domingo, 28 de fevereiro de 2021

LIDAR COM A ANSIEDADE

                            

A ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito.

George Bernard Shaw

A ansiedade é uma reação que qualquer um pode ter nalgum momento da sua vida e que pode comprometer bastante a saúde mental e física. É um sentimento de extrema aflição, tensão, medo e preocupação. A pessoa que tem ansiedade pode sentir o batimento cardíaco acelerado, pressão no peito, tensão muscular, tremores, insônia, dores, suores frios e dificuldade em respirar. A ansiedade tem sintomas parecidos com o medo e pode tornar-se numa doença crônica. Realço que, quem sofrer de ansiedade, deve procurar ajuda médica. Aprender a controlá-la e investigar o que a provoca é extremamente importante para a cura. No entanto, existem alguns cristais que podem ajudar, energeticamente, nesse processo. Aqui ficam algumas sugestões cristalinas:

Ametista - A ametista tem coloração púrpura e aparece como a gema mais valiosa do grupo do quartzo. Este cristal reflete a energia transmutadora do raio violeta e exerce uma ação protetora ao nível aurico. Auxilia em caso de tristeza e até em depressões. Elimina a raiva, o medo e a ansiedade. Ajuda-nos a manter o equilíbrio em todas as situações pois encoraja o auto-controlo e estabilidade.

Calcite azul – A sua cor pode variar de um azul pálido, cinza azulado até uma cor azul mais brilhante.Tem uma energia calmante que diminui a ansiedade e o stress. Inspira-nos e potencia as nossas capacidades criativas. Auxilia a falar a “verdade” e a tomar consciência do que é benéfico para o nosso crescimento espiritual. Liberta-nos de emoções negativas e aumenta o fluxo de energia.

Morganite rosa – Honrada como uma pedra mágica na Antiguidade, a morganita rosa auxilia na transformação interna. Ela abre o chacra cardíaco para a recepção e transmissão da energia do amor incondicional a níveis multidimensionais. Dissipa a ansiedade e limpa a alma com a sua energia tranquila. Transmite uma sensação de amor e paz.

Opala andina - É um cristal excelente para acalmar a mente e prepará-la para a meditação. Abre e fortalece o chacra cardíaco trazendo uma energia de paz e serenidade. Alivia o stress e a ansiedade. É conhecida como “a suavizadora de emoções” pois tem a capacidade de curar feridas emocionais bem profundas e antigas.

Obsidiana arco-íris - A obsidiana arco-íris é opaca, mas apresenta um brilho que reflete as cores do arco-íris. Absorve a energia negativa da aura e repele o stress e ansiedade. Ajuda a cortar laços antigos que provocaram sofrimento. Cristal de autoconhecimento, a obsidiana arco-íris, em meditação, auxilia a penetrar nas camadas mais profundas do Ser. Usada no chacra cardíaco absorve experiência traumáticas e restitui a energia ao coração.

Estauralite - A estaurolite também é conhecida por “cruz” ou “pedra das fadas” e os povos antigos consideravam-na um talismã da sorte. Possui uma vibração altamente protetora, enraíza a nossa energia de uma forma suave e eficaz e tem uma ação revitalizante no chacra cardíaco. A sua energia diminui a ansiedade e a depressão.

Por Cristalina Guimarães

Fonte Cristaloterapia

ADVERSÁRIOS

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

7 TEMAS QUE PODEM FAZER CANDIDATOS GAGUEJAREM NA ENTREVISTA

Confira quais são as perguntas mais espinhosas nas entrevistas de emprego e que podem fazer profissionais perderem a fala, segundo duas especialistas

Falar sobre decepções, fracassos e demissões deixa candidatos constrangidos

As palavras faltam, as mãos ficam geladas e algumas gotas suor dão o ar da graça. Algumas perguntas de entrevista de emprego chegam a exercem este poder sobre alguns candidatos.
“Geralmente são perguntas que englobam pontos fracos ou em desenvolvimento”, diz Elvira Berni, diretora da People on Time. Para Emmanuele Mourão, headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, o nervosismo fica evidente quando se trata de algo “floreado” no currículo.
Pensando nisso, Exame.com procurou especialistas em recrutamento para tentar descobrir quais são, afinal, estas perguntas que fazem os candidatos gaguejarem. Confira os temas mais espinhosos que, invariavelmente, pintam durante a entrevista de emprego:

1 Movimentação intensa de cargo
“Na hora justificar a instabilidade - quando ela existe - eles gaguejam”, diz Emmanuele. Na opinião dela, os candidatos ficam nervosos na hora de explicar por que mudaram tanto de emprego.
“Na hora de falar sobre o que vem pela frente eles ficam mais confortáveis, mas na hora de explicar o que já existiu na carreira eles tremem, ficam constrangidos em falar que falharam na escolha da movimentação”, diz.
No entanto, ela faz uma ressalva. “Isso acontece quando as escolhas foram feitas apenas por aspiração financeira ou imaturidade”, explica.
Dica: Procure mostrar sempre que o que aprendeu a partir da movimentação de carreira. Deixar claro o aprendizado obtido conta pontos a favor do candidato.

