemente tendenciosos sob dois aspectos. A energia solar — a única fonte energética que é abundante, renovável, estável no preço e ambientalmente benigna — é considerada por eles "antieconômica" ou "ainda inviável", apesar de consideráveis provas em contrário; e a necessidade de mais energia é pressuposta de maneira indiscutível.
Qualquer exame realista da "crise energética" tem que partir de uma perspectiva muito mais ampla do que essa, uma perspectiva que leve em conta as raízes da atual escassez de energia e suas ligações com os outros problemas críticos com que hoje nos defrontamos. Tal perspectiva torna evidente algo que, à primeira vista, poderá parecer paradoxal: para superar a crise energética, não precisamos de mais energia, mas de menos. Nossas crescentes necessidades energéticas refletem a expansão geral dos nossos sistemas econômico e tecnológico; elas são causadas pelos padrões de crescimento não-diferenciado que exaurem nossos recursos naturais e contribuem, de modo significativo, para nossos múltiplos sintomas de doença individual e social. Portanto, a energia é um parâmetro significativo de equilíbrio social e ecológico. Em nosso estágio atual de grande desequilíbrio, contar com mais energia não resolveria os nossos problemas, mas só iria agravá-los. Não só aceleraria o esgotamento de nossos minerais e metais, florestas e peixes, mas significaria também mais poluição, mais envenenamento químico, mais injustiça social, câncer e crimes. Para fazer frente a essa crise multifacetada não necessitamos de mais energia, mas de uma profunda mudança de valores, atitudes e estilo de vida.
Uma vez percebidos esses fatos básicos, torna-se evidente que o uso de energia nuclear como fonte energética é absoluta loucura. Ultrapassa o impacto ecológico da produção de energia em grande escala a partir do carvão, impacto esse que já é devastador, em vários graus, e ameaça envenenar não apenas nosso meio ambiente natural por milhares de anos, mas até mesmo extinguir toda a espécie humana. A energia nuclear representa o caso mais extremo de uma tecnologia que tomou o freio nos dentes, impulsionada por uma obsessão pela auto-afirmação e pelo controle que já atingiu níveis patológicos.
Ao descrever a energia nuclear em tais termos, refiro-me a armas nucleares e a reatores nucleares. Esses dois fatores não podem ser considerados separadamente; esta é uma propriedade intrínseca da tecnologia nuclear. O próprio termo nuclear power tem dois significados vinculados. Power, além do significado técnico de "fonte de energia", possui também o sentido mais geral de "posse de controle ou influência sobre outros".
Assim, no caso do nuclear power (energia nuclear e poder nuclear), esses dois significados estão inseparavelmente ligados, e ambos representam hoje a maior ameaça à nossa sobrevivência e ao nosso bem-estar.
Por Fritjjof Capra 1982
Fonte O Ponto de Mutação

ADVOGADO, QUEM SEU CLIENTE CONHECE, VOCÊ OU SEU ESCRITÓRIO?

