domingo, 31 de março de 2024

PAI NOSSO


É desta oração que derivou a versão atual do "Pai-Nosso". Ela está escrita em aramaico, numa pedra branca de mármore, em Jerusalém, no Monte das Oliveiras, na forma que era invocada pelo Mestre Jesus. O aramaico é um idioma originário da Alta Mesopotâmia, (séc. VI aC.), e era a língua usual do povo, enquanto o hebraico era mais utilizado em ritos religiosos. Jesus sempre falava ao povo em aramaico.
A tradução direta do aramaico para o português, (sem a interferência da Igreja), nos mostra como esta oração é bela, profunda e verdadeira, condizente com o Mestre Jesus.

Pai Nossoem Aramaico transliterado

"Abvum d'bashmaia
Netcádash shimóch
Tetê malcutách Una
Nehuê tcevianách aicana
d'bashimáia af b'arha
Hôvlan lácma d'suncanán
Iaomána
Uashbocan háubein uahtehin
Aicána dáf quinan shbuocán
L'haiabéin
Uêla tahlan l'nesiúna.
Êla patssan min bíxa
Metúl dilahie malcutá
Uaháila
Uateshbúcta láhlám.
ALMÍN."

Tradução do Pai Nosso a partir do Aramaico
"Pai-Mãe, respiração da Vida, Fonte do som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos!
Faça sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós para que possamos torná-la útil.
Ajude-nos a seguir nosso caminho Respirando apenas o sentimento que emana de Você.
Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas.
Que o Seu e o nosso desejo sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades.
Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo.
Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iluda, E nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.
Não nos deixe sermos tomados pelo esquecimento de que Você é o Poder e a Glória do mundo, a Canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza.
Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas ações.
AMÉM."

O SERMÃO DA MONTANHA

Sermão de Jesus de Nazaré proferido no primeiro ano da sua pregação (c. 30 d.C.), tradicionalmente localizado num monte na costa Norte do Mar da Galileia, perto da cidade de Cafarnaum

É o mais famoso e importante discurso da Cristandade. O sermão definiu um código de conduta que continua a ser a base da moralidade ocidental.
Referido por Lucas no capítulo 6º do seu Evangelho é, em princípio, transcrito integralmente nos capítulos 5º a 7º do Evangelho de Mateus, que o apresenta assim:

«Ao ver a multidão, subiu a um monte, e, depois de Se ter sentado, aproximaram-se d'Ele os discípulos. Tomando então a palavra, começou a ensiná-los, dizendo:»

«BEM AVENTURADOS OS POBRES EM ESPÍRITO»

