terça-feira, 19 de setembro de 2023

DICAS PARA CURRÍCULO

VALORIZE AS MAIS RELEVANTES E MANTENHA O CURRÍCULO SEMPRE ATUALIZADO

Ter um bom currículo e adequado aos padrões dos modelos mais comuns é a melhor estratégia para quem quer se realocar no mercado de trabalho. Para isso, é preciso manter o documento sempre atualizado e caprichar nas informações. Colocar corretamente a experiência profissional no currículo é fundamental então para se ter chances entre os recrutadores.
Entre ter cautela para escrever as informações necessárias e ser honesto, é preciso ainda saber como distribuir a experiência profissional no currículo. Isso sem exagerar nas qualificações e buscando números e estatísticas para comprovar suas habilidades.

DESCREVENDO SUA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO CURRÍCULO
A primeira dica na hora do candidato informar a experiência profissional no currículo é bem básica: corte informações irrelevantes e só coloque aquilo que, realmente, vai contar na hora de conseguir a vaga. Caso o candidato tenha muitas experiências, é preciso fazer uma curadoria para que o documento não fique muito extenso.
Na dúvida, o profissional deve colocar pelo menos as empresas que trabalhou nos últimos 10 anos, priorizando as três ou quatro mais recentes. Destaque, por exemplo, as experiências que tenham mais relação com os seus objetivos profissionais atuais. E omita as mais antigas e as de curta duração.
Isso vale mais para currículos impressos ou enviados por e-mail no formato PDF. No caso de CVs online como o do LinkedIn, a extensão do documento não é um problema.

REGRAS DE ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS
A partir daí, é preciso seguir uma série de regras de organização dos dados nos modelos de currículos mais comuns. A ordem cronológica das experiências é uma das principais. As experiências profissionais devem ser dispostas no documento da mais recente para a mais antiga. Isso vale, inclusive, para o caso do candidato estar trabalhando atualmente.
Em seguida, o candidato deve indicar uma série de informações básicas sobre suas experiências, destacando dados introdutórios e de contextualização sobre as empresas por onde passou. Entre eles estão o nome e nacionalidade da empresa, bem como seu segmento e porte. Caso tenha sido uma experiência em outro país, é também importante deixar isso claro.
Outras informações que não podem faltar são o período de início e término da experiência e o cargo que o candidato desempenhou. Essa descrição deve conter ainda as principais atividades e resultados conquistados na empresa, caso de uma mudança de função ou promoção de cargo, por exemplo.

VALORIZE SUA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO CURRÍCULO
Depois da parte mais burocrática e que deve ser seguida à risca, é importante que o candidato também valorize suas experiências. Existem algumas formas de deixá-las mais atraentes aos olhos dos recrutadores. Uma delas é usar a voz ativa para deixar a leitura mais rápida e direta.
Usar palavras-chave descritas no anúncio das vagas ao longo das experiências é outra estratégia que pode ajudar o candidato a conquistar o cargo desejado. Isso funciona, particularmente, em currículos online, tornando-os mais fáceis de serem encontrados por ferramentas de busca.
Por último e não menos importante: mostre evidências de seus resultados e use números e estatísticas para chamar a atenção dos recrutadores. E muita boa sorte!

Fonte Dicas de Emprego