A essência e o sentido de ser "o advogado" do cliente

Na labuta diária da advocacia, nem sempre temos o privilégio de sentar, ouvir e aprender, com a experiência de outro colega. Por vezes, deixamos de investir um tempo, para refletir nossos erros e acertos, ou de programar uma estratégia de atuação profissional.
Isso nos leva a uma importante pergunta: realmente estamos conscientes do que queremos, ou do caminho que trilhamos? A verdade, é que na maioria das vezes, somos absorvidos pela prática do loop do hábito, (deixa-rotina-recompensa), que acontece inconscientemente.
"Que óbvio!", você deve pensar... Pois é... Essa reflexão provocou um "flash mental", no exato momento em que ouvia a experiência de uma colega, que dizia: "o cliente deve conhecer você, quem você é, não o seu escritório!"
Essa afirmação, trouxe à tona o fato de que não temos o hábito de realizar o alinhamento da imagem de quem somos, com o que somos, para o cliente.
Sabemos quem somos, mas não sabemos "o que somos para nosso cliente". Para alguns, somos denominados como "o advogado, que tem o escritório no lugar X", quando deveríamos ser denominados como "O MEU advogado".
Infelizmente, a maioria dos advogados, não percebe que a prática se repete no mercado. O fato de sermos conhecidos, não por quem somos, enquanto advogados, mas por termos um escritório de advocacia, ocorre diariamente, gerando um abismo invisível, entre nós e nossos clientes.
Nessas situações, caso o escritório, sociedade ou parceria, chegue ao fim, dificilmente conseguiremos retomar um relacionamento profissional com esse cliente.
O fato de termos um escritório não é o problema, vez que o advogado necessita de ambiente físico, onde atende clientes, desenvolve atividades e até mesmo, utilize como endereço fiscal. 
Porém, esquecemos que o cliente procura a pessoa do advogado, para o exercício da advocacia, logo o escritório, apenas existe em função do advogado. Essa consciência deve ser absorvida a cada dia, ainda mais na atualidade, onde o conceito de escritório virtual, quebra o dogma da estrutura física que nos foi ensinado.
Por vezes, esquecemos esse conceito, e focamos apenas no "MEU ESCRITÓRIO", deixando de lado "O SER ADVOGADO". Estar, ter, alugar, comprar ou dividir uma sala, não torna a advocacia mais humana.
É através de um relacionamento contínuo, com técnica jurídica, transparência e doação da nossa essência (o que vivemos e aprendemos até chegar naquele ponto), é que a advocacia se torna tão especial, gerando o sentimento de "pertencimento" ao cliente e nos dando em troca o rótulo de "MEU ADVOGADO".
O advogado que assim vive, experimenta cenas extraordinárias, como ter a certeza de que seu cliente jamais aceitará ser atendido por outro advogado, mesmo que se apresente como sócio ou membro do seu escritório, pois para o cliente, a "ponte" existe com você, sendo irrelevantes os elementos que foram necessários para construí-la (o escritório, a sociedade e etc.).
Para alcançar esse grau de confiança, o caminho a trilar é muito longo, porém, gratificante, tanto financeiramente, quanto intelectualmente.
Essa análise fica clara, quando percebemos Ruy Barbosa, foi reconhecido por seu conhecimento, não por seu escritório, Thomas Edson, por sua persistência, não pela fábrica que fundou, Olympe de Gouges, por sua luta por igualdade, não pela sua condição social.
Finalizo dizendo, que a evidência e o foco da nossa advocacia, para nossos clientes, deve estar na essência de quem somos, não necessariamente, onde estamos.

Por Efigenia Márlia Brasilino de Morais Cruz
Fonte JusBrasil Notícias

OBRAS EM CONDOMÍNIOS


A doutrina civilista identificou a classificação das benfeitorias como úteis, necessárias e voluptuárias, o que fez de maneira muito próxima daquilo que hoje é previsto pelo art. 96 do Código Civil.
Em síntese a divisão se dá da seguinte forma:
·    Voluptuárias: as benfeitorias que tenham por objetivo o embelezamento do bem ou, ainda as que tenham por finalidade permitir ou potencializar as atividades de deleito ou recreio, como exemplo: feitura de trabalhos paisagísticos, melhoramentos que não são necessários ao uso habitual da coisa.
·        Úteis: são aquelas que aumentam ou facilitam o uso do bem principal, melhorando-o ou valorizando-o, como exemplo: a construção uma quadra poliesportiva. As benfeitorias úteis, portanto, embora não sejam indispensáveis para a conservação do bem, são de inafastável utilidade.
·        Necessárias: são as que têm por finalidade conservar o bem, evitando que este se arruíne ou deteriore, como exemplo: o conserto do teto que cedeu, assoalho que se rompeu, infiltrações.

Desta forma, as benfeitorias qualificam-se como espécies dos bens acessórios que implicam em melhoramentos efetuados na coisa principal e a fim de incrementar o seu uso habitual ou ampliar, conservar a sua utilização.
Além de se definir o conceito das obras, cumpre observar ao quórum necessário para suas respectivas aprovações.
·        Voluptuárias: voto de dois terços dos condôminos
·        Úteis: voto da maioria dos condôminos
·     Necessárias: independente de autorização, poderão ser realizadas pelo síndico ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer condômino

Contudo, há de se observar que, caso a obra ou reparo necessário for urgente e importar em despesas excessivas, o síndico deverá dar ciência à assembleia, que deverá ser convocada de forma imediata.
Portanto, observa-se o quão necessária se faz a prévia análise da Convenção Condominial e Legislação pertinente antes de se iniciar uma obra no condomínio, haja vista que uma benfeitoria que demanda quórum especial realizada da maneira incorreta pode acarretar em diversos problemas ao gestor.
Por Simonato Mendanha
Fonte JusBrasil Notícias

