Se
os números não mentem, advogados que precisam conquistar clientes mas não usam
mídias sociais para se promover estão dormindo. Afinal, 87% dos americanos usam
a internet — No Brasil, a cifra é de 58%. Desse universo, nos EUA, 99% da
população com renda acima de US$ 75 mil por ano — ou seja, aqueles que podem
pagar advogados — usam a internet regularmente. Entre toda essa população
adulta online, 77% usa a mídia social.
Advogados
que ainda não usam mídias sociais para promover seus escritórios precisam
acordar e desenhar estratégias para conquistar clientes, diz especialista.
As
redes sociais são das ferramentas de marketing mais valiosas para advogados e
escritórios de advocacia principalmente porque não têm custo. Além disso, é
mais fácil encontrar um público (e, quem sabe, seguidores) nelas do que por
meio do site do escritório, que exige técnicas mais apuradas.
Mas
é preciso saber como usar a mídia social para promover o escritório. A advogada
e professora de Direito Daliah Saper, fundadora da Saper Law Offices, uma banca
que atua nas áreas propriedade intelectual, mídia digital, entretenimento e
empresarial, e que se dedica a desenvolver a “banca do Século XXI”, sugere
quatro medidas que podem ajudar o advogado a cumprir esse objetivo.
1. Qual é a melhor plataforma de mídia social para ser
explorada? Todas. Pesquisa da
Pew Research Center de novembro de 2016 mostrou que 79% dos internautas usam o
Facebook; 32%, o Instagram; 31%, o Pinterest; 29%, o Linkedin; e 24%, o
Twitter. Mas esse ranking de popularidade não deve orientar suas escolhas. Você
deve tomar posse de todas essas “propriedades” online e também do Snapchat, que
não entrou na lista da Pew. Não custa nada se registrar e começar a
usufruí-las.
2. Desenvolva essas “propriedades” online criando e organizando conteúdo apropriado
para cada plataforma. Certifique-se de oferecer a seus leitores informações
valiosas, que refletem seus conhecimentos e mostre a capacidade do escritório.
A qualidade do conteúdo é mais importante do que a quantidade de postagens.
Alguns
conteúdos podem ser postados em todas as plataformas, enquanto outros devem ser
específicos para cada uma. A advogada diz que posta notícias de terceiros que
valem a pena ser lidas, com um título e com link para a fonte, no Facebook,
Linkedin e Twitter. Mas prefere postar imagens, incluindo fotos interessantes
do escritório, no Instagram.
As
diversas plataformas da mídia social também servem para o advogado escrever uma
“chamada” (como as chamadas de capa dos websites noticiosos) com link para um
blog ou artigo publicado no site da banca.
Ela
usa o software Hootwuite para racionalizar ou programar todas as postagens nos
diferentes sites de mídia social ao mesmo tempo.
3. Crie interesse em suas “propriedades” através de networking virtual. O melhor
conteúdo do mundo não funciona se não for descoberto na rede. Por isso, imagine
maneiras de popularizar suas postagens. Pode começar por adicionar familiares,
amigos, colegas, conhecidos, atuais clientes e pessoas que encontra em reuniões
sociais e eventos.
O networking
(formação de relacionamentos) online é semelhante ao networking do mundo real,
mas você pode fazê-lo do conforto do escritório ou de sua casa. Um benefício
adicional é o de que você pode filtrar, mais facilmente, o seu público-alvo.
Entenda e use hashtags. Elas permitem seguir tópicos específicos ou eventos, sem ter
de peneirar uma enormidade de conteúdo irrelevante. A navegação pela mídia
social com o uso de hashtags o ajuda a encontrar pessoas com interesses em temas
específicos.
4. Seja consistente. Crie uma estratégia de mídia social (onde você deve postar o
que, quando e com qual frequência) e a siga. Conforme as mídias sociais
evoluem, sua capacidade de se promover e ao seu escritório a públicos maiores e
mais diversificados também evolui.
Por
João Ozorio de Melo
Fonte
Consultor Jurídico