A prática advocatícia tem mudado através dos
anos. Mas ainda é personificada na figura do advogado. Com o foco voltado para
ele, como o advogado deve agir na gestão para o escritório de advocacia, já que
entende-se que dele depende o sucesso ou o fracasso do empreendimento?
Não existe uma resposta fácil, nem
totalmente certa para essa pergunta. O que há são direcionamentos que podem
contribuir para alcançar soluções capazes de conduzir para o caminho do
crescimento. As dicas que constam abaixo podem ser consideradas como algumas
das setas apontando o caminho. Mas é você quem decide se é interessante segui-las.
1 - Construção da
marca
A construção da marca é a primeira
preocupação do advogado. Sem isso, pouca importância tem a gestão para o
escritório de advocacia, pois é muito provável que não haverá nada para gerir.
A sociedade em que vivemos valoriza muito o
nome. E é em cima do nome que o advogado deve trabalhar a sua marca jurídica. É
a construção desse nome e o posicionamento dele no mercado darão o norte para a
gestão. Assim como a gestão é que ajudará a posicionar a marca, em uma via de
mão dupla.
2 - Atendimento ao
cliente
Os escritórios de advocacia maiores e mais
atuais atendem os clientes de uma maneira semelhante às agências de publicidade:
carteira de clientes.
Dessa forma, o escritório reúne as demandas
de todos os clientes que necessitam de assessoria jurídica especializada em
Direito trabalhista, por exemplo, para serem atendidos por um grupo de
advogados especialistas que atuam sob a tutela de um líder. É com esse líder
que os clientes entram em contato quando necessitam de algo.
3 - Imagem perante o
público
Em tempos de redes sociais, é preciso cuidar
com a autoimagem. Muitos advogados usam esses canais para desvalorizar a
própria profissão, reclamar dos resultados obtidos e não demonstram nenhuma
atitude para mudar. Será esse o tipo de profissional que uma empresa ou uma
pessoa contrata para si?
Embora a advocacia tenha os seus problemas e
a Justiça brasileira também, o foco precisa estar na resolutividade, em fazer
diferente.
Advogados que demonstram satisfação com a
profissão e em trabalhar para que o ideal de Justiça seja alcançado é o tipo de
profissional com que as pessoas esperam contar e com quem mantém relações
duradouras.
4 - Contratar
pessoas proativas
Não há como pensar a gestão para o
escritório de advocacia sem passar pela gestão de equipe.
Uma equipe integrada por pessoas com
iniciativa e disposição para trabalhar tende a performar melhor. Para a gestão
para o escritório de advocacia, isso significa mais ganhos e mais envolvimento
com questões estratégicas.
Por isso, enquanto se planeja a gestão do
escritório, dedicar tempo pensando no perfil das pessoas que se irá gerir é uma
questão tática.
Pessoas que costumam se destacar e desejar o
crescimento são aquelas que têm iniciativa. É preciso reconhecer esses talentos
e um teste pode ajudar. É possível pedir para os advogados escreverem uma
petição para determinado processo, por exemplo.
Digamos que um buscou um caso semelhante, um
modelo pronto e elaborou a petição. E o outro pegou o processo, leu, tirou as
próprias conclusões e com base nisso redigiu a petição. Qual tem mais chances
de ser proativo e motivar-se para crescer?
5 - Definir área de
atuação
Encontrar a área de atuação é algo
indispensável nos tempos atuais. Antes, os advogados atendiam a todas as
demandas. Mas, conforme as relações foram alteradas e a sociedade se organizou
de outras formas, os advogados tiveram de se adaptar a esses novos modelos.
Os profissionais do Direito passaram, então,
a ter de buscar uma especialidade em algo e a enxergar as oportunidades de
mercado para definir em que área atuar e como atuar. Ter esses dois pontos
definidos é insumo para a gestão para o escritório de advocacia.
6 - Planejar o
faturamento
Os escritórios correm um grande perigo
quando dependem de apenas um ou dois clientes para garantir o faturamento. O
que acontece quando esses clientes encerrarem o contrato com o escritório?
A chave para que essa situação não ocorra é
pulverizar o faturamento, ou seja, ter contrato com empresas diversas. É dessa
forma que a chance de se manter no mercado de advocacia se eleva e os riscos
diminuem.
Algo que pode ser feito nesse sentido é
mapear as empresas ou pessoas físicas que se deseja ter como cliente e traçar
estratégias de aproximação para que um possível contrato seja efetivado. Há
maior segurança na independência financeira.
E conforme o escritório ganhar maturidade no
mercado, outras formas de gestão poderão ser implantadas para que o escritório
ganhe cada vez mais espaço de atuação.
Fonte Cofre Virtual