Ver
o que outros compradores dizem da loja, desconfiar de preços muito baixos e
guardar o comprovante de compra estão entre as recomendações para não cair em
ciladas.
Comprar
na internet oferece uma série de atrativos, que conquistam cada vez mais
adeptos. Além da diversidade extensa de produtos e da comparação fácil de
preços, há ainda a comodidade de fazer compras em casa no conforto do sofá ou
da cama, entre outros fatores positivos.
Não
é à toa que o setor tem crescido a cada ano. Uma projeção da E-Bit, unidade
especializada em informações do comércio eletrônico do Buscapé Company, mostra
inclusive que o e-commerce deve alcançar um faturamento de R$ 41,2 bilhões para
o acumulado de 2015, número 15% maior que o do ano passado.
A
grandiosidade os inúmeros fatores positivos evidenciam a consolidação do
comércio eletrônico. No entanto, isso não dispensa o consumidor de tomar certas
precauções, como se pode ver a seguir.
1 - Cheque informações cadastrais da empresa
Em
2014, foi aprovada uma lei que exige que todos os sites possuam CNPJ e endereço
no rodapé. Caso não encontre, faça a pesquisa no Registro.br. De posse do CNPJ,
você pode obter informações sobre a empresa no site da Receita Federal.
2 - Verifique a
reputação dos sites
A
melhor maneira de checar se uma loja é recomendada é procurando em sites como
Reclame Aqui ou no Procon do seu estado, que divulgam uma lista com os
endereços não recomendados. Fique atento a porcentagem de resolução de
problemas de cada empresa.
3 - Veja o que outros usuários dizem
Os
maiores sites de e-commerce possuem uma área para os usuários deixarem suas
impressões e críticas. Se o produto é de qualidade, se chegou rápido e se a
entrega foi bem feita. “É importante ler. Se possível, leia todos os reviews.
Alguns deles ordenam das melhores para as piores, então é interessante observar
com atenção”, atenta Gabriella Muller, gerente de marketing do MuccaShop,
shopping virtual que agrega comércios eletrônicos de vários segmentos.
4 - Certifique-se de que está navegando em segurança
Atualize
os programas anti-vírus e anti-spyware. Quando estiver na página de compra, é
importante checar na barra de endereço se você está em uma navegação segura. Um
cadeado verde mostrará que seus dados estão protegidos. Não há perigo do seu
cartão ser clonado na hora de digitar a senha.
Porém,
é importante estar em um computador que você considera seguro, como indica
Kenneth Corrêa, Diretor de Tecnologia do Grupo TWT. “O cadeado significa que os dados que são
enviados diretamente para os servidor da empresa. É uma garantia que não há
intermediário. Mas a segurança é limitada do seu computador até o site. Se você
estiver em um computador público ou compartilhado, como em uma lanhouse, o dono
desse computador pode interceptar seus dados.”
5 - Cuidado com os sites piratas
Ficar
atento quando o valor de um produto for muito baixo é importante. Gabriella
alerta para uma ação não tão conhecida, o “bleaching”. “É muito comum, por
exemplo, receber e-mail com promoção de televisão por um preço muito abaixo do
valor de mercado. Você clica e entra no site com a cara do original, com o
mesmo layout. Mas na realidade você está em outro site, pirata”, afirma.
O
usuário menos experiente deve observar alguns pontos importantes, como a URL,
certificando-se de que está realmente no site em que acredita estar.
6 - Confira especificações técnicas do produto
É
interessante checar se as medidas do produto conferem. Não só de roupas e
sapatos, mas também eletrodomésticos, móveis e objetos. Você não vai querer
comprar uma cama que não entra pela porta da sua casa.
7 - Atenção às opções de pagamento
Fique
atento às condições de pagamento. Quando a compra for efetuada com cartão de
crédito, há a opção do cancelamento caso o produto não for entregue e o consumidor
não conseguir contato com a loja.
8 - Guarde o comprovante de compra
É
costume que os sites enviem um e-mail com o número de pedido e informações da
compra. Se esse e-mail não chegar ou o site não disponibilizar os dados no site
por meio de login e senha, entre no SAC e peça o comprovante. Em alguns casos,
o pedido pode ser recusado pelo cartão de crédito, então é importante
acompanhar o status da transação.
Por
Gustavo Mause
Fonte
Brasil Econômico