NOVEMBRO AZUL: SAIBA OS DIREITOS DOS PACIENTES PORTADORES DO CÂNCER DE PRÓSTATA


Neste mês de novembro acontece, em diversos países ao redor do mundo, a campanha “Novembro Azul”, visando alertar os homens sobre as doenças masculinas, em especial o câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens e não apresenta sintomas até estar em estágio avançado (quando o tratamento fica mais difícil). Por isso, o ideal é que o homem de mais de 50 anos faça exames periodicamente, tanto o toque retal como o exame de sangue.
Nesta época da campanha, é importante não só buscar a conscientização das medidas de precaução, mas também nos tratamentos e nos direitos que o portador de câncer de próstata (e de outros tipos) possui. A advogada Gabriela Guerra, do escritório especializado em Direito à Saúde Porto, Guerra & Bitetti, elencou os mais importantes. Veja quais são eles:

Cirurgia de Robótica para pacientes que possuem planos de saúde
Já está no rol da ANS com limitação, porém, esse procedimento é menos invasivo, e a recuperação é bem mais rápida. Assim, se há cobertura para tratamento oncológico no contrato e se o médico prescrever a cirurgia de robótica o plano deverá autorizar, mesmo se tratando de contrato antigo (antes da Lei 9656/98).

Aposentadoria por invalidez e auxílio-doença
Os pacientes que sofrem com o câncer e são considerados incapazes definitivamente para o trabalho, se estiverem inscritos no Regime Geral de Previdência Social (INSS), independentemente do pagamento de 12 contribuições, têm direito à aposentadoria por invalidez.
Para aqueles que são considerados temporariamente incapazes para o trabalho por conta do câncer, é possível recorrer ao auxílio-doença. Neste caso, também é preciso estar inscrito no INSS. O benefício mensal é concedido quando o paciente fica impossibilitado de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos. Vale ressaltar que não há carência para o seu recebimento.

Amparo assistencial ao idoso e ao deficiente (LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social)
A Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) garante um benefício de um salário mínimo mensal aos portadores de deficiência que estejam incapacitados de trabalhar e ter uma vida independente. Para isso, é preciso atender a algumas exigências. “O critério fundamental é de que a renda familiar seja inferior a um quarto do salário mínimo”, diz a especialista.

FGTS: O saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é outra garantia às vítimas de câncer. “O valor recebido será o saldo de todas as contas pertencentes ao trabalhador, inclusive a conta do atual contrato de trabalho”, diz Gabriela Guerra.

Isenção de impostos
Algumas isenções de impostos também são direito dos portadores da doença. É garantida a isenção, por exemplo, do imposto de renda relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão, inclusive as complementações.
“A isenção do Imposto de Renda aplica-se nos proventos de aposentadoria ou reforma aos portadores de doenças graves, mesmo quando a doença tenha sido identificada após a aposentadoria”, destaca Gabriela Guerra.
Nos casos em que o paciente apresentar deficiência física (tanto de membros superiores como inferiores), que o impeça de dirigir veículos comuns, outras isenções também são garantidas, como ICMS, IPI e IPVA na compra de veículos adaptados. Alguns municípios ainda garantem isenção do IPTU.

PIS: Os portadores de câncer e seus dependentes têm direito assegurado de realizar saque do PIS, na Caixa Econômica Federal (CEF). O direito garante o recebimento do saldo total de quotas e rendimentos.

Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no Sistema Único de Saúde (SUS)
O deslocamento de pacientes de um município a outro (ou entre Estados, em casos especiais), é garantida pela Portaria SAS nº 055, de 24 de fevereiro de 1999. O TFD é concedido para pacientes atendidos na rede pública e referenciada, garantindo transporte para tratamento e hospedagem. Em casos com indicação médica, também são pagas as despesas do acompanhante.

Quitação do financiamento da casa própria
“Pacientes com invalidez total e permanente por conta do câncer possuem direito à quitação, desde que estejam inaptos para o trabalho e que a doença tenha sido adquirida após a assinatura do contrato de compra do imóvel”, ensina a advogada Gabriela Guerra. Nos casos de invalidez, o seguro quita o valor correspondente ao que o interessado pagaria por meio do financiamento.