2 Motivo da demissão
Este é outro tema que pode ser mais “cascudo” para alguns candidatos. Problemas de relacionamento, que lideram as causas de demissões, são omitidos e o resultado pode ser uma voz mais trêmula e palavras que faltam.
Vale um alerta. “O contratante quando quer descobrir o que aconteceu busca informações nos ex-empregadores e entra em contato com as equipes”, diz Elvira.
Dica: “Nossa recomendação é o candidato trate do assunto sob a melhor ótica possível, mas sem distorcer a realidade porque isso pode afetar a credibilidade dele perante a empresa”, diz Elvira. Mais uma vez, mostrar o aprendizado é a melhor alternativa.
O que você aprendeu ao ter o contrato encerrado? Pense nisso. “Fale sobre desligamentos com maturidade”, recomenda a diretora da People on Time.

3 Participação em um projeto
No currículo, a informação é que o candidato exerceu liderança em um projeto. Mas, na hora de explicar qual a participação efetiva, as palavras faltam. “A pessoa coloca como se o projeto tivesse disso dela, mas na realidade a participação foi de 1%”, diz Emmanuele.
Dica: sinceridade no currículo e durante a entrevista é o melhor remédio para não gaguejar.

4 Situação em que falhou na negociação
Em toda carreira, há negociações mal sucedidas. No entanto, quando o recrutador pede exemplos, muita gente acha que a melhor opção é negar, dizer que não se lembra ou que não vivenciou fracassos. E este é momento que também pode ser bastante constrangedor.
“Um profissional com 10 ou 15 anos de experiência tem, certamente, inúmeras situações de insucesso, todo mundo tem”, diz Elvira.
Dica: Prepare-se para a entrevista, relembrando situações em que a negociação falhou. Ter exemplos em mente vai deixa-lo mais tranquilo.

5 Momentos em que não foi capaz de influenciar positivamente a equipe
Até o mais preparado dos chefes enfrenta situações em que não consegue exercer seu poder de influência sobre os funcionários. Mas para quem busca um cargo de chefia, revelar um fracasso em relação a isso pode ser bastante difícil.
Dica: Vale a dica anterior, resgate na memória situações difíceis relacionadas à gestão de pessoas. O ideal é que a situação venha acompanhada de análise. Hoje, o que você faria de diferente?

6 Relato de passagens decepcionantes
“O candidato precisa entender que o recrutador quer ter um panorama equilibrado e isto engloba aspectos positivos e em desenvolvimento”, diz Elvira. Por isso, é bem provável que apareça alguma pergunta relacionada a dificuldades e decepções vivenciadas ao longo da trajetória profissional.
Mas na hora de contar com lidam com as passagens menos gloriosas, há profissionais que começam a gaguejar e dizer que não se lembram. “Eles falam que deu branco, mas o bom entrevistador espera ele se lembrar”, diz a especialista.
Dica: Decepções são parte da vida de qualquer profissional. “Ninguém é super homem”, lembra Elvira. “Ele pode dizer que na época não teve uma boa reação, mas que aprendeu com isso e que fará diferente caso a situação se repita”, diz ela.

7 Idioma
Emmanuele conta que quando um candidato coloca que é fluente em inglês ou em outra língua é comum o recrutador começar a conversar no idioma.
“Ao começar a falar na língua que ele disse que era fluente, já aconteceu de candidato começar a gaguejar pedir para voltar ao português”, lembra.
Esta situação é comum já que o idioma é o item campeão das mentiras no currículo. É o intermediário que é avançado e o avançado que é fluente.
Dica: Antes de colocar que é fluente em um idioma, pense na possibilidade de ter que demonstrar seus conhecimentos ao recrutador. Se não for capaz de desenvolver uma conversa no idioma reconsidere o nível que você apresenta no currículo.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com 

CULPA DO DESTINO

BOM DIA!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

MEU ESPOSO FALECEU E DEIXOU DINHEIRO NA CONTA POUPANÇA DELE. COMO FAÇO PRA SACAR?


