segunda-feira, 6 de novembro de 2023

OBRAS EM CONDOMÍNIOS


A doutrina civilista identificou a classificação das benfeitorias como úteis, necessárias e voluptuárias, o que fez de maneira muito próxima daquilo que hoje é previsto pelo art. 96 do Código Civil.
Em síntese a divisão se dá da seguinte forma:
·    Voluptuárias: as benfeitorias que tenham por objetivo o embelezamento do bem ou, ainda as que tenham por finalidade permitir ou potencializar as atividades de deleito ou recreio, como exemplo: feitura de trabalhos paisagísticos, melhoramentos que não são necessários ao uso habitual da coisa.
·        Úteis: são aquelas que aumentam ou facilitam o uso do bem principal, melhorando-o ou valorizando-o, como exemplo: a construção uma quadra poliesportiva. As benfeitorias úteis, portanto, embora não sejam indispensáveis para a conservação do bem, são de inafastável utilidade.
·        Necessárias: são as que têm por finalidade conservar o bem, evitando que este se arruíne ou deteriore, como exemplo: o conserto do teto que cedeu, assoalho que se rompeu, infiltrações.

Desta forma, as benfeitorias qualificam-se como espécies dos bens acessórios que implicam em melhoramentos efetuados na coisa principal e a fim de incrementar o seu uso habitual ou ampliar, conservar a sua utilização.
Além de se definir o conceito das obras, cumpre observar ao quórum necessário para suas respectivas aprovações.
·        Voluptuárias: voto de dois terços dos condôminos
·        Úteis: voto da maioria dos condôminos
·     Necessárias: independente de autorização, poderão ser realizadas pelo síndico ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer condômino

Contudo, há de se observar que, caso a obra ou reparo necessário for urgente e importar em despesas excessivas, o síndico deverá dar ciência à assembleia, que deverá ser convocada de forma imediata.
Portanto, observa-se o quão necessária se faz a prévia análise da Convenção Condominial e Legislação pertinente antes de se iniciar uma obra no condomínio, haja vista que uma benfeitoria que demanda quórum especial realizada da maneira incorreta pode acarretar em diversos problemas ao gestor.
Por Simonato Mendanha
Fonte JusBrasil Notícias