Transporte coletivo gratuito
O direito dos pacientes com câncer ao transporte coletivo gratuito está restrito a alguns municípios. Para ter mais informações, basta acessar o site do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Por Gabriela Guerra
Fonte JusBtasil Notícias

COMO UM FEEDBACK NEGATIVO PODE AJUDAR A MELHORAR SUA CARREIRA


Receber um feedback negativo costuma ser uma coisa horrível. Afinal, quem gosta de saber que seu trabalho precisa ser melhorado? Que o que foi feito não está de acordo com o que foi pedido?
Pesquisas publicadas pela Harvard Business Review mostram uma visão interessante sobre como funcionários recebem um feedback. Muitos chefes evitam dar um retorno sobre se o trabalho foi realizado de forma satisfatório - porém, muitos esperam por isso. E eles não querem ouvir apenas comentários banais. Normamente, procuram algo a mais.
Enquanto, 43% das pessoas entrevistadas disseram esperar apenas elogios como retorno, 57% afirmaram esperar um feedback mais rígido de seu chefes. E por que a maioria prefere isso? Pelo o que 72% dos entrevistados explicaram que uma crítica pode ajudar a melhorar o desempenho no trabalho.
Porém, não são todas as pessoas que lidam bem com as críticas e esperam com ansiedade por um retorno de seus chefes. Afinal, receber um feedback negativo, na prática, é bem diferente do que na teoria. E se você se encaixa no grupo que precisa aprender a lidar melhor com situações desse tipo e transformar as críticas em motivação para a sua carreira confira as dicas da Fast Company:

Controle seus sentimentos
Segundo Rebecca Zucker, sócia da consultoria de liderança Next Step Partners, quando um feedback não é dos melhores, você deve ficar atento às suas emoções. “Isso dói, mas tente entender por que você se sente assim. ‘É por que eu me senti envergonhado pela situação?’ ‘É por que eu dei duro para fazer este trabalho e acredito que não estou conseguindo um reconhecimento merecido?’”, diz Zucker.

Reações negativas são normais, mas não são as melhores para momentos de feedbacks – especialmente porque muitas vezes quem está lhe dando um retorno pode não ter uma boa habilidade para saber comunicar aquilo de melhor forma possível. Então, tente não colocar seus sentimentos como barreira à uma conversa que pode sim ser construtiva. Se você sentir que está ficando irritado e que expor isso pode piorar a situação, ouça a crítica, tire um tempo para processar a informação e deixe para pensar em uma resposta depois.

Escreva o que foi dito durante a conversa
Anotar o que seu chefe está te falando pode ajudar a captar melhor a mensagem que está sendo passada, diz Tawanda Johnson, presidente e CEO da consultoria de recursos humanos RKL Resources. As anotações podem dar a chance de você repensar aquilo que foi dito quando tiver mais tempo - e estiver mais calmo. Além disso, é sempre bom anotar para ver posteriormente se alguma dúvida ficou pendente e se você quer discutir depois um ponto específico.

Esclareça o que for necessário
Em algumas situações, o feedback é justo e importante para melhorar o seu trabalho. Em outras, porém, não servirá para nada e o resultado pode até ser mal interpretado. Conforme você ouve o que está sendo dito, tente permanecer focado em um objetivo, aconselha o especialista em ambiente corporativo, Andrew Faas, autor de From Bully to Bullseye: Move Your Organization Out of the Line of Fire. Pense na dinâmica do seu ambiente de trabalho. Seu supervisor realmente tenta te ajudar a crescer? Ou você está em um ambiente onde é frequentemente criticado por coisas que estão fora de seu alcance? Se você se encaixa na primeira pergunta, é hora de trabalhar para descobrir como melhorar. Mas, se você se encaixa na segunda situação, você precisa se proteger contra as críticas injustas e não deixar que elas te desmotivem enquanto decide se este é o local de trabalho certo para você.

Não economize nas perguntas
Receber um feedback negativo não significa que está tudo acabado, principalmente quando você é surpreendido e não tem nenhuma chance de fazer uma pergunta ou responder a um o comentário. Tente se apegar aos fatos e não leve para o lado emocional. Se seu chefe disse que você precisa melhorar suas habilidades de se organizar no dia a dia e você não tem certeza o que isso significa na prática, peça para ele dar um exemplo, defende Johnson.
Você poderia perguntar algo como: “O que eu posso fazer de maneira diferente para melhorar?”, ela disse. Dessa forma, você tem certeza de que seu foco e seus esforços estão concentrados no caminho correto. Se seu chefe está falando sobre uma melhor organização no gerenciamento de projetos e você achar que o problema pode ser a bagunça da sua mesa, você com certeza está se concentrando em melhorar a coisa errada.

Peça ajuda
Se alguns obstáculos estão impedindo que você melhore, compartilhe-os, diz Faas. Você pode estar precisando de um treinamento extra, ou podem existir fatores que seu chefe desconhece. Se você está com problemas pessoais, que estão afetando seu trabalho, ou se você tem um projeto que está ocupando a maior parte do seu tempo e atrapalhando sua performance, seu chefe pode não perceber isso. Conte estes problemas para alguém e discuta com essa pessoa o que você precisa fazer para superá-los e, assim, conseguir melhorar o trabalho que realiza e entrega.

