Designers gráficos, ilustradores e artistas mostram
suas habilidades desde o primeiro contato com um possível empregador ou cliente
Em
vídeo, impresso em tecido ou em formato de história em quadrinhos, certamente o
currículo vai chamar a atenção de quem o recebe, especialmente se a pessoa tem
como tarefa avaliar um candidato. Um formato original e inovador pode criar
curiosidade e aumentar as chances de o profissional ser lembrado pelo
selecionador, admitem os especialistas. Se ele será contratado, vai depender de
seu preparo para a vaga mesmo.
Para
Sofía Scagliotti, diretora de negócios da HR Consulting, o mercado on-line
permite que um profissional “brinque” mais ao apresentar seu currículo. Mas
tudo vai depender do cargo e da idade do profissional, afirma Sofia: quando se
trata de uma vaga mais sênior, a tradicionalidade ainda é bem-vista.
A
criatividade é um fator quase imprescindível em atividades como desenho,
marketing, publicidade, imagem ou comunicação. Marcela Milesi, formada em RH e
colunista do Entremujeres, do site do jornal argentino El Clarín, afirma que,
nestes casos, pode-se usar o CV como uma ferramenta a mais para mostrar suas
competências.
“No
caso de uma pessoa que se candidata a um posto relacionado a desenho, esta deve
explorar as imagens. Já quando a pessoa se candidata a um cargo relacionado à
comunicação institucional, será relevante o uso apropriado das palavras”.
Maria
Olivieri, gerente de finanças da Page Personnel, indica que é preciso ser muito
astuto e conhecer as ferramentas de marketing pessoal para fazer com que
currículo seja atrativo do ponto de vista das informações — e não apenas do
desenho — para conseguir ser chamado para a entrevista:
—
De nada serve ter um currículo fora do tradicional se não encontramos a
informação que precisamos para poder analisar de forma preliminar o candidato.
Neste
sentido, Marcela Milesi ressalta que “é essencial que, além da originalidade, o
material seja claro e de fácil leitura”.
—
Muitas vezes os candidatos focam no desenho e não no conteúdo. Recomendo que
seja um mix entre os dois conceitos.
Na
opinião de Sônia, para que seja efetivo, a criatividade tem que conviver com a
simplicidade, para que possamos ter uma leitura rápida.
Fonte
O Globo Online