Primeiramente necessário fazer o inventário ainda que o falecido não tenha bens em seu nome. Neste caso o inventário será negativo que terá como objetivo comprovar a inexistência de bens a partilhar em nome do falecido. O inventário negativo visa evitar embaraços futuros ao cônjuge sobrevivente e aos herdeiros.
Mas o que é o inventário? O inventário é o procedimento utilizado para apuração dos bens, direitos e dívidas do falecido. Com a partilha é instrumentalizada a transferência da propriedade dos bens aos herdeiros.
Desta forma, o procedimento de inventário é utilizado para regularizar os bens de uma pessoa que faleceu, ou seja, visa formalizar a transmissão da propriedade dos bens constantes no patrimônio do falecido para seus sucessores (herdeiros).
Pois bem, se o falecido tiver deixado herdeiros maiores e capazes, não existir testamento o inventário poderá ser feito em cartório de notas desde que não haja conflito. Caso haja discordância na partilha dos bens o inventário deverá ser judicial. Porém nada impede que se inicie judicialmente e finalize em cartório.
Deste modo, caso exista inventário judicial em andamento, os herdeiros podem, a qualquer tempo, desistir do processo e optar pela escritura de inventário extrajudicial.
Se houver filhos menores ou incapazes o inventário não poderá ser feito em cartório. Porém, havendo filhos emancipados, o inventário pode ser feito em cartório.
Ressalte se que tanto o inventário judicial quanto o inventário extrajudicial necessita da presença do advogado que irá auxiliar a parte que o contratou como os documentos necessários, certidões necessárias, como certidão de ônus expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis (atualizada até 30 dias), cópia autenticada da declaração de ITR dos últimos 5 (cinco) anos ou Certidão Negativa de Débitos de Imóvel Rural emitida pela Secretaria da Receita Federal – Ministério da Fazenda, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) expedido pelo INCRA, como outros. Para os bens móveis: documento de veículos, extratos bancários, certidão da junta comercial ou do cartório de registro civil de pessoas jurídicas, notas fiscais de bens e joias, etc.
Será preciso decidir quem será o inventariante, essa pessoa administrará os bens do espolio (conjunto de bens deixados pelo falecido), e será responsável pelo procedimento. O inventariante irá providenciar a documentação necessária para dar andamento ao inventário.
Geralmente, os inventariantes são os cônjuges ou filhos. E então, fazer o levantamento das dívidas e dos bens.
A lei exige a participação de um advogado como assistente jurídico das partes nas escrituras de inventário. (cartório). Este profissional comparece ao ato na defesa dos interesses de seus clientes. Os herdeiros podem ter advogados distintos ou um só advogado para todos. Caso seja o mesmo advogado para todos os honorários pode ser negociado com o profissional.
A Lei 11.441/07 facilitou a vida do cidadão e desburocratizou o procedimento de inventário ao permitir a realização desse ato em cartório, por meio de escritura pública, de forma rápida, simples e segura. O inventário extrajudicial pode ser feito em qualquer cartório de notas, independentemente do domicílio das partes, do local de situação dos bens ou do local do óbito do falecido. As partes podem escolher livremente o tabelião de notas de sua confiança.
A escritura de inventário (feita em cartório) não depende de homologação judicial. Para transferência dos bens para o nome dos herdeiros é necessário apresentar a escritura de inventário para registro no Cartório de Registro de Imóveis (bens imóveis), no Detran (veículos), no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial (sociedades), nos bancos (contas bancárias) etc.
Assim no caso da pergunta feita no jusbrasil a viúva poderá optar pela via extrajudicial para realizar o inventário do seu marido. Sem a realização do inventário não será possível a movimentação do dinheiro ou saque de FGTS se existente junto a CAIXA ECONOMINA FEDERAL.

Sobrepartilha?                  
Se após o encerramento do inventário os herdeiros descobrirem que algum bem não foi inventariado, é possível realizar a sobrepartilha por meio de escritura pública, observados os seguintes requisitos: (a) herdeiros maiores e capazes; (b) consenso entre os herdeiros quanto à partilha dos bens; (c) inexistência de testamento (desde que não esteja caduco ou revogado), exceto se houver prévia decisão judicial autorizando o inventário em cartório; (d) participação de um advogado.
A sobrepartilha pode ser feita extrajudicialmente, a qualquer tempo, ainda que a partilha anterior tenha sido feita judicialmente e ainda que os herdeiros, hoje maiores, fossem menores ou incapazes ao tempo da partilha anterior.
Se o herdeiro não tiver interesse em receber a herança, a renúncia pode ser feita por escritura pública. Assim é possível renunciar a herança em nome do monte-mor.