Monte um plano
Como você pode garantir que um erro não aconteça novamente ou que uma qualidade melhore? Estruturando um plano com metas para que você tenha um compromisso maior e garanta que exista progresso nas suas atividades. Uma vez que você saiba quais são seus compromissos, olhe para o que precisa fazer na prática para melhorar o que está errado, diz Johnson.

Peça por mais reuniões e acompanhamento
Zucker diz que muitas vezes funcionários ficam assustados com o acompanhamento de seus chefes depois de receberem um feedback negativo. “Eu acho que é perfeitamente aceitável responsabilizar seus chefes.”, diz ela. "Mas você não deve ficar com medo de conversar com eles sobre as atividades que está desenvolvendo, você pode e deve querer solicitar uma reunião de acompanhamento ao menos a cada 60 dias para analisar o progresso e obter um feedback adicional. Um bom líder gostaria disso”, diz ela.

Fonte Época Negócios

13 DICAS DE ETIQUETA PROFISSIONAL NAS REDES SOCIAIS


Publicar fotos de biquíni, expor opiniões polêmicas ou até mesmo criticar um time de futebol são atitudes comuns nas redes sociais. No entanto, quando se mantém colegas de trabalho, principalmente os chefes, em seu Facebook, Twitter ou outras ferramentas parecidas, estes tipos de publicação podem comprometer a credibilidade do profissional e até mesmo por o seu emprego em risco.

Segundo a professora Denise Delboni, existem mais desvantagens em adicionar colegas de trabalho em redes sociais do que vantagens
De acordo com a professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), Denise Delboni, o ato de se conectar com pessoas do ambiente de trabalho em redes sociais é mais comum entre os jovens. “Para a geração mais nova, é uma forma de se socializar rapidamente”, diz ela. Porém, Denise lembra que essa atitude pode apresentar mais desvantagens do que vantagens.
Foi o que percebeu a arquiteta Marina Fernandez, de 24 anos, quando sua última chefe a convidou para fazer parte de sua rede de contatos no Facebook. “Eu fiquei pensando 'Ai meu Deus, será que eu aceito?’. Ela já não era uma pessoa muito agradável no ambiente de trabalho, então porque eu adicionaria na minha rede social?“, comenta ela. Marina cedeu e acabou aceitando o pedido de amizade da dona do escritório.
“Uma vez eu peguei uma infecção alimentar e tive de ficar vários dias fora do escritório. As outras funcionárias falaram que ela ficava de olho se eu postava alguma coisa no Facebook, para saber se eu realmente estava doente”, conta Marina, que em outra ocasião, saiu para jantar com colegas do escritório sem a chefe e também teve problemas. “Alguém postou uma foto ou fez um check-in [divulgou a localização] e ela viu. No dia seguinte, ela reclamou e falou ‘ai, saíram e não me convidaram?’”.
Para Douglas Gonçalves, parceiro de mídias sociais da Havik, o profissional que recebe um pedido de amizade do chefe nas redes sociais não tem muita escolha, senão a de aceitá-lo. “Você sente uma obrigação social em adicionar. Em algum momento ele vai perceber que você não aceitou e isso acaba criando uma situação desconfortável”, comenta.
Com a ajuda de especialistas, o iG criou uma lista com 13 atitudes que o profissional deve evitar tomar em suas redes sociais para preservar sua vida pessoal e o seu relacionamento com os colegas de trabalho. Confira abaixo como manter uma postural profissional em um ambiente virtual tão descontraído:

- Nunca falar mal da empresa ou de colegas de trabalho
Este é o maior erro a ser evitado quando colegas de trabalho fazem parte de sua rede social. “Você perde a liberdade de falar o que pensa de uma forma muito sincera a respeito da empresa ou mesmo de colegas de trabalho. Quanto mais pessoas relacionadas ao seu trabalho estão conectadas a você, mais cuidado é preciso ter”, conta Sílvio Celestino, sócio da consultoria em treinamento de executivos Alliance Coaching. Muitas companhias encaram o profissional como um representante da marca, mesmo fora do ambiente de trabalho. Ao criticar a empresa publicamente, o funcionário põe em dúvida o profissionalismo e a fidelidade à empresa.

- Não postar fotos sensuais
“Tanto faz se você tem um superior adicionado, alguém do mesmo nível hierárquico ou um liderado. Uma foto de biquíni na praia não pega bem”, comenta Douglas Gonçalves. As fotos íntimas devem ser compartilhadas apenas com as pessoas mais próximas, para preservar a imagem do profissional, principalmente se ele trabalha em um setor formal. Esta regra se aplica também para os homens que postam foto sem camisa no espelho da academia.

- Não postar assuntos sigilosos da empresa
Comentar informações estratégicas põe em risco o emprego do profissional e também algum projeto no qual a companhia esteja trabalhando. Postagens como "Estou trabalhando em um novo projeto da empresa que vai ser lançado na segunda-feira" podem não parecer reveladores para seus familiares ou amigos que trabalhem em outras áreas. No entanto, alguém de uma empresa concorrente pode repassar esta informação e a situação pode se complicar. Em alguns casos, o profissional assina um termo de sigilo ao entrar na companhia, justamente para que ele não vaze assuntos confidenciais para concorrentes.

- Não usar muito as redes sociais durante o expediente
A estudante Josyelle Moura, de 20 anos, trabalhava em uma empresa em que o uso do Facebook era permitido e todos os colegas faziam parte de sua rede de contatos. “Do dia para a noite, bloquearam. Só que hoje todo mundo tem acesso pelo próprio celular”, conta ela. “Uma vez nós fomos almoçar e postamos fotos. Então, os chefes foram reclamar que nós estávamos postando foto durante o expediente”, diz Josyelle. A partir de então, os funcionários eram obrigados a deixar o celular fora da sala para que ninguém tivesse acesso ao Facebook. Além disso, uma pessoa ficou responsável por monitorar os perfis dos colaboradores em redes sociais para saber se eles faziam postagens no tempo em que estavam lá.
Caso o trabalho não esteja diretamente relacionado às redes sociais, o ideal é que nada seja postado durante o expediente. Isso pode passar a impressão de que o funcionário está se divertindo em vez de trabalhar.

- Não postar "Ainda bem que hoje é sexta-feira"
Por mais cansativa e estressante que a semana tenha sido, comentários do tipo “Ainda bem que é sexta-feira” ou “Chega meia noite, mas não chega 18 horas” podem ser interpretados como uma reclamação em relação ao volume de trabalho ou ambiente do escritório. Se realmente este for o problema, é um assunto que deve ser tratado primeiro com o superior, para manter um diálogo transparente e não transmitir um sentimento de insubordinação ou até mesmo preguiça. “É um comentário extremamente inocente e você vê até na televisão os apresentadores de telejornal falando isso, mas pode ser mal interpretado por seu chefe”, comenta Silvio Celestino.

- Nunca publicar fotos em que pareça embriagado
“Se a pessoa quer ser reconhecida como alguém que tem maturidade, é inapropriado mostrar uma foto bêbado, em uma festa ou uma reunião em que está todo mundo bêbado. Tudo isso pode afetar sua credibilidade”, adverte Sílvio Celestino. O apropriado é que fotos que possam comprometer a imagem profissional sejam compartilhadas apenas com os amigos mais próximos. Ainda assim, corre-se o risco de alguém repassar. Se possível, não se deixe fotografar alcoolizado.

- Limitar fotos com colegas de trabalho
Não publique fotos de eventos para os quais apenas alguns colegas de trabalho foram convidados. “Tem problema de tribo e disputa de poder. Eu já ouvi comentários do tipo 'Olha, a pessoa frequenta a casa daquele diretor. Que coisa absurda'. E isso foi dito por adultos, não eram crianças”, comenta a professora Denise Delboni, da FGV.

- Não convidar seu chefe sem ter intimidade
Ao adicionar o seu chefe na rede social, tenha certeza de que vocês têm uma relação próxima o suficiente para compartilharem informações de fora do ambiente profissional. Caso contrário, pode-se forçar uma intimidade que não existe. “Têm que ter percepção. Se ninguém na rede tem chefia em grupo de amigos, não é por acaso. Você tem que avaliar o tipo de empresa em que você está”, diz Denise Delboni.
Quanto mais pessoas são adicionadas às redes sociais, com mais cultura e educação diferentes você tem que lidar. Dê opiniões polêmicas em grupos fechados

- Evitar falar de assuntos polêmicos
Quanto mais pessoas são adicionadas às redes sociais, com mais cultura e educação diferentes você tem de lidar. Com colegas de trabalho a situação é mais agravante, pois normalmente não se possui muitas informações sobre as posições que eles tomam em relação a assuntos que não envolvam o lado profissional. Para não desrespeitar a cultura e crença de ninguém, o melhor é não opinar sobre assuntos polêmicos, como religião ou política. “É melhor manter grupos fechados, nos quais você inclua familiares e amigos mais próximos e nesses grupos você faz os comentários com mais liberdade”, aconselha Silvio Celestino.

