quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O QUE É EXIGIDO NA SELEÇÃO DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO FORA?

Cartas de recomendação, redações, desempenho em provas como o GMAT e GRE,TOEFL. Conheça as exigências dos processos seletivos para pós-graduação no exterior

Você sabe o que é exigido de um candidato que quer cursar uma pós-graduação no exterior? Assim como ocorre com o processo para graduação fora, é necessário enviar uma application, uma espécie de dossiê pessoal, com cartas de recomendação, redações, desempenho em provas padronizadas, como o GMAT e GRE, e notas em exames de proficiência em inglês como o TOEFL ou IELTS. Conheça abaixo todas exigências dos processos seletivos para pós-graduação no exterior:

Testes de idiomas
Ter fluência no idioma do país que deseja estudar é uma das preocupações primordiais para aqueles que querem estudar fora. Além dos testes de inglês mais conhecidos, como o TOEFL e o IELTS, países de língua não-inglesa podem pedir testes específicos, como o DELF para o francês, o DELE para o espanhol e o CELI para o italiano. O objetivo desses testes é demonstrar que sua fluência no idioma é suficiente para estudar em uma instituição em que aquela língua é predominante.

GMAT e GRE
O Graduate Management Admission Test (GMAT) e o Graduate Record Examinations (GRE) são exames padronizados exigidos pela maior parte das escolas de negócios nos Estados Unidos e na Europa. O GMAT é o mais utilizado, principalmente nas seleções de MBA. Os exames medem as habilidades matemáticas dos candidatos, além de análise de dados, leitura e escrita analítica e habilidade verbais.

Cartas de recomendação
Assim como ocorre no processo de application para uma graduação no exterior, os cursos de pós-graduação fora exigem cartas de recomendação de professores, colegas ou supervisores de trabalho. A London School of Economics (Reino Unido), por exemplo, exige oito redações dos candidatos, mas não requer cartas de recomendação. Já na renomada escola de negócios Kellog, da Universidade de Northwestern (Estados Unidos), que possui Philip Kotler em seu quadro docente, são exigidas duas cartas de recomendações, além das notas no GMAT e TOEFL.

Essays (redações)
Segundo o especialista Paulo César Moraes, da consultoria em preparação para MBAs Philadelphia Consulting, os essays são redações que o candidato deverá fazer, respondendo questões pedidas pelas universidades sobre suas experiências pessoais e profissionais. “Geralmente são entre três e quatro perguntas, em que eles analisam quem é esse candidato, e quais foram os momentos de crescimento pessoais ou profissionais que moldaram a carreira dele. As universidades querem entender qual é o potencial desse candidato para se desenvolver e tirar o melhor das situações”, explica.
Documentos como o seu currículo e o seu histórico escolar também serão exigidos. Os cursos de pós-graduação também realizam entrevistas com os candidatos.

Fonte Estudar Fora