segunda-feira, 25 de junho de 2018

ADVOGADOS PODERÃO REQUERER SERVIÇOS DO INSS PELA INTERNET, APÓS PARCERIA COM A OAB


Os advogados do Rio poderão fazer o requerimento de serviços do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pela internet, por meio do INSS Digital. Com isso, poderão tratar de assuntos relacionados a aposentadorias rural e urbana (por idade e por tempo de contribuição), pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão, atualização de cadastro, recurso e revisão de benefícios, além de pedir cópias de processos.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o instituto e a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ) será assinado nesta quinta-feira, dia 21. O acesso dos advogados será feito pelo portal www.inss.gov.br. Caberá à OAB/RJ cadastrar os profissionais que poderão requerer os serviços à distância, sem precisar comparecer a uma agência previdenciária.
Parcerias como essa, segundo o INSS, pretendem dar mais agilidade e eficiência ao atendimento aos cidadãos. De acordo com o órgão, o Estado do Rio já tem mais de 80% de suas unidades com o novo sistema on-line de concessão de benefícios.

Casos em que já há concessão automática
Hoje, os pedidos de benefício de salário-maternidade e aposentadoria por idade (e, em alguns casos, também de aposentadoria por tempo de contribuição) já podem ser feitos pela internet, pelo "Meu INSS" e pelo telefone 135. Somente se for necessário, o trabalhador (ou seu representante legal) é chamado a uma agência do INSS perto de sua casa.
De acordo com o INSS, nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constam nos sistemas do INSS, é possível a concessão automática do benefício, isto é, à distância, sem a necessidade de comparecimento ao posto.

INSS Digital
Além disso, o instituto vem implantado em suas agências o sistema INSS Digital. Dentro desse modelo, em muitos casos, o segurado ainda precisa ir pessoalmente em uma unidade. Nessa ocasião, apenas leva os documentos para serem escaneados no dia do atendimento agendado.
As cópias digitais são encaminhadas a um polo de concessão, que analisa o pedido de benefício. Enquanto isso, o trabalhador recebe o número do protocolo de requerimento para acompanhar o andamento do processo pela internet ou pelo telefone.
Os cidadãos podem agendar serviços, obter extratos e fazer consultas on-line no endereço www.inss.gov.br.

MEU INSS
Para poder fazer as operações disponíveis no 'Meu INSS', vale destacar que é preciso um cadastro no serviço, que pode ser feito entre três e cinco minutos. O segurado precisa informar nome completo, CPF, data e local de nascimento e nome da mãe para que o sistema gere uma senha de acesso provisório. Assim que o login for efetuado, aparecerá uma mensagem instruindo o segurado a criar a própria senha.
Depois desse processo, o segurado já pode conferir todos os serviços oferecidos pelo portal, como simulação do tempo que falta para a aposentadoria, agendamentos e extratos, entre outros.
Também existe a possibilidade de baixar o app Meu INSS pelo smartphone. O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android. Para realizar o download, basta acessar o Google Play Store e clicar no botão “Instalar”.

Fonte O Extra Online