- Não paquerar colegas de trabalho
Não estar no escritório não significa que você tem mais liberdade para paquerar algum colega de trabalho. A relação deve ser tratada da mesma maneira. No dia seguinte, você vai encontrá-lo de novo e sua atitude pode criar uma situação desconfortável para ambos.

- Não cometer erros de português
O ambiente virtual permite que a linguagem seja mais descontraída, mas isso não significa que é aceitável esquecer as regras gramaticais ou usar palavrões. “Tudo fica visível nas redes sociais. Desde a educação até a falta dela”, brinca Denise Delboni.

- Não falar mal de empregos e chefes anteriores
Segundo Douglas Gonçalves, esta atitude pode prejudicar o profissional futuramente. “Você não sabe o dia de amanhã. Muitas contratações são feitas a partir de indicação, então você pode estar fechando portas”, conta.

- Mantenha sua identidade
Para finalizar, o uso moderado das redes sociais não pode significar a perda total da sua identidade nas ferramentas. Usar sabiamente o Facebook, Twitter ou outras redes pode até beneficiar as relações profissionais. “Emitir uma opinião madura e bem embasada a respeito de um assunto que diz respeito à empresa, ou alguma notícia que por ventura tenha impacto para você ou para sua, vai ser bem interpretado”, comenta Silvio Celestino.
Para Giuliana Tranquilini, sócia da Be! Better People, empresa de recrutamento por meio de redes sociais, o profissional tem de saber expor quem ele é de verdade. “As pessoas falam que existe a vida nas redes sociais e a vida real. Não, tem de ser uma coisa só. Não crie um perfil daquela pessoa que você gostaria de ser. Aproveite as redes sociais para mostrar os seus valores”, aconselha ela.
Por Murilo Aguiar
Fonte iG Carreiras

FAÇA O SEU HOME OFFICE SER MAIS PRODUTIVO

A oportunidade que muitos colaboradores e empresários tiveram de trabalhar em casa durante a pandemia do novo Coronavírus trouxe uma segurança adicional à saúde de todos, mas também alguns problemas inesperados. Fazer um home office produtivo passou a ser um desafio. Afinal, nem todo mundo tem um escritório em casa, ou mesmo um lugar em que possa trabalhar sem distrações. Para quem tem crianças e adolescentes em casa, a suspensão das aulas regulares fez com que a rotina mudasse de forma radical. Muitos casais passaram a trabalhar em paralelo e ao mesmo tempo tiveram de dar atenção, principalmente às crianças, além de resolver os naturais conflitos domésticos em um período de confinamento. Não foram poucas as vezes que você viu crianças aparecendo em reuniões de trabalho, ou a dificuldade delas em acompanhar o estudo online. Natural, em um período tão difícil de isolamento social. Mas não pense que só quem tem muita gente em casa passou por dificuldades. Quem mora sozinho, por exemplo, também teve de superar desafios para ter um home office produtivo. Aqui, a dificuldade de concentração se dá por conta das distrações cotidianas, com as possibilidades que uma casa oferece, diferentemente do escritório. Em ambos os casos, domesticar o tempo é o desafio a ser superado.

Um home office produtivo

Para ter um home office produtivo, é preciso estabelecer algumas regras. Não adianta querer trabalhar o dia inteiro de pijama, em cima da cama ou no sofá, ainda que isso possa ser feito de maneira pontual, em algum momento do dia. Ter um local adequado para o trabalho, bem iluminado e, dentro do possível, silencioso, pode fazer toda a diferença. Separe os itens que considera essenciais para o seu trabalho e evite distrações desnecessárias. O local de trabalho deve estar limpo e confortável. Está dado o primeiro passo para um home office produtivo.

Casais com filhos

Para casais com filhos, que trabalham juntos, na medida do possível, uma dica é que os horários sejam um pouco diferentes. Isso pode fazer com que na largada um dos dois possa dar atenção às crianças e o outro possa fazer isso mais no fim do dia. Sempre que possível, algumas pausas durante o dia também vão ajudar a dar uma organizada na situação, que todos sabemos, é bem difícil de controlar.

Vestuário

Via de regra, não é preciso trabalhar de terno e gravata dentro de casa, mas também é preciso deixar o pijama de lado. As roupas devem ser confortáveis, mas diferentes daquelas utilizadas no lazer. Nunca se sabe a hora em que será preciso participar de uma reunião online. Por isso, os cuidados pessoais também se fazem necessários, como pentear o cabelo e cuidar da barba, por exemplo.

