Trabalho em casa: chances de errar aumentam com o
cansaço
Se
você se orgulhou de ter passado muitos fins de semana e feriados mergulhado em trabalho, talvez seja bom repensar seu conceito de produtividade.
A
sugestão é de Rubens Pimentel, sócio da Ynner Treinamentos. Segundo ele, quem
cultiva o hábito de levar trabalho para casa não merece nenhuma medalha.
“Quem
faz isso, em geral, é o profissional incapaz de dar conta das suas obrigações
no período designado para o expediente”, afirma. “É o improdutivo”.
Não
que a carga de trabalho em muitas empresas seja pequena. “Há realmente muitos
profissionais sobrecarregados, mas não 365 dias por ano”, opina Rubens. A raiz
do problema, para ele, é a desorganização dos ambientes de trabalho.
“A
tecnologia é um dos principais gatilhos de distração num escritório. As pessoas
acreditam que são ‘multitarefa’, que conseguem checar e-mails a cada dois
minutos, responder mensagens no celular e ainda por cima trabalhar. Isso não
existe”, diz o executivo.
Segundo
Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR (International Stress Management
Association do Brasil), o hábito de trabalhar constantemente está se tornando
crônico. “O mais preocupante é que os próprios empregadores incentivam esse
comportamento, esquecendo que isso é ruim para eles também”, afirma.
Mas
por que essa prática pode ser tão nociva? Veja os riscos elencados pelos
especialistas ouvidos por EXAME.com:
1. Sua produtividade pode despencar (ainda mais)
Não
adianta se enganar: trabalho fora do expediente não é sinônimo de produção
maior - que dirá melhor. “O cansaço causa déficit de atenção e maior propensão
a erros”, diz Ana Maria. No longo prazo, o preço que se paga é entrar num ciclo
interminável de entregas atrasadas e horas extras para compensá-las.
2. Você pode ficar mais “covarde” profissionalmente
O
resultado de um experimento publicado recentemente no Journal of Consumer
Research mostrou que o esgotamento físico e mental faz as pessoas a tomarem
decisões mais seguras. Arriscar-se menos tem seu lado bom, mas também pode
levar você a desperdiçar oportunidades profissionais e ser menos inovador.
3. Talvez você desaprenda a relaxar
Levar
trabalho para casa significa sacrificar tempo de lazer e convivência social.
Aos poucos, a disposição para interagir com familiares e amigos e até o bom
humor podem começar a ficar escassos. “A pessoa pode não saber mais como se
divertir”, alerta Pimentel.
4. Você fica mais propenso a problemas de saúde
Segundo
Ana Maria, o corpo não passa ileