Os advogados do Rio poderão fazer o
requerimento de serviços do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pela
internet, por meio do INSS Digital. Com isso, poderão tratar de assuntos
relacionados a aposentadorias rural e urbana (por idade e por tempo de
contribuição), pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão, atualização
de cadastro, recurso e revisão de benefícios, além de pedir cópias de processos.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o
instituto e a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ) será
assinado nesta quinta-feira, dia 21. O acesso dos advogados será feito pelo
portal www.inss.gov.br. Caberá à OAB/RJ
cadastrar os profissionais que poderão requerer os serviços à distância, sem
precisar comparecer a uma agência previdenciária.
Parcerias como essa, segundo o INSS, pretendem
dar mais agilidade e eficiência ao atendimento aos cidadãos. De acordo com o
órgão, o Estado do Rio já tem mais de 80% de suas unidades com o novo sistema
on-line de concessão de benefícios.
Casos em que já há
concessão automática
Hoje, os pedidos de benefício de salário-maternidade
e aposentadoria por idade (e, em alguns casos, também de aposentadoria por
tempo de contribuição) já podem ser feitos pela internet, pelo "Meu INSS"
e pelo telefone 135. Somente se for necessário, o trabalhador (ou seu
representante legal) é chamado a uma agência do INSS perto de sua casa.
De acordo com o INSS, nos casos em que as
informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já
constam nos sistemas do INSS, é possível a concessão automática do benefício, isto
é, à distância, sem a necessidade de comparecimento ao posto.
INSS Digital
Além disso, o instituto vem implantado em
suas agências o sistema INSS Digital. Dentro desse modelo, em muitos casos, o
segurado ainda precisa ir pessoalmente em uma unidade. Nessa ocasião, apenas
leva os documentos para serem escaneados no dia do atendimento agendado.
As cópias digitais são encaminhadas a um
polo de concessão, que analisa o pedido de benefício. Enquanto isso, o
trabalhador recebe o número do protocolo de requerimento para acompanhar o
andamento do processo pela internet ou pelo telefone.
Os cidadãos podem agendar serviços, obter
extratos e fazer consultas on-line no endereço www.inss.gov.br.
MEU INSS
Para poder fazer as operações disponíveis no
'Meu INSS', vale destacar que é preciso um cadastro no serviço, que pode ser
feito entre três e cinco minutos. O segurado precisa informar nome completo, CPF,
data e local de nascimento e nome da mãe para que o sistema gere uma senha de
acesso provisório. Assim que o login for efetuado, aparecerá uma mensagem
instruindo o segurado a criar a própria senha.
Depois desse processo, o segurado já pode
conferir todos os serviços oferecidos pelo portal, como simulação do tempo que
falta para a aposentadoria, agendamentos e extratos, entre outros.
Também existe a possibilidade de baixar o
app Meu INSS pelo smartphone. O aplicativo está disponível para celulares com
sistema operacional Android. Para realizar o download, basta acessar o Google
Play Store e clicar no botão “Instalar”.
Fonte O Extra Online