terça-feira, 14 de agosto de 2018

CURRÍCULOS PARA LÁ DE ORIGINAIS 

Designers gráficos, ilustradores e artistas mostram suas habilidades desde o primeiro contato com um possível empregador ou cliente

Em vídeo, impresso em tecido ou em formato de história em quadrinhos, certamente o currículo vai chamar a atenção de quem o recebe, especialmente se a pessoa tem como tarefa avaliar um candidato. Um formato original e inovador pode criar curiosidade e aumentar as chances de o profissional ser lembrado pelo selecionador, admitem os especialistas. Se ele será contratado, vai depender de seu preparo para a vaga mesmo.
Para Sofía Scagliotti, diretora de negócios da HR Consulting, o mercado on-line permite que um profissional “brinque” mais ao apresentar seu currículo. Mas tudo vai depender do cargo e da idade do profissional, afirma Sofia: quando se trata de uma vaga mais sênior, a tradicionalidade ainda é bem-vista.
A criatividade é um fator quase imprescindível em atividades como desenho, marketing, publicidade, imagem ou comunicação. Marcela Milesi, formada em RH e colunista do Entremujeres, do site do jornal argentino El Clarín, afirma que, nestes casos, pode-se usar o CV como uma ferramenta a mais para mostrar suas competências.
“No caso de uma pessoa que se candidata a um posto relacionado a desenho, esta deve explorar as imagens. Já quando a pessoa se candidata a um cargo relacionado à comunicação institucional, será relevante o uso apropriado das palavras”.
Maria Olivieri, gerente de finanças da Page Personnel, indica que é preciso ser muito astuto e conhecer as ferramentas de marketing pessoal para fazer com que currículo seja atrativo do ponto de vista das informações — e não apenas do desenho — para conseguir ser chamado para a entrevista:
— De nada serve ter um currículo fora do tradicional se não encontramos a informação que precisamos para poder analisar de forma preliminar o candidato.
Neste sentido, Marcela Milesi ressalta que “é essencial que, além da originalidade, o material seja claro e de fácil leitura”.
— Muitas vezes os candidatos focam no desenho e não no conteúdo. Recomendo que seja um mix entre os dois conceitos.
Na opinião de Sônia, para que seja efetivo, a criatividade tem que conviver com a simplicidade, para que possamos ter uma leitura rápida.

Fonte O Globo Online