quarta-feira, 1 de junho de 2016

FUI DEMITIDO. E AGORA?


Hoje, há mais profissionais do que vagas no mercado de trabalho. E a tendência é que essa situação se mantenha, pelo menos, até o fim de 2017, de acordo com a Organização Mundial do Trabalho. Diante disso, a primeira reação de quem perde o emprego é se desesperar – e isso é totalmente compreensível. Mas essa postura não vai ajudar ninguém a se recolocar.
Para ajudar quem está nessa situação, o que se pode fazer para conquistar uma vaga mais rapidamente.
– Faça uma lista dos seus conhecidos que trabalham em empresas nas quais você gostaria de trabalhar e que podem te indicar quando surgir uma vaga. Isso aumenta a sua chance de ser selecionado, primeiro porque essa pessoa pode fazer seu currículo chegar diretamente nas mãos de quem toma a decisão sobre as contratações. Segundo, porque quando o selecionador olha o currículo de alguém que foi indicado por um funcionário, não o considera um total desconhecido, pois já tem uma referência positiva.
– Evite enviar currículos a torto e a direito. Procure descobrir como está a sua área de atuação, os setores com os quais se identifica e as oportunidades que o mercado oferece para quem tem a sua especialidade. Busque se apresentar em empresas nas quais tem vontade de trabalhar porque você conhece o negócio e sabe que lá há posições que te interessam.
– Capriche no currículo.
Para saber se seu currículo está suficientemente claro e interessante, depois de atualizá-lo, compartilhe-o com duas ou três pessoas.
– Atualize também a versão digital do seu currículo. Atualize as informações dos seus perfis nas redes sociais profissionais, bem como nos sites de consultorias especializadas na seleção de profissionais e no banco de dados de empresas nas quais gostaria de trabalhar.
– Mantenha uma relação de pessoas e empresas para as quais enviou currículo. Assim fica mais fácil para retomar contato após uma semana e para ter uma visão das fontes que te trazem mais resultados. Depois de retomar o contato pela primeira vez, aguarde de duas semanas a 20 dias para fazer isso novamente. Dessa forma, demonstrará seu interesse sem ser inconveniente.
Por último, vale lembrar que conquistar uma vaga efetiva em uma empresa não é o único meio de se manter ativo. Há a atuação por projeto, que é uma tendência de futuro no mundo do trabalho.

Por Sofia Esteves
Fonte Veja.com