terça-feira, 5 de dezembro de 2017

CINCO MEDIDAS PARA TOMAR ANTES DE COMPRAR UM CARRO USADO

Revisão do estado de manutenção de itens essenciais do veículo pode evitar problemas futuros e gastos consideráveis; veja seis recomendações de especialista

Antes da comprar o carro usado, você tomou todos os cuidados para ter certeza de que lataria e mecânica estavam em ordem. Agora, com o veículo já na sua garagem, é hora de levá-lo ao mecânico para fazer a revisão mais aprofundada.
E se ele estiver fora da garantia, o cuidado deve ser redobrado, pois nunca se sabe com certeza como foi feita sua manutenção. A seguir, Silvio Ricardo Candido, diretor do Sindirepa-SP (sindicato de oficinas independentes), e Francisco Satkunas, diretor da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), explicam tudo o que deve ser verificado na convivência com sua nova compra.

Óleo do motor
Se você conhecia o antigo dono, ou tinha boas referências dele, talvez nem precise trocar o lubrificante. Especialmente se o veículo ainda for novo. Mas esse é o tipo de cuidado que sempre vale a pena ter. Substituir o óleo o ajuda a manter o controle: você terá certeza de que o motor está usando o lubrificante recomendado pelo fabricante e que o intervalo de troca está correto.

Filtros
Estejam eles novos ou não, a substituição de todos os elementos filtrantes (ar, óleo, antipólen e de combustível) lhe dará a certeza de que o automóvel está respirando e funcionando tão bem quanto poderia. É um cuidado eficaz e bem barato.

Correias
“Com uma volta, o mecânico já consegue ver se as correias têm qualquer tipo de rachadura. Muita gente, por prevenção, troca as correias, especialmente a dentada, só para ter certeza de que está tudo bem com o carro”, diz Satkunas. Se a correia dentada quebrar, o prejuízo pode ser tão grande que talvez só uma retífica resolva. Nos casos mais graves, é necessária até a troca do motor.

Sistema de arrefecimento
Quando encostar seu usado na oficina, peça para o mecânico verificar se está tudo bem com radiador, mangueiras e líquido de arrefecimento. Como esses componentes também envolvem o bom funcionamento do motor, qualquer falha pode levá-lo a ferver ou mesmo a fundir.

Óleo do câmbio
Nas transmissões manuais, é bom ter certeza de que as engrenagens estão devidamente lubrificadas e protegidas. A maioria das caixas automáticas não tem mais um modo para se verificar o nível do óleo, mas vale a pena pedir para conferir. “Caso o fluido esteja baixo, o câmbio inteiro pode ser inutilizado”, explica Candido, que também alerta para as transmissões automatizadas. “Qualquer problema nelas, especialmente nos mecanismos de atuação, pode dar uma conta de mais de R$ 2.000.”

Por Revista Quatro Rodas
Fonte Isto É Online