Horário

Para tornar o home office mais produtivo, muitas empresas têm sido mais liberais com o horário de trabalho, em que o início e o fim são ajustados de acordo com as necessidades pessoais de cada um. Mas isso não é um sinal verde para que você possa trabalhar somente no momento em que ache necessário. A jornada deve ser cumprida à risca, o que evita aborrecimentos. E nada de ficar offline durante esse período. Isso vai causar uma má impressão, caso alguém procure por você e não tenha resposta.

Agenda

Ter uma agenda compartilhada de trabalho ajuda a manter um home office produtivo. Assim você pode ter um controle maior sobre as atividades que já foram realizadas e sobre o que precisa ser feito. Em uma agenda integrada com a equipe, fica mais fácil reunir o grupo num horário que seja mais favorável para a maioria. Com ela também é possível saber o que cada um está fazendo, o que, em muitas oportunidades, melhora o fluxo do trabalho da equipe.

Futuro

O trabalho a partir de casa ganhou força durante a pandemia do novo Coronavírus e especialistas acreditam que muitas empresas vão continuar utilizando o expediente, ainda que em parte do tempo, no futuro. Se for adotado em massa, mesmo que em alguns dias da semana, haverá ganhos gerais para a sociedade, com a menor necessidade de deslocamentos. Individualmente, as pessoas também ganham em qualidade de vida, enquanto as empresas podem otimizar melhor os seus espaços. Por tudo isso, vale a pena investir em um cantinho mais confortável para que o seu home office possa ser mais produtivo.

Por Terra Empresas

domingo, 3 de novembro de 2024

MULHER CELTA

Jamais permitas que algum homem a escravize, nasceste livre para amar e não para ser escrava.

Jamais permitas que teu coração sofra em nome do amor.

Amar é um ato de felicidade.

Jamais permitas que teus olhos derramem lágrimas por alguém que jamais fará você sorrir.

Jamais permitas que o uso do teu próprio corpo seja cerceado. O corpo é moradia do espírito, deixe-o livre.

Jamais te permitas ficar horas esperando por alguém que jamais virá, mesmo tendo prometido.

Jamais permitas que teu nome seja pronunciado em vão por um homem cujo nome tu sequer sabes.

Jamais permitas que teu tempo, corpo e coração seja desperdiçado por alguém que nunca terá tempo para ti.

Jamais permitas ouvir gritos em teu ouvido.

O Amor é o único que pode falar mais alto.

Jamais permitas que paixões desenfreadas te transportem de um mundo real para outro que nunca existiu.

Jamais permitas que os outros sonhos se misturem aos seus, fazendo-os virar um grande pesadelo.

Jamais acredites que alguém possa voltar quando nunca esteve presente.

Jamais permitas que teu útero gere um filho que nunca terá um pai.

Jamais permitas viver na dependência de um homem como se tu tivesses nascido inválida.

Jamais permitas que a dor, a tristeza, a solidão, o ódio, o ressentimento, o ciúme, o remorso e tudo aquilo que possa tirar os brilho de teus olhos a dominem, fazendo arrefecer a força que existe dentro de ti.

E, sobretudo, jamais permita-se perder a dignidade de ser mulher."

Código de Honra das Mulheres Celtas

Alma Celta de Nimue

sábado, 2 de novembro de 2024

FALECEU ONTEM A PESSOA QUE ATRAPALHAVA SUA VIDA...


Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?
- Ainda bem que esse infeliz morreu!
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão?”
No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo...
Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. 
"SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU (SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".
(Luís Fernando Veríssimo)

CULTO AOS ANTEPASSADOS

NADA POR ACASO

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

DIA DE TODOS OS SANTOS

LUA NOVA DE ESCORPIÃO

Escorpião é conhecido como Mar Cheshvan (Cheshvan Amargo) e o objetivo é transformar o amargo em doce. Essa é a essência da vida – transformar a escuridão em luz.


O calendário kabalístico é baseado nos ciclos da Lua, e em cada mês nos afeta de forma diferente. A Conexão de Lua Nova oferece consciência e meditações especiais para nos ajudar a usar a energia do mês para alcançar mais felicidade e plenitude.

Fonte Kabbalah Centre do Brasil

NOVEMBRO AZUL


ALGUNS AFASTAMENTOS SÃO NECESSÁRIOS

NOVO MÊS