Pesquisar preços antes do período de descontos e
verificar a procedência dos sites garantem compras mais seguras
A
Black Friday deste ano é aposta de bons resultados dos dois lados do balcão:
enquanto os clientes esperam a data para comprar produtos com descontos que
podem chegar a 80% do valor original, a expectativa de lojistas é utilizar os
preços mais em conta como atrativo para minimizar o cenário difícil do varejo
brasileiro.
Cerca
de 80% dos consumidores online pretendem comprar na data que este ano ocorre no
dia 27 de novembro, segundo pesquisa divulgada pela E-bit/Buscapé. A Associação
Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que a edição 2015 da Black
Friday deve ter faturamento de R$ 1,31 bilhão, alta de 18% em relação ao ano
passado.
A
tradicional prática norte-americana de oferecer descontos na sexta-feira depois
do feriado de Ação de Graças foi incorporada pelo comércio brasileiro há alguns
anos, e de forma cada vez mais competitiva. Algumas lojas planejam seus
estoques para começar as vendas com descontos já no início do mês. Outros sites
prometem preços mais baixos durante uma semana. Confira algumas dicas para
aproveitar os preços sem cair em frias:
1 – Pesquise preços antes da data e em vários sites
Para
saber se um item está mesmo com desconto, pesquise os preços nas lojas online
antes da Black Friday, ou do período em que serão oferecidos os descontos.
Assim, você poderá ter uma base de comparação real dos preços. Lojas
fraudulentas podem anunciar itens com desconto sem alterar o valor dos
produtos. Lembre-se também de calcular o frete da entrega para saber se a
compra vai sair mesmo mais barata.
2 – Tenha uma ideia do que pretende comprar
Para
não se tornar uma armadilha, a Black Friday deve ser aproveitada como uma
oportunidade de adquirir aquele produto que você está de olho há algum tempo, e
agora vai encontrar por um preço menor. É claro que você pode se deparar com
itens com preços extremamente atrativos e que valham a pena comprar. Apenas se
certifique de que eles estão dentro do seu orçamento.
3 – Direitos do consumidor também valem na Black
Friday
O
Código de Defesa do Consumidor é aplicável nas compras feitas pela internet, e
obrigatório quando o cliente e o fornecedor estiverem estabelecidos no Brasil.
Caso o produto entregue não seja o prometido, você pode solicitar a troca ou
reposição do item. O cliente também pode se arrepender da compra. Nestes casos,
o consumidor tem até sete dias a partir do recebimento da mercadoria para
solicitar a devolução da quantia paga e devolver o produto.
4 – Leia o site e fale com a empresa
Muitas
dúvidas podem ser esclarecidas com uma leitura atenta do site. Nele podem estar
listadas informações como a política de troca e devolução de produtos, prazos
de entrega, formas de pagamento, entre outras. Você também pode entrar em
contato com a loja previamente, para tirar dúvidas antes da compra. Pode ser
que devido ao grande volume de consumidores buscando atendimento durante a
Black Friday você tenha que esperar um pouco para obter uma resposta, mas, de
qualquer maneira, a empresa tem a obrigação de esclarecer dúvidas e prestar
atendimento.
5 – Guarde recibos, emails, notas fiscais e documentos
referentes à compra
Guarde
todos os dados da compra. Nome do site, o que adquiriu, valor, forma de
pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, confirmação do pedido,
e-mails que comprovem a compra, tudo pode e deve ser guardado, seja em meio
eletrônico ou impresso. E, muito importante, exija nota fiscal. Se você tiver
qualquer problema durante a compra ou mesmo com o produto, será muito mais
fácil comprovar a transação e resolver o empecilho.
6 – Fuja dos horários de pico e não perca tempo
Quando
encontrar um produto que você tem interesse, não perca tempo. Como há muito
tráfego nos sites durante a promoção, você corre o risco de perder os estoques.
Esse é outro motivo pelo qual planejar é tão importante: já sabendo o que você
quer e o quanto pretende gastar, terá mais tempo de encontrar a promoção de seu
interesse. Da mesma forma, evite os horários de pico, que costumam ser
meia-noite, meio-dia e após as 18h. Assim, a chance de você enfrentar sites
congestionados ou problemas para concluir a compra é muito menor.
Fonte
E-commerce