terça-feira, 14 de agosto de 2018

CINCO MANEIRAS DE ESCOLHER UM ÓTIMO MENTOR

Faça cada dia algo que o aproxime um pouco mais de um amanhã melhor

Quais são algumas das coisas a serem consideradas quando você está selecionando um Mentor? Recebi essa pergunta de um aluno interessado em trabalhar e se desenvolver com o apoio de um mentor.
O trabalho em parceria com um mentor exige alguns cuidados para que você comece jogando com chance de êxito. Antes de mais nada é preciso que você entenda que o principal papel de um mentor é auxiliá-lo durante uma jornada, através de perguntas, de estórias e exemplos. Mas lembre-se, quem deve trabalhar é você. Selecionei cinco dicas que acredito que facilitam a sua escolha:

1. Evite os otimistas demais
Esse tipo de mentor está cada vez mais presente ao mundo corporativo: um profissional cujo foco é nos manter felizes, na zona de conforto, e que para isso faz tudo fluir naturalmente, com o mínimo de esforço. Uma frase comum desse mentor é algo assim: não se preocupe, não tem problema, podemos fazer isso mais tarde.

2. Procure alguém que o assuste um pouco
Trabalhar com bons mentores costuma ser um pouco desconfortável. Sem dúvida que essa relação envolve respeito, admiração e, algumas vezes uma secura na garganta. Procure um mentor que o observe de perto, ou seja, que esteja interessado em descobrir quem você é, o que você quer, de onde você vem e principalmente o que o motiva. É importante que ele seja sincero e direto sobre o seu desempenho.

3. Procure alguém que dê instruções claras e concisas
Evite mentores que fazem longos discursos e falam muito sobre si. Os bons mentores são aqueles de estabelecer conexões e de transmitir informações úteis e relevante.

4. Procure alguém que adore ensinar o básico
Essa a minha preferida! Por exemplo, se o objetivo é trabalhar com o desenvolvimento da competência de liderança foque em feedback, delegação e avaliação de pessoas. Se o líder aprender a fazer isso já terá 75% do êxito assegurado.

5. Se houver empate em todas dicas anteriores, escolha a pessoa mais velha
Ensinar é como qualquer outro talento: leva tempo para ser aprimorado. Bons mentores são antes de qualquer coisa grandes aprendizes e desenvolvem suas habilidades a cada dia, mês e ano.

Uma dica: no primeiro bate papo com o possível mentor faça um jogo mental. Você e o mentor começam com 100 pontos no placar cada um. Cada vez que ele falar sobre ele, tire 5 pontos e cada vez que ele permitir ou perguntar sobre você, retire 1 ponto. No final da conversa veja quem ficou com mais ponto. É esperado que sobre pontos para ele!

Por Paulo Campos
Fonte Exame.com