Pode ser reconhecida a união estável em inventário?
Se o falecido vivia em união estável, os herdeiros podem reconhecer a existência dessa união na escritura de inventário. Se o companheiro for o único herdeiro ou se houver conflito entre ele e os demais herdeiros, o reconhecimento da união estável deve ser feito judicialmente. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituição de família. O Supremo Tribunal Federal atribuiu às uniões homoafetivas os mesmos efeitos da união estável heteroafetiva. 
                                                                                                       Por Ana Paula Domingues Garcia
Fonte Colégio Notarial do Brasil

domingo, 21 de fevereiro de 2021

DESIDERATA

 

"Vá placidamente por entre o barulho e a pressa e lembre-se da paz que pode haver no silêncio.

    Tanto quanto possível, sem sacrificar seus princípios, conviva bem com todas as pessoas.

    Diga a sua verdade calma e claramente e ouça os outros, mesmo os estúpidos e ignorantes, pois eles também têm sua história. Evite as pessoas vulgares e agressivas, elas são um tormento para o espírito.

    Se você se comparar aos outros, pode tornar-se vaidoso ou amargo, porque sempre existirão pessoas superiores e inferiores a você.

    Usufrua de suas conquistas, assim como seus planos. Manter-se interessado em sua própria carreira, mesmo que humilde, é um bem verdadeiro na sorte incerta dos tempos.

    Tenha cautela em seus negócios, pois o mundo é cheio de artifícios, mas não deixe isso te cegar à virtude que existe. Muitos lutam por ideais nobres e por toda parte a vida é cheia de heroísmo.

    Seja você mesmo. Sobretudo, não finja afeições.

    Não seja cínico sobre o amor, porque apesar de toda aridez e desencantamento, ele é tão perene quanto a relva.

    Aceite gentilmente o conselho dos anos, renunciando com benevolência às coisas da juventude.

    Alimente a força do espírito para ter proteção em um súbito infortúnio. Mas não se torture com temores imaginários. Muitos medos nascem da solidão e do cansaço.

    Adote uma disciplina sadia, mas não seja exigente demais. Seja gentil consigo mesmo.

    Você é filho do Universo, assim como as árvores e as estrelas. Você tem o direito de estar aqui.

    E mesmo que não lhe pareça claro, o Universo, com certeza, está evoluindo como deveria.

    Portanto, esteja em paz com Deus, não importa como você O conceba.

   E, quaisquer que sejam as suas lutas e aspirações no ruidoso tumulto da vida, mantenha a paz em sua alma.

    Apesar de todas as falsidades, maldades e sonhos desfeitos, este ainda é um belo mundo. Alegre-se. Empenhe-se em ser feliz!”

CADA UM NO SEU CAMINHO

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

O CONSUMIDOR E A RESCISÃO DOS CONTRATOS


Muito embora a concorrência no mercado nacional não seja das mais acirradas, existe sempre o receio dos fornecedores de perder clientes para concorrentes. Isso tem levado à adoção, nos contratos de adesão, de mecanismos que desestimulam sua rescisão e, em alguns casos, até mesmo chegam a impedir a desistência, pelo pesado ônus que impõem ao bolso dos consumidores.
A iniciativa mais comum é a de impor multa pela rescisão antecipada do contrato. Se o prazo avençado é de um ano, a sua rescisão antecipada implicará no pagamento de um determinado valor. Essa previsão é até legal, dependendo do valor da multa e se a penalidade for prevista para ambos os contratantes. Se a disposição contratual estabelece a punição apenas do consumidor, no caso de desistência, configura cláusula abusiva, porque a penalidade deve ser bilateral.
Um diferencial do contrato de consumo é que o arrependimento do fornecedor é restrito, porque se esse recusar cumprimento à oferta poderá ser compelido judicialmente a fazê-lo. Na prática, no entanto, o arrependimento ocorre e complica a vida do consumidor.
A imposição da penalidade deve sempre ser proporcional ao tempo pendente do contrato, ou seja, a multa deve ser significativamente reduzida se praticamente já decorreu todo o prazo contratual.
A multa pela rescisão antecipada só se justifica também se o consumidor auferiu alguma vantagem com aquela contratação ou se o fornecedor vai perder alguma coisa com o destrato. No geral, tratando-se o contrato de um acordo de vontades, quando o consumidor não quer mais, não poderá ser obrigado a continuar com o contrato e nem mesmo poderá ser punido por deixá-lo.
São comuns, ainda, as "cláusulas de fidelização". Costumam elas decorrer de alguma vantagem oferecida no ato da contratação como, por exemplo, fornecimento do aparelho pela operadora de telefonia ou isenção do preço de instalação, no caso da TV a cabo. Sem vantagem, elas não possuem sentido algum.
Ainda assim, é pressuposto da fidelização a qualidade do serviço, porque ninguém pode ser obrigado a manter contrato de prestação de serviço ineficiente. A ineficiência do serviço é motivo para a rescisão antecipada do contrato, independentemente do pagamento de qualquer multa.
Nunca um contrato pode prever que o consumidor, caso venha a desistir, perderá todas as prestações já pagas, porque isso é expressamente proibido pelo art. 51, II do CDC.
Quando contrata, um consumidor dificilmente pensa na desistência. Entretanto, sempre é bom verificar antes quais as condições nesse caso, a fim de evitar aborrecimentos futuros.
Na dúvida, deve-se optar por um contrato de menor duração, a fim de experimentar o serviço, para ter a certeza de que será benéfica uma contratação de maior duração, porquanto a desistência será mais custosa.
Por Arthur Rollo
Fonte Migalhas

BOM DIA!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

7 MANEIRAS DE SER HACKEADO FACILMENTE

De vírus às lan houses, conheça as formas mais simples de ter o PC invadido

Nunca a segurança na internet foi tão discutida: o número de golpes em busca de seus dados virtuais aumentou consideravelmente, os vírus estão espalhados em cada canto da rede e nem seu computador pessoal pode ser um local seguro.
E o melhor jeito de combater essas ameaças é conhecendo o inimigo – no caso, as maneiras e possibilidades de ter seu computador invadido ou bagunçado por hackers. O site Technology Review listou sete deles, além de dar algumas dicas sobre como (tentar) ficar seguro na web. A maioria dos itens não chega a ser uma novidade, mas nunca é demais relembram e prevenir o internauta.

Infecção via malware
Essa aqui é óbvia, mas é extremamente comum: vírus em geral, rootkits, trojans e worms podem infectar seu PC, roubar dados, encher a máquina de spams. Isso não só atrapalha totalmente sua navegação, mas também pode dar o controle dela a um hacker mal-intencionado.                                                                         
A novidade é que ele, atualmente, esse tipo de ameaça está deixando de acompanhar apenas alguns programas e sites especiais, passando também para redes sociais como o Facebook e aparelhos portáteis, como os que rodam Android. Desse modo, nem mesmo um bom antivírus é capaz de proteger alguém de todos os perigos.

O bom e velho Windows XP
A era dessa versão do sistema operacional da Microsoft acabou. Por mais simpático, veloz, fácil de usar e barato que ele seja, o Windows XP já “deu o que tinha que dar” – tanto que já está até com a data de validade cada vez mais próxima e já foi ultrapassado pelo Windows 7.
O problema com ele é a segurança: a proteção nessa versão é muito menor do que nos modelos com Vista ou 7, que possuem aplicativos compatíveis e sistemas próprios do Windows que nunca serão incluídos no XP. Técnicas mais avançadas de invasão, portanto, tem muito mais chance de darem certo nessas máquinas.

Computadores compartilhados
Locais como lan houses, shoppings, bibliotecas, colégios e hotéis contam com uma série de computadores com internet e até alguns joguinhos. Mas não caia nessa propaganda e só os utilize em situações de emergência.
Você não sabe se apenas pessoas bem intencionadas mexeram na máquina antes. Além de inúmeros malwares que não foram colocados lá por você, esse tipo de PC pode contar com um keylogger externo ou outras táticas de invasão que podem roubar seus dados em um piscar de olhos. Além disso, muitos deles ainda rodam Windows XP – o que é mais um motivo para deixá-los de lado.

Wi-Fi aberto
Esse perigo pode estar até em sua casa, caso você more em um apartamento ou sua conexão alcance um terreno fora da residência. Ao não proteger sua conexão, seus dados ficam igualmente livres até para hackers amadores que acessarem a internet pelo mesmo ponto de acesso. Navegar em sites criptografados (que utilizam HTTPS e não são muitos) é o único jeito mais seguro, caso você não coloque uma senha na rede.

O temido man-in-the-middle
O man-in-the-middle é um formato de ataque perigoso e difícil de ser detectado, já que tenta mostrar ao seu computador que está tudo correndo normalmente. Ele é capaz de roubar seus dados ao introduzir um site malicioso entre sua navegação segura, fazendo sua máquina mandar dados para o local errado (no caso, para um hacker).

Mesma senha para tudo    
Por pior que seja a sua memória, você nunca pode manter o mesmo código de acesso para emails, redes sociais, jogos online e bancos. Variar a senha (e escolher uma sequência segura) são essenciais, pois você nunca sabe quando um site do qual você participa e é cadastrado será invadido, expondo seus dados pessoais (incluindo as senhas) para qualquer um.

Phishing
Esta técnica de invasão o Tecmundo já discutiu, mas ela continua sendo um dos maiores perigos da internet. Ao falsificar o site de bancos, companhias aéreas ou redes sociais, os invasores fazem com que você envie nome de usuário, senha ou dados da conta-corrente para eles sem nenhum esforço.

O que eu posso fazer?
 O Technology Review cita algumas dicas para você evitar ao máximo essas invasões:
- Seja inovador e fique ligado nas novidades da segurança digital. Procure produtos e aplicativos inovadores, capazes de protegerem o PC das mais novas ameaças.
 - Esteja em alerta constante: saiba a origem do link ou programa que seu amigo mandou antes de clicar e escolha bem a sua senha.
- Sempre tenha cópias em seu computador de documentos que você considera importantes, porém estão apenas na nuvem. Quem acessar suas contas podem deletar esses arquivos para sempre.
Por Nilton Kleina
Fonte TecMundo.com.br

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

5 ATITUDES PARA CONSEGUIR ESTUDAR MAIS EM MENOS TEMPO

Perdendo tempo precioso de estudo com distrações? Veja as dicas para ajustar o foco e tornar as horas em frente aos livros bem mais efetivas

Assuntos complexos forçam a mente a trabalhar mais, comece por eles, indica a especialista

Basta sentar-se à mesa rodeado de apostilas e livros para se dar conta de que a dedicação aos estudos para concursos públicos exige um poder de concentração para lá de afiado.
Na base da falta de foco estão velhos e novos vilões. O som hipnotizante da televisão, o toque repetitivo do celular, redes sociais e aplicativos de mensagens (como o WhatsApp) são alguns deles.
No entanto, vencê-los é apenas questão de (muita) força de vontade. Afinal, basta apertar o botão desligar para ter a certeza de não ser interrompido.
Mas e quando é o pensamento que insiste em voar longe levando o concurseiro a adiar a leitura de uma doutrina do Direito ou a resolução daqueles exercícios “cascudos” de raciocínio lógico?
Se a raiz da distração está fincada dentro da sua cabeça, algumas atitudes antes e durante o período de estudos podem ajudar. Veja o que Juliana Pivotto, sócia diretora da Nova Concursos, sugere para aumentar o poder de concentração e conseguir estudar mais em menos tempo.

Antes
1 Preste atenção ao fluxo de respiração
Sim, investir 2 minutos da sua atenção (apenas) no ritmo da respiração pode ser decisivo para baixar a ansiedade e melhorar a concentração.
“É um exercício simples, que dá para fazer em casa e baixar a adrenalina”, diz Juliana. Experimente alongar o tempo de inspiração e, sobretudo, o de expiração durante estes minutos.

2 Foque em um ponto estático
O esvaziamento da mente é um dos pressupostos da meditação cujo objetivo é conectar o praticante ao momento presente. Seus benefícios para ativar a capacidade de foco são propagados há milhares de anos.
Para se ter uma ideia, na época do julgamento do mensalão, o então ministro do STF, Ayres Britto, contou que 30 minutos diários de meditação bastavam para encarar com serenidade a pressão e a pesada carga de trabalho.
Nunca tentou? Para começar, imagine, por alguns minutos, a chama de uma vela e tente controlar o movimento com a mente. “O desafio é não pensar em mais nada, o que é bem difícil”, diz Juliana.

Durante
3 Vá logo ao limite da sua capacidade mental
Com mais tranquilidade, é hora de partir para os livros e apostilas. Mas não comece pelo caminho mais fácil, ou seja, aquela matéria que você já domina.
Na opinião de Juliana, assuntos complexos forçam a mente a trabalhar mais. “Quanto mais difícil, mais você terá que se concentrar e, assim, seu cérebro permitirá menos brechas para a distração”, recomenda.

4 Faça do estudo um jogo
Criar um esquema de “auto premiação” pode ser o empurrãozinho que faltava para continuar motivado, segundo Juliana.
Venceu um tópico daquela doutrina complicada? Gabaritou a lista de exercícios? Ponto para você.
Estabeleça uma lista metas, e à medida que elas forem cumpridas, dê a si mesmo pequenos “presentes”, como pausas e momentos para estudar sua matéria preferida, por exemplo.

Depois
5 Anote o que tira a sua concentração
Conhecer o “inimigo” é o primeiro passo para superá-lo. Por isso, Juliana indica também um exercício de autoconhecimento.
A ideia é verificar o que o tira do foco e criar suas próprias estratégias para não se deixar vencer pela distração.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com

sábado, 6 de fevereiro de 2021

BOA NOITE

CUIDADOS COM O GATO FILHOTE

 Que alegria um bebê felino em nossa casa!

Você acaba de adquirir um gatinho lindo que vai lhe fazer companhia durante muitos anos e para que essa relação seja maravilhosa, é importante saber quais as necessidades e os cuidados que seu gato vai exigir durante os primeiros meses de vida. Segue aqui um guia com dicas de alimentação e manejo que será útil para que você entenda melhor o seu gato e estabeleça com ele uma convivência harmoniosa.

Alimentação
Gatos são super seletivos quanto à alimentação. Tente continuar oferecendo a mesma ração que o seu filhote já comia anteriormente. Depois você poderá mudar de ração aos poucos para não causar nenhum estresse ao animal. Essa mudança deve ser gradual. Comece oferecendo em maior quantidade a ração antiga e aos poucos vá aumentando a quantidade da ração nova, até que ofereça apenas a nova. Caso você desconheça a ração que ele comia antes, ofereça a nova ração em pequenas quantidades facilitando dessa forma a adaptação do animal ao novo alimento.

Lembre-se
Filhotes deverão comer ração para filhotes até 1 ano de vida. São rações balanceadas especialmente para garantir um bom desenvolvimento muscular, ósseo, além de promover uma pelagem bonita etc.
Deixe sempre água fresca a disposição do seu gato e troque essa água regularmente. Gatos gostam de limpeza, por isso mantenha os recipientes de água e comida sempre limpos e longe da liteira.

Liteira
É o nome dado à bandeja sanitária do gato, local onde ele fará suas necessidades. Deve ser limpa diariamente. O gato tem o hábito de cavar e esconder seus excrementos, por isso escolha uma caixa de bordas altas e encha a liteira com uma areia sanitária própria para gatos. A areia deve ser substituída em média 3 vezes por semana, mas isso vai depender da qualidade da areia. Existem várias marcas e preços que diferem na capacidade de absorção da areia. Se você tiver mais de um gato, é melhor que tenha mais de uma bandeja sanitária.

Cama
Gatos gostam de dormir em um local confortável. Você pode adquirir uma caminha em lojas especializadas ou colocar uma caixa de papelão com algum acolchoado que ele também vai adorar! Mantenha a caminha em um local limpo e sem correntes de ar.

Brinquedos
Seu gatinho vai brincar com tudo o que ele achar pela frente. Existem vários brinquedos para gatos disponíveis em pet shops, mas uma simples bolinha de papel ou um novelo de lã farão muito bem esse papel e, o melhor, sem gastos! É importante que você ofereça estes brinquedos apenas quando estiver perto do animal para evitar que ele engula fiapos de lã ou pedaços de papel.

Coleira
É sempre bom acostumar o seu gato desde filhote com uma coleira que pode ser de um material leve e elástico. A coleira serve para identificar o seu animal em caso de perda ou acidente.

Arranhadores
São importantíssimos, pois permitem que o animal gaste as suas garras em um local apropriado para isso, evitando assim arranhar móveis, sofás, cortinas... Tenho certeza que você concordará comigo!

Vacinas
Este sem dúvida é o principal cuidado que você deverá ter com seu gato filhote, pois evitará que ele contraia doenças que muitas vezes são fatais por difícil tratamento. Prevenir é sempre melhor que remediar.
Gatos filhotes são como crianças que precisam aprender tudo principalmente os limites, ou seja, aquilo que podem ou não pode fazer. Ao fazer alguma coisa errada repreenda o seu gato imediatamente para que ele possa associar a bronca ao que foi feito e não repetir mais.

"O segredo da felicidade não é fazer sempre o que se quer,
mas querer sempre o que se faz'".
(Leon Tolstói)

Por Camila Carnicelli - Médica Veterinária

O GATO E A ESPIRITUALIDADE

NÃO DEIXE

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

APOSENTADO COM PROBLEMA CARDÍACO TEM DIREITO À ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

                                       

Aposentados com problemas cardíacos têm direito à isenção do Imposto de Renda sobre proventos da aposentadoria. O entendimento é do desembargador Roger Raupp Rios, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Mesmo com apresentação de laudo médico mostrando o uso de marca-passo e a ocorrência de arritmias cardíacas, o pedido de isenção tinha sido negado em primeira instância sob o argumento de que o autor não demonstrou, de forma clara e inequívoca, ser portador de cardiopatia grave.

Ao revisar a decisão de primeiro grau, no entanto, Rios afirmou que o laudo médico juntado aos autos é suficiente para que a solicitação do idoso seja atendida.

"Nos termos da jurisprudência do STJ e desta Corte, o controle da moléstia não é impedimento para a concessão da benesse ora postulada, posto que, antes de mais nada, deve se almejar a qualidade de vida do paciente, não sendo plausível que, para fazer jus ao benefício, necessite o postulante estar adoentado ou recolhido no hospital", disse o magistrado.

Ainda segundo o desembargador, para a concessão da isenção é necessário apenas o cumprimento de dois requisitos pelo contribuinte: receber proventos de aposentadoria ou reforma e estar acometido de uma das doenças listadas no artigo 6º da Lei 7.713/88.

"Tal isenção tem cabimento a partir do momento em que comprovada a moléstia, independentemente de ter havido requerimento expresso ou comprovação perante junta médica oficial. Verifica-se que a lei exige, tão somente, o diagnóstico das doenças ali elencadas para a concessão de isenção. Desnecessária, portanto, prova da presença de sintomas, incapacidade total ou internação hospitalar para o deferimento ou manutenção da isenção."

OBSTÁCULOS

Segundo o advogado Paulo Liporaci, especialista em Direito Administrativo e sócio de um escritório que leva o seu nome, o maior obstáculo para a isenção ainda é o fato de muitos aposentados não saberem que têm direito a ela. O especialista não atuou no caso concreto julgado pelo TRF-4.

"Assim como nos casos de carcinoma, de mal de Alzheimer e de cegueira monocular, a maioria dos idosos que possui implante de marca-passo no coração faz jus a esse benefício fiscal", explica.

Ainda segundo ele, ao isentar o Imposto de Renda que incide sobre proventos de aposentadoria e de pensão dos inativos portadores de doenças graves, o legislador buscou garantir que os beneficiários tivessem maior disponibilidade financeira para arcar com os elevados custos envolvendo saúde.

"O direito à isenção pode ser reconhecido através de requerimento administrativo, a ser apresentado perante a fonte pagadora dos proventos. A administração pública costuma negar o pedido, de modo que se torna mais vantajoso ajuizar uma medida judicial antes mesmo do requerimento administrativo, para que o idoso não perca tempo."

Para ler a decisão: https://www.conjur.com.br/dl/aposentado-problema-cardiaco-direito.pdf

5046259-18.2020.4.04.0000

 Por Tiago Ângelo

Fonte Consultor Jurídico

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

PERDEU A CARTEIRA DE TRABALHO? SAIBA COMO RECUPERAR OS REGISTROS DOS EMPREGOS E USÁ-LOS PARA SE APOSENTAR

Segurado pode buscar outras provas que comprovem tempo de contribuição para garantir o benefício

1- CONFIRA O CADASTRO DO INSS
Consulte primeiro o Extrato de Vínculos do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Se o INSS tem as contribuições registradas, o problema estará resolvido.

COMO CONSULTAR?
Internet - Acesse o site meu.inss.gov.br - clique em "Extrato Previdenciário (CNIS)". É necessário preencher um cadastro e gerar uma senha de acesso.
Posto - O segurado pode pedir o CNIS em um posto do INSS, sem agendamento. Algumas unidades fornecem apenas uma senha para facilitar o acesso pela internet.

2- REUNA PROVAS
Se algum registro de emprego não está no CNIS, o INSS pedirá um ou mais documentos da lista abaixo:
a) Ficha de registro ou livro de registro de empregados, onde conste os dados do trabalhador;
b) Declaração da empresa, devidamente assinada e identificada;
c) Cartão, livro ou folha de ponto do trabalhador acompanhada de declaração da empresa;
d) Contrato individual de trabalho;
e) Termo de rescisão ou comprovante de recebimento do FGTS;
f) Extrato analítico de conta vinculada do FGTS, carimbado e assinado pela Caixa Econômica Federal;
g) Recibos de pagamento, com identificação do empregador e do empregado.

SE A EMPRESA FECHOU?
Fichas e livros de registro são muito pedidos pelo INSS para a comprovação de vínculo de emprego.
Esses documentos ficam com as empresas, quando elas ainda estão em atividade.
Se a empresa fechou, o responsável pode ser encontrado com a ajuda da Junta Comercial.

3 - COMPROVE PERÍODOS EM OUTRAS ATIVIDADES
Existem ainda documentos que podem comprovar atividades que aumentam o tempo de contribuição. Confira:
a) Certidão de tempo de contribuição, para funcionário público que quer se aposentar pelo INSS.
b) Certificado de reservista, para quem prestou serviço militar.
c) Certidão de tempo de aluno-aprendiz.
Por Michael Moreira
Fonte INSS e JUCESP