«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição, por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus.
Bem-aventurados sereis quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o gênero de calúnias contra vós, por Minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa nos Céus; porque também assim perseguiram os profetas que vos precederam.
Vós sois o sal da terra! Ora, se o sal se corromper, com que se há de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo: Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do velador, e assim alumia a todos os que estão em casa. Brilhe a vossa luz diante dos homens de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem vosso Pai, que está nos Céus.
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas: Não vim revogá-la, mas completá-la. Porque, em verdade, vos digo: Até que passem o Céu e a Terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, se alguém violar um destes mais pequenos preceitos, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar, será grande no reino dos Céus.
Porque Eu vos digo: Se a vossa virtude não superara dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos: "Não matarás; aquele que matar está sujeito a ser condenado". Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe disser «raca» será réu diante do Sinédrio. E quem lhe chamar «louco» será réu da Geena do fogo.
Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois; volta para apresentar a tua oferta. Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que te entregue ao juiz e este à guarda e te mandem para a prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo.
Ouvistes que foi dito: "Não cometerás adultério". Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. Portanto, se o teu olho for para ti origem de pecado, arranca-o e lança-o fora, pois é melhor perder-se um dos teus membros do que todo o corpo ser atirado à Geena. E se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e deita-a fora, porque é melhor perder-se um só dos membros do que todo o teu corpo ser lançado à Geena.
Também foi dito: "Aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de repúdio". Eu, porém, digo-vos: Aquele que repudiar sua mulher exceto em caso de adultério expõem-na a adultério, e quem casar com a repudiada comete adultério.
Do mesmo modo, ouvistes que foi dito aos antigos: "Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor". Eu, no entanto, digo-vos: Não jureis de maneira nenhuma: Nem pelo Céu, que é o trono de Deus, nem pela Terra, que é o escabelo dos Seus pés, nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei.
Não jures pela tua cabeça, porque não te é dado transformar um só dos teus cabelos em branco ou preto. Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não; tudo o que for além disto procede do espírito do mal.
Ouviste que foi dito: "Olho por olho, e dente por dente". Eu digo-vos: Não oponhais resistência ao mau; se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. E se alguém quiser pleitear contigo para te tirar a túnica dá-lhe também a capa. Se alguém te obrigara acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pede, e não voltes as costas a quem te pedir emprestado».
Ouvistes que foi dito: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo". Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz que o sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não o fazem já os publicanos? E, se saudais somente os vossos irmãos que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Sede, pois, perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste.
Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles. De contrário, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus.
Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita, a fim de que a tua esmola permaneça em segredo; e teu Pai, que vê o oculto, premiar-te-á. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar, de pé, nas sinagogas, e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, quando orares, entre no teu quarto, e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, recompensar-te-á. Nas vossas orações não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós Lho pedirdes.
Rezai, pois, assim: "Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino; faça-se a Vossa vontade, assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal".
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas. E, quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas que desfiguram o rosto para que os outros vejam que jejuam. Em verdade vos digo que esses já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas de teu Pai que está presente no oculto; e teu Pai, que vê no oculto, recompensar-te-á.
Não acumuleis tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os corroem e os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Acumulai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem os corroem nem os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também, o teu coração. A lâmpada do corpo é o olho; se o teu olho estiver são, todo o teu corpo andará iluminado, Se, porém, o teu olho for mau, todo o teu corpo andará em trevas. Portanto, se a luz que há em ti são trevas quão grandes serão essas trevas!
Ninguém pode servira dois senhores, porque, ou há de odiar um e amar o outro ouse dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ás riquezas.
Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto a vossa vida, com o que haveis de comer ou de beber, nem quanto ao vosso corpo com o que haveis de vestir. Porventura não é o corpo mais do que o vestido e a vida mais do que o alimento? Olhai para as aves do céu: Não semeiam, nem ceifam, nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? 
Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo! Não trabalham nem fiam. Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos preocupeis, dizendo:
"Que comeremos nós, que beberemos, ou que vestiremos?". Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai Celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos inquieteis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Bem basta a cada dia o seu trabalho.
Não julgueis para não serdes julgados, pois, conforme o juízo com que julgardes, assim sereis julgados; e, com a medida com que medirdes, assim sereis medidos. Porque reparas no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Como ousas dizer ao teu irmão: "Deixa-me tirar o argueiro do teu olho", tendo tu uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás para tirar o argueiro do olho do teu irmão. Não deis as coisas santas aos cães nem lanceis as vossas pérolas aos porcos, para não acontecer que as pisem aos pés, e, acometendo-vos, vos despedacem.
Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois, quem pede recebe; e quem procura encontra; e ao que bate abrir-se-á. Qual de vós, se o seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Ora bem: Se vós, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus dará coisas boas àqueles que Lhas pedirem.
Portanto, o que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles, porque esta é a Lei e os Profetas.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que seguem por ele. Como é estreita a porta e quão apertado é o caminho que conduz à vida, e como são poucos os que o encontram!
Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Conhecê-los-eis pelos seus frutos. Porventura podem-se colher uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? Toda a árvore boa dá bons frutos, e toda a árvore má dá maus frutos. A árvore boa não pode dar maus frutos, nem árvore má dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Pelos frutos, pois, os conhecereis.
Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus. Muitos Me dirão naquele dia: "Senhor, Senhor, não foi em Teu nome que profetizamos, em Teu nome que expulsamos os demônios e em Teu nome que fizemos muitos milagres. E, então, dir-lhes-ei: Nunca vos conheci; afastai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade".
Quem escuta as Minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Aquele, porém, que ouve as Minhas palavras e não as põe em prática, é semelhante ao néscio que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa, e ela desmoronou-se; e grande foi a sua ruína.»

Fonte Bíblia  Sagrada, Lisboa, Verbo, 1982; págs. 1107-1112

SALMO 23

O CURRÍCULO DE UM GRANDE MÉDICO E AMIGO

CORAÇÃO & CRUZ


COMO DEUS REZARIA O PAI NOSSO

BEM-AVENTURADOS

PÁSCOA DE FELICIDADE

sábado, 30 de março de 2024

MERCADO DA ADVOCACIA - ADVOGADO DEVE DESENVOLVER TÉCNICA DE CAPTAR CLIENTES


Hoje é sábado. E porque hoje é sábado, o advogado Lee Rosen tem um compromisso que cumpre religiosamente todas as semanas: ir a um "Car Wash". O car wash escolhido sempre é um dos postos de lavagem de carros mais sofisticados e se situam nos bairros mais abastados da cidade. Rosen não tem nenhuma obsessão por carros limpos. Mas ele não resiste à sala de espera do car wash, sempre apinhada de gente rica. Essa é uma das táticas do advogado para fazer relacionamentos e conquistar clientes, para desenvolver financeiramente sua prática.
Rosen é especializado em Direito da Família, mas o carro-chefe de sua prática é divórcio. Por isso, todos os sábados, ele veste uma roupa esporte, entre as melhores que tem, coloca cartões de visita na carteira, e desembarca em um dos melhores postos da cidade. Iniciada uma conversação, não é difícil entrar no assunto do divórcio. "Ninguém resiste a uma boa história de adultério", ele conta. E, nas apresentações que se seguem, ele informa que é advogado e atua na área de divórcios. Mas esclarece que, por dever de ofício, só conta as histórias que ouviu, nunca a de seus clientes. Os clientes do car wash, por sua vez, sempre sabem de alguém que está precisando da ajuda dele (quando não eles mesmos).
Para conquistar clientes e desenvolver a prática, existem muitos recursos, muitas táticas e estratégias. Nenhuma delas é fazer anúncios publicitários, diz a advogada Rachel Rogers, que escreve no blog da Solo Practice University - http://solopracticeuniversity.com/blog/ - (a universidade do advogado autônomo, como ela). Anúncios publicitários de advogados e firmas de advocacia não são proibidos nos Estados Unidos. Mas são rejeitados pela maioria dos advogados e das firmas.
Com maior frequência, as firmas que fazem anúncios no rádio e na TV são as que se especializam em mover ações judiciais por danos por causa de acidentes de automóveis. No meio jurídico, esses advogados também são conhecidos como "ambulance chasers" (perseguidores de ambulância), porque eles sabem que no destino de uma ambulância sempre há um acidentado — provavelmente sensível a receber o cartão de um advogado para processar alguém.
Rachel Rogers disse que entrevistou dezenas de advogados autônomos que fizeram anúncios publicitários. Todos eles declararam, sem exceção, que lamentaram cada centavo empregado em anúncios. Eles não produzem resultados. Ela mesma gastou US$ 500 em anúncios publicitários, sem que isso resultasse em um único cliente. Por isso, ela considera que foram mais felizes os advogados que iniciaram sua prática sem verba alguma para anúncios publicitários. Eles tiveram de desenvolver, desde o início, táticas e estratégias para conquistar clientes.
Aos advogados que querem iniciar sua própria prática, como autônomos, ou montando uma firma butique, ela afirma que, para isso, eles só precisam de três coisas: "conquistar clientes, conquistar clientes e conquistar clientes". Não precisam sequer de montar um escritório devidamente equipado, em um ponto estratégico da cidade. Isso só aumenta a pressão para arrumar clientes, antes que vença o próximo aluguel.
O que o advogado precisa, diz ela, é anunciar à família, aos amigos, aos conhecidos que já está atuando em tal área, pelos meios que lhe for possível (pessoalmente, por telefone, e-mail, mensagem de texto, carta etc.). E pedir-lhes para retransmitir a mensagem.
Enquanto isso, devem elaborar suas próprias táticas ou estratégias para desenvolver relacionamentos, como frequentando eventos, clubes, associações profissionais, associações comunitárias, jantares e coqueteis, onde quer que possa encontrar e se relacionar com dois tipos de pessoas: clientes prospectivos e fontes de referência (assessores jurídicos de empresas, outros advogados, promotores e juízes, administradores de qualquer tipo de organização etc.).
Voltando a Lee Rosen, ele tem mais um compromisso sábado. À tarde, ele vai a algum dos salões de cabeleireiro, desses frequentados pelas senhoras da sociedade, para ajeitar o cabelo, fazer as unhas, o que seja. Quantas histórias de relacionamentos matrimoniais à beira do abismo se ouvem ali! Quantas histórias de adultério para contar e ouvir. Quantas referências podem fluir em meio a cortes de cabelo, aplicações de máscaras capilares e tratamento das unhas! Detalhe: muitas vezes, cabeleireiros e cabeleireiras passam a ser fontes de referência.
Se os métodos no advogado são louváveis ou desprezíveis, isso não importa tanto nesse contexto — o de que o sucesso do advogado autônomo ou da pequena firma de advocacia depende da quantidade de esforço que os advogados se dispõem a colocar no desenvolvimento e na execução de táticas (ou estratégias) para conquistar novos clientes e desenvolver financeiramente a prática.
Quem não tiver motivação para elaborar e executar estratégias para desenvolver relacionamentos e conquistar clientes, por simples ou inusitadas que sejam, melhor se conformar com o emprego. Mesmo aí, haverá que se ter motivação para desenvolver e executar estratégias na busca por promoções.
Por João Ozório de Melo
Fonte Consultor Jurídico

PRESENTE

quarta-feira, 27 de março de 2024

ELEIÇÕES PARA SÍNDICO - NINGUÉM QUER SER SÍNDICO. E AGORA?

Situação é muito comum, mas deve se resolvida de algum jeito

A escolha do síndico é tão importante quanto escolher nossos representantes em altos cargos do governo. Entre os meses de janeiro e abril é a época em que a maioria dos condomínios decide temas importantes, como a eleição do novo síndico, aprovação de contas e orçamento para o ano que se inicia. Mas, nesse panorama de mudanças um alarme pode soar:
O que fazer quando ninguém quer ser síndico?
Algumas dicas e resoluções para resolver essas e outras dúvidas a respeito da escolha do novo síndico. Confira abaixo:

QUEM PODE SER SÍNDICO?
·    Quando ninguém do condomínio se habilita ou se candidata ao cargo de síndico, uma administradora pode ser contratada para desempenhar a função, ou pode-se contratar ainda um síndico profissional;
·   De acordo com o Código Civil o síndico não precisa ser necessariamente morador ou proprietário de uma unidade no prédio. A lei diz: "Art. 1.347. A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se."
·     O síndico também pode passar parte de suas responsabilidades para uma empresa, com autorização da assembleia:  "Art. 1.348 §1º Poderá a assembleia investir outra pessoa, em lugar do síndico, em poderes de representação. §2º O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção." 

INCENTIVOS
·        Para estimular condôminos, inquilinos, ou qualquer outro interessado a se candidatar ao cargo, muitos condomínios oferecem benefícios como despesas custeadas pelo condomínio, remuneração e até descontos ou isenção nas taxas condominiais.
·    Para adotar tais estímulos, deve-se antes verificar se a convenção prevê esse tipo de situação. Caso a convenção seja omissa, as resoluções devem então constar no edital e na ata da reunião.
·        Saiba mais sobre remuneração e isenção do síndico
·    Formas de eleições: o modo mais utilizado para a escolha do síndico, de acordo com pesquisa realizada pelo Secovi – SP, são as eleições. Entretanto, no caso de não haver candidatos, sorteios e rodízios também costumam ser utilizados.
·      Caso haja rodízio da função de síndico entre os membros do Conselho Fiscal, a legislação determina: "Art. 1.356. Poderá haver no condomínio um conselho fiscal, composto de três membros, eleitos pela assembleia, por prazo não superior a dois anos, ao qual compete dar parecer sobre as contas do síndico."
·     Os conselheiros podem se revezar na função, desde que sempre haja um representante legal em atividade que responda pelo condomínio e a função não fique ‘abandonada’. 

O QUE ACONTECE SE O CONDOMÍNIO FICAR SEM SÍNDICO?
·  Em último caso, se os condôminos não aceitarem a solução de contratar uma administradora ou um síndico profissional, o caso pode ser levado a juízo, e um juiz escolherá um representante legal para o condomínio.
·       Importante: Um condomínio sem síndico torna-se um condomínio irregular, ou seja, sem representatividade legal. Isso pode acarretar inúmeros problemas, tanto para o imóvel, como também para o síndico anterior, perante a bancos, Receita Federal, etc. 

VOTAÇÃO
·        Como raramente a assembleia para escolha do síndico conta com a participação de todos os condôminos, fica acatada a decisão da maioria dos presentes no momento e os demais condôminos são avisados da resolução posteriormente, através da ata da assembleia.
·    A aprovação para contratação de uma administradora ou síndico profissional poderá ocorrer na mesma assembleia de eleição ou, se necessário, através uma nova assembleia convocada especialmente para este fim. Isso depende da decisão dos condôminos.
·        Veja aqui as votações necessárias para demais assuntos condominiais 

ASSEMBLEIAS VAZIAS
·      Como muitos moradores só participam de assembleias que envolvem sorteio de vagas de garagem, decisão sobre aumento de taxas, etc., o ideal é que se agende a eleição do síndico para a mesma assembleia. O primeiro tópico da lista de atividades no edital para a assembleia deve ser a eleição do síndico.
·        Frases de efeito devem contar nos cartazes que alertam sobre a assembleia para atrair os moradores. O síndico pode usar palavras de estímulo como: "A escolha do síndico é tão importante quanto escolher nossos representantes em altos cargos do governo"; “Sua participação é essencial para melhoria e valorização do nosso patrimônio”.

Por Mariana Ribeiro Desimone
Fonte SíndicoNet

MANTER O PAPO EM DIA COM SUA REDE DE CONTATOS: UMA DAS DICAS PARA AGILIZAR A BUSCA POR UM EMPREGO

Com pequenas atitudes, e em apenas cinco minutos, profissional pode se preparar melhor e chamar a atenção dos recrutadores

Fazer uma limpa no currículo pode acelerar o processo na busca por um novo emprego

Você acha que não tem tempo suficiente para se dedicar à sua busca por um novo emprego? De acordo com a especialista em carreira americana Susan Ricker, colaboradora do site Career Builder, com pequenas atitudes e em apenas cinco minutos você pode se fazer ser notado pelos empregadores. Susan ouviu alguns especialistas do mercado e listou algumas dicas que podem ajudar profissionais a encontrarem rapidinho uma nova colocação no mercado de trabalho. Confira:

Conecte-se com sua rede de contatos
Laurie Berenson, redatora certificada de currículos e fundadora da Sterling Career Concepts, aconselha que o profissional conecte-se com uma pessoa de sua rede de contato com a qual não tenha falado há pelo menos um mês. “Pegue o telefone e fale diretamente com a pessoa, não dependa apenas do e-mail”, reforça a especialista.

Atualize seu perfil nas redes sociais profissionais
De acordo com Laurie, o perfil nas redes profissionais, como o LinkedIn, deve ser atualizado frequentemente por duas razões: primeiro, para mantê-lo atual, claro, mas também porque, ao fazer isto, seu nome aparecerá na frente de cada um dos seus contatos, fazendo uma atualização automática em sua homepage. 

Pesquise
A falta de conhecimento básico da missão e/ou filosofia da empresa mostra uma falta de preparação e interesse, afirma Natasha RW Eldridge, sócia-fundadora e diretora de RH da Eldridge Overton Educational Programs. Por isso, ao se interessar por uma vaga, procure saber mais sobre a companhia que a oferece. Assim, se for chamado para uma entrevista, estará mais bem preparado.

Torne o seu correio de voz mais profissional
Remova ringtones e gravações de voz bobas do correio de voz, aconselha Natasha. “Eu nunca iria deixar uma mensagem para um candidato que tenha uma música como toque no correio de voz. Isso me mostra que a busca por um emprego não é sua prioridade”, diz a diretora da Eldridge Overton.

Esteja preparado para a entrevista. Sempre.
“A preparação é tudo. Faça uma lista das perguntas que você não gostaria que o entrevistador perguntasse. Depois, responda-as perante um amigo e peça a ele um feedback honesto, para que tenha certeza de que está dando respostas confiáveis e com tom profissional”, diz Bruce A. Hurwitz, presidente e CEO da Hurwitz Strategic Staffing Ltda. “Uma vez que você se sinta confortável com as perguntas difíceis, certamente estará bem preparado para as perguntas mais fáceis”.

Faça uma limpeza em seu currículo
Remova as informações e experiências irrelevantes do seu currículo, aconselha Katie Niekrash, diretora-gerente sênior da empresa de recrutamento Execu-Search. “Aquele emprego de verão que você conseguiu durante as férias da faculdade pode ter sido a melhor época de sua vida, mas não acrescentará nada à sua carreira na área financeira, por exemplo. Pince as experiências mais relevantes para o trabalho para o qual está se candidatando”, diz Katie.

Cheque suas referências
Prepare uma lista com suas referências antes da entrevista, completa Katie. Depois de confirmar os contatos, crise um documento simples que liste todas as informações relevantes que o empregador precisa saber sobre essas pessoas: nome, cargo, número de contatos, e-mail etc. Leve este documento com você em todas as suas entrevistas. Assim, se o responsável pela contratação lhe pedir alguma referência, você estará mais do que preparado, diz a consultora.

Mantenha-se organizado
Crie uma lista-mestra com todos os trabalhos para os quais se candidatou, diz Katie, para quem a chave da busca bem-sucedida por um emprego é a organização. Para isso, aconselha, crie uma planilha de Excel com uma linha para cada uma das vagas de seu interesse e inclua a data em que se candidatou, a empresa, o contato, o cargo, quando e quem o entrevistou, quando deveria ter um feedback e quais os próximos passos do processo de seleção. Criar este documento leva alguns minutos e a atualização dos dados, conforme obtenha respostas sobre cada cargo, apenas alguns segundos.

Revise seus materiais
Leia atentamente o seu perfil no LinkedIn, currículo e outros documentos que venham a ser apresentados durante um processo de seleção, diz Karen Southall Watts, consultora de negócios, coach e palestrante. “É isso mesmo: leia da primeira à última frase. Examine cada palavra e frase separadamente. Fique muito atento aos erros de português e de digitação. Especial atenção àqueles erros comuns que acontecem quando o nosso cérebro é mais rápido do que nossas habilidades de digitação”, afirma Karen.
Fonte O Globo Online

OS 3 TIPOS DE PESSOAS PARA SE TER A SUA VOLTA

SIGA EM FRENTE

terça-feira, 19 de março de 2024

QUANDO O CURRÍCULO NÃO É O SEU ALIADO

Confira algumas “pérolas” que podem contribuir para o fracasso em processos admissionais

Não dizem que “a primeira impressão é a que fica”? Pois no caso de recrutamento de profissionais para uma vaga de emprego, essa máxima é mais que verdadeira: o currículo pode derrubar um candidato e não há sequer a chance de uma segunda impressão. A consultoria americana CareerBuilder fez um levantamento de "pérolas" de currículos responsáveis por eliminar candidatos de processos de seleção. A empresa ouviu 2.298 recrutadores. Um candidato destacou que ele foi o príncipe do baile de formatura em 1984. Outro informou que sabia falar "antártico" ao se candidatar para um trabalho na Antártida. E teve ainda um profissional que listou "caçar crocodilos" como uma de suas habilidades. Confira as dicas de headhunters brasileiros para que seu currículo não seja o responsável por sua precipitada exclusão de um processo seletivo.
— Um rapaz que concorria a uma vaga na área de gerência de marketing enviou uma foto dele abrindo a camiseta e exibindo uma outra com o logotipo do personagem Superman. Buscamos consistência nos dados dos currículos, não humor. Quando avaliamos o que esse candidato nos apresentava, além da foto irreverente, não encontramos informações consistentes relacionadas a resultados alcançados por ele nas experiências anteriores — conta Andréa Santos, sócia-diretora da Ascend RH, que acredita que fotos não são essenciais nos currículos.
Outro problema citado com recorrência entre os profissionais de RH é o excesso de informações. A maioria afirma que duas páginas é o aceitável e que o poder de síntese é uma característica apreciada.
— Um candidato nos enviou um currículo informando ser vice-presidente de um grupo de atabaque. Qual é a relevância disso para alguém que está se candidatando a uma vaga em uma empresa do ramo de alimentação? — questiona Julyana Felicia, gerente de RH da rede MegaMatte.
Selma Fredo, consultora de carreira da LHH|DBM, consultoria internacional de desenvolvimento profissional, lembra que não é só o currículo que pode eliminar o candidato:
— Se recebemos o documento de um endereço de e-mail com apelidos íntimos ou infantis, já encaramos o que veremos depois com menos seriedade. Também é importante pensar no telefone que informa no currículo. Quem atenderá a ligação está preparado para passar uma boa imagem sua? A mensagem da secretária eletrônica tem gracinhas? Tudo isso tem que ser pensado, porque é, sim, levado em consideração — afirma Selma.
Tomar cuidado com a veracidade das informações também é essencial. Você pode declarar determinada qualidade e desmenti-la na linha seguinte.
— Se o candidato afirma que tem inglês fluente e escreve errado o nome de um curso na língua inglesa, por exemplo, é muito chato. Não passa a confiança que o recrutador busca e pode ser crucial no sucesso ou não da pessoa — diz Selma.
Porém, criatividade e um pouco de ousadia podem ser bem-vindas. Mas é preciso avaliar para qual cargo e empresa você está se candidatando.
— Para as áreas de design e publicidade, por exemplo, pode ser bacana ser menos sisudo na apresentação de seu currículo. Mas o conteúdo não pode ser engraçadinho, a ousadia deve se limitar ao formato, com fontes mais bacanas ou cores — esclarece Ylana Miller, sócia-diretora da Yluminarh Desenvolvimento Profissional e professora de gestão de carreira do Ibmec/RJ.
Todas as profissionais são unânimes ao dizer que o bom-senso é essencial na formulação do currículo. O recrutador analisa vários diariamente e se alguma informação não condizer com a política da empresa ou se o documento for muito extenso, você pode até ter as competências necessárias para o cargo, mas não chegará nem a ser avaliado mais profundamente.
Por Amanda Moura
Fonte O Globo Online

MENSAGEM DE SAINT GERMAIN

segunda-feira, 18 de março de 2024

INSTAGRAM PARA ADVOGADOS: 5 DICAS DE SUCESSO PARA CONSEGUIR ÓTIMOS RESULTADOS


Este artigo é para você advogado que ainda não tem uma conta no Instagram ou que tem, mas sem sucesso. Vale lembrar que o Instagram possui uma versão business que deve ser usada por advogados e escritórios de advocacia, e o melhor é gratuita!
Conheça agora as 5 dicas para envolver seus seguidores:

Ser consistente: consistência é a chave para manter um público fiel que vai confiar e crescer com sua conta. Os seguidores precisam saber que seus comentários serão vistos e reconhecidos e que seus conteúdos sejam informativos e educativos desde sempre.

Defina seus objetivos: delineie seus objetivos e estratégias para sua conta no Instagram. Alguns seguidores podem usar as mídias sociais para ações áudio visuais como os vídeos enquanto outros podem usá-lo para conteúdos mais visuais como pequenos textos com fotos. Você pode decidir fornecer uma mistura de ambos, o que é perfeitamente aceitável para maximizar seu alcance.

Imagem-mensagem: como o Instagram é uma plataforma totalmente visual, considere cuidadosamente as imagens que você pública, algumas marcas optam por postar fotos mais sinceras, “sem filtro” para tentar se conectar com seu público de uma maneira diferente e mais natural. Sua abordagem deve se encaixar nos objetivos de seu escritório e deve projetar a imagem que você deseja apresentar. Essas postagens podem incluir atualizações de notícias jurídicas, destaques do escritório, equipe, imagens do seu ambiente de trabalho e outros assuntos de seu interesse.

Use hashtags: depois de delinear uma estratégia para sua conta, crie uma legenda envolvente e cativante para adicionar o toque final à sua postagem e atrair os espectadores para saber mais. Os usuários do Instagram usam a função de pesquisa no aplicativo para procurar uma hashtag. Assim, as hashtags são uma forma de catalogar postagens relevantes e aumentar a exposição pública de sua conta. Hashtags também criam uma oportunidade para mostrar que você está bem informado sobre os fenômenos sociais e culturais contemporâneos.

Use histórias: o recurso Stories no Instagram já tem alguns anos, mas está rapidamente ganhando popularidade. Inicialmente, o Snapchat introduziu o Stories na consciência da mídia social, mas a adoção do recurso de histórias do próprio Instagram provavelmente superou a popularidade das histórias do Snapchat. Essencialmente, as Histórias permitem gravar vídeos curtos e coletá-los em uma "história" central, acessível a partir da sua conta ou do ícone da sua conta no Instagram.

Lembre-se: expandir sua presença nas redes sociais contribui para que seu escritório de advocacia eleve seu engajamento social e amplie sua marca!
Por Jurídica Marketing

RÁPIDO E CERTEIRO: UM PLANO PARA MELHORAR AS FINANÇAS EM 14 DIAS


Como não desanimar ao checar o saldo no banco e encontrar números bem abaixo da expectativa? Mas saiba que é possível reverter a situação. E o melhor: em apenas duas semanas, desde que você realmente se dedique a essa missão.
O importante é cumprir uma tarefa por dia, o que torna tudo mais simples (em vez de reservar uma semana inteira para liquidar tudo), e seguir as recomendações. Veja o que os especialistas ouvidos pelo site da revista “Exame” indicam:

Dia 1: O primeiro passo é calcular sua renda mensal, já livre de descontos. Exclua os gastos do mês com base em meses anteriores e impostos. Assim você vai saber de quanto realmente dispõe.

Dia 2: Separe as despesas em grandes grupos, como moradia, supermercado, lazer e transporte e veja em qual setor está gastando mais dinheiro do que deveria.

Dia 3: Defina como irá monitorar o seu orçamento mensal, o que é fundamental. Você pode usar aplicativos, planilhas eletrônicas ou até mesmo um caderno. O importante é anotar tudo.

Dia 4: Faça uma lista de todas as suas dívidas e estabeleça um plano de pagamento começando pelas que têm as taxas mais altas e não foram planejadas. Quite-as primeiro.

Dia 5: Defina seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Dia 6: Corte gastos de modo a abrir uma brecha no orçamento, necessária ao cumprimento dos objetivos estabelecidos no dia 5.

Dia 7: Comprometa-se a analisar a sua renda por alguns meses para ajudar a equilibrar o orçamento. Como você deve ter aprendido, o controle de gastos é o primeiro passo para gastar menos.

Dia 8: Negocie o pagamento das dívidas. Mas tenha sempre em mente o valor que conseguirá guardar, e não o valor bruto da sua renda.

Dia 9: Comece a analisar opções de investimento financeiro com base em seu perfil de investidor.

Dia 10: A poupança pode ser iniciada, mas apenas se as dívidas não planejadas tiverem sido liquidadas.

Dia 11: Comece a aplicar dinheiro e assim poderá obter uma renda adicional durante a aposentadoria.

Dia 12: Programe o débito automático dos valores que se propôs a guardar mensalmente. Disciplina é fundamental.

Dia 13: Defina datas para monitorar suas aplicações. Se preciso, mude-as a cada seis meses.

Dia 14: Adapte o orçamento para quando houver acontecimentos inesperados, como perda de emprego, problema de saúde ou outros gastos imprevistos.

Fonte Blog da Seguros

sábado, 16 de março de 2024

QUANDO A BOCA CALA, O CORPO FALA

 

Às vezes as pessoas não encontram as palavras para expressar a dor que sentem, e então o corpo entra em cena e reage. Não sabemos nomear com exatidão o que acontece conosco para que as pessoas em volta nos entendam. Essa incapacidade de fazer coincidir as nossas palavras com as emoções que sentimos é conhecida no campo da psicologia como alexitimia.

Habitualmente, essa incapacidade tem sua origem em um sistema de comunicação familiar ineficiente ou deficitário. Muitas das doenças do tipo psicossomático atuais nos dão boas pistas sobre as necessidades não atendidas da população: necessidades de escuta, empatia e carinho.

Somatizar significa transformar uma dor emocional em outra física. Talvez por uma incapacidade de expressar corretamente a dor emocional. Uma incapacidade que deve ser entendida e tratada como a origem de um problema que cumpre uma função: a de comunicar com o corpo o que nossa mente quer expressar, mas nossa voz e nossas palavras não são capazes de reproduzir.

Origem psicológica, sintomas físicos reais em nosso corpo

O fato dos transtornos psiquiátricos terem uma origem psicológica não quer dizer que não se manifestem em sintomas físicos reais. Sintomas que doem, incomodam e que definitivamente interferem na vida de uma pessoa e no desenvolvimento satisfatório dessa.

Não é de se estranhar que em transtornos de humor, como a depressão, se observem estados vegetativos, uma mudança no padrão habitual de sono e muitas queixas somáticas: essa é a somatização da tristeza.

Há muitos tipos de depressão, algumas se caracterizam por um paciente que adota uma atitude agressiva, e outras por um paciente que adota uma atitude passiva. Em ambas, não há comunicação do que se sente, pelo menos não uma comunicação adequada. E então essa sensação se transforma em um mal-estar psicológico e físico.

O preço de ser forte a todo momento: somatizar

Quando não nos comunicamos, implicitamente assumimos que não seremos escutados, que não contamos com as estratégias sociais para nos fazermos entender, ou que seremos diretamente atacados. Em um mundo no qual nos dizem que ser forte é a qualidade mais preciosa que se pode ter, ninguém quer ir na direção contrária.

Muitas das pessoas que não expressam seu mal-estar o fazem porque não encontram as palavras para isso, ou simplesmente alguém os ensinou ao longo de sua educação que ficarão expostos se se expressarem demais. Não culpemos disso só os pais ou professores, mas sim toda a sociedade. Nos ensinam todo tipo de assuntos, mas o assunto de conhecer-se emocionalmente costuma ficar de fora.

De repente, um dia nos sentimos paralisados. Perguntamos a nós mesmos de onde vem tanta dor, e por que o corpo não dá motivos claros que nos expliquem. Os motivos estão na mente, mas estão anestesiados.

O resultado dessa ideia é bastante evidente: evitamos expressar como nos sentimos, e quando queremos nos dar conta, já não sabemos o porquê de nos sentirmos mal. Temos uma amnésia retrógrada que nos impede de poder chegar à verdadeira raiz do problema, de entender por que dói tanto e de onde surgiu toda essa dor.

O tratamento dos pacientes que somatizam pelos profissionais de saúde

A atenção integral da pessoa que vai a uma consulta com um transtorno de somatização é bastante deficitária em alguns casos. Essas pessoas precisam de uma atenção médica e psicológica.

Em alguns casos são acusadas de histriônicas, ou seja, manipuladoras e exageradas, quando na verdade não tem nada a ver com isso. Diferentemente das pessoas hipocondríacas, aqui a pessoa não está convencida que tem uma doença, apenas não sabe o que é que está ocorrendo.

Talvez sim, talvez seja certo que tenham um sistema amplificador dos sintomas e um foco muito centrado em si mesmos. Por exemplo, uma pessoa com alto grau de neurose pode apresentar esse padrão de busca e comprovação excessiva de sintomas.

Portanto, essa pessoa talvez esteja mais centrada em seus sintomas, e por isso o jeito ansioso dela está tomando lugar. Mas os sintomas mesmo assim estão aí, são reais: dores de cabeça, mal estar gastrointestinal, fadiga crônica persistente etc.

O paciente deve ser atendido de forma integral, tendo em conta as características psicológicas que podem estar influenciando os seus sintomas físicos, e avaliar também como seus sintomas físicos pioram o quadro psicológico.

Em muitos casos, quando uma doença somática não é tratada corretamente, se torna crônica e pode ocorrer uma consequência lógica e terrível para a pessoa que padece: a doença, já em sua forma crônica, faz com que a pessoa evite toda atividade social ou que altere sua rotina, acreditando que evita assim o mal-estar e que seus sintomas estarão mais controlados em sua rotina diária. Pouco a pouco, a pessoa vai deixar de lado sua vida por causa de seus sintomas.

As doenças psicossomáticas são reais e precisam de tratamento específico e ajustado às características de cada paciente. Uma vez descartadas as patologias orgânicas, os profissionais devem conseguir entender o que o corpo está querendo dizer, porque a boca cala sem dar a razão explicita a nenhuma causa específica.

Fonte A Mente é Maravilhosa