Networking
é uma palavra que foi se incorporando ao cotidiano profissional e logo se
tornou símbolo de reconhecimento e prestígio. Por trás da expressão há muito
mais do que um simples significado de rede de relacionamentos. Ter uma boa rede
de contatos é fundamental para a vida profissional e social.
Quanto
maior e mais qualificada mais chances de você ter relações positivas e
produtivas. O ser humano é essencialmente social, ou seja, tem hábitos de
convívio com outras pessoas. Se pudermos tirar proveito disto melhor.
Há
algumas ações importantes que diferenciam os que fazem networking daqueles que
se tornam chatos e oportunistas. Segue abaixo cinco dicas para fazer um bom
networking.
1. Identifique sua rede
Quem
são seus amigos, conhecidos, contatos etc? Procure diferenciar as pessoas que
conhece por categorias para facilitar a organização de sua rede de contatos.
Uma das formas mais simples é fazer uma lista de pessoas e classificar conforme
categorias definidas por você: negócios, família, amigos, faculdade, esportes
etc.
2. Mantenha contato
Uma
das estratégias mais simples e importantes é manter contato com seus amigos e
conhecidos com regularidade. Existem pessoas que passam anos sem falar com
amigos e quando surge uma necessidade pessoal surgem do nada. Quanto maior o
distanciamento menor a chance das pessoas lembrarem de você e, principalmente,
prestarem qualquer auxílio. Porém, o cuidado básico é não exagerar. A melhor
maneira profissional de se manter contato e estar presente na lembrança das
pessoas e de seus futuros compradores é de se relacionar por email, veja aqui
uma excelente forma de fazer isso.
3. Participe de eventos
Quanto
mais você estiver presente em eventos importantes mais as pessoas saberão sobre
você. Novamente o cuidado é para não exagerar e se tornar figurinha fácil.
Aquele que todo mundo sabe que vai encontrar em todos os lugares. Faça
escolhas.
4. Use a tecnologia
Hoje
em dia as redes sociais virtuais estão se tornando grandes aliadas para o
networking. Conheça e participe destas redes: facebook, linkedin (faça parte
destes grupo você também), dihitt, twitter etc. Cuidado para não ficar viciado
e esquecer que o mais importante ainda é o contato pessoal.
5. Crie uma rotina
Estabeleça
padrões e critérios para os contatos profissionais. Marque um dia da semana ou
período para fazer contatos com pessoas estratégicas. No campo pessoal o mais
importante é lembrar que os amigos gostam de receber um telefonema, torpedo,
e-mail ou visita. Diversifique e não "alugue" uma única pessoa.
Fonte
Marketing + Imóveis