Ter um bom planejamento de marketing jurídico
significa ampliar as possibilidades de captar novos clientes e, naturalmente,
de gerar mais negócios no futuro
O
marketing aplicado à área jurídica não tem a ver somente com estratégias de
divulgação das atividades, dos ramos jurídicos ou dos serviços prestados por um
escritório de advocacia ou por um advogado autônomo, mas também com a reputação
e o reconhecimento do bom trabalho que aquela entidade ou aquele profissional
possuem perante os atuais clientes e a sociedade. E, neste sentido, ter um bom
planejamento de marketing jurídico significa ampliar as possibilidades de
captar novos clientes e, naturalmente, de gerar mais negócios no futuro.
De
certo modo, o assunto precisa ser tratado de forma muito cuidadosa quando se
tenta aliar marketing e advocacia, tendo em vista que vários aspectos do
Estatuto da profissão (Lei nº 8.906/94) bloqueiam determinadas espécies de
divulgação. Não é possível, por exemplo, divulgar a advocacia em conjunto com
outra atividade, ou mesmo anunciar valores cobrados por determinados serviços,
abertamente ao público. Em contrapartida, existem recursos de marketing
jurídico viáveis a qualquer profissional ou escritório de Direito, e que muito
têm a contribuir com a boa imagem a ser construída.
Cuide do aspecto visual
Tenha
um logotipo requintado e elegante para seu escritório, feito por profissionais
de design ou publicidade, e encomende cartões de visita, cartas corporativas,
selos e outros materiais impressos que sigam a mesma identidade de cores,
elementos gráficos e afins.
Invista em um site inteligível e expressivo
Muitas
vezes, o primeiro contato que um potencial cliente tem com o escritório é
através da Internet. Por isso, é importante investir em um portal ou blog com
boa diagramação e uso intuitivo. É essencial que as informações fornecidas
sejam claras e que as fotos do local de trabalho sejam bem produzidas. Além
disso, vale apostar na navegabilidade e no design responsivo (que priorize
todos os dispositivos de acesso, como tablets e celulares): é fundamental que o
portal permita uma fácil navegação, contribuindo para a concretização de um
contato futuro.
Troque recomendações com amigos advogados
Combine
com colegas nos quais você confie e que atuam em outras áreas jurídicas para
recomendá-los para clientes em potencial, acertando e obtendo a retribuição por
estas indicações, para as demandas nas áreas em que você atua.
Faça parcerias em eventos
Seu
nome poderá ser divulgado em determinados eventos, recepções de negócios e
palestras, como agradecimento pelo apoio prestado ou por alguma outra
gentileza. As parcerias travadas em eventos jurídicos, desta forma, são
indispensáveis para uma exposição qualificada e a construção da reputação do
seu escritório.
Participe dos eventos da OAB e de outras instituições
Quanto
mais você participar dos eventos da seccional da OAB onde está inscrito, de
seminários e palestras organizadas por outras instituições ligadas ao Direito,
mais gente irá conhecer e mais oportunidades de novas recomendações e negócios
poderão surgir.
Mantenha o relacionamento com os clientes antigos
É
sempre importante lembrar aos clientes que eles podem contar com seus serviços
quando precisarem. Portanto, estabeleça contato periódico por telefone e lhes
envie cartões ou e-mails em certas datas comemorativas. Renovar seu networking
poderá, inclusive, estimular as indicações de novos clientes.
Seja
atencioso com o cliente
Preste
todas as informações que o cliente solicita e esteja sempre disponível. Um
cliente satisfeito é um cliente que divulga bem os seus serviços para amigos e
parentes.
Faça trabalhos voluntários
Quando
você presta serviços gratuitos à comunidade, além de lograr mais exposição para
seus serviços e atividades, mesmo que de forma indireta, através do trabalho
realizado em favor do grupo necessitado, conseguirá também o peso de ser uma
pessoa engajada em causas sociais, o que lhe dará prestígio e respeitabilidade.
Todas
as estratégias acima devem ser incorporadas à sua rotina de trabalho e de
relacionamento interpessoal. Em pouco tempo, você verá que tais recursos
começarão a trazer bons resultados para suas atividades jurídicas.
Fonte
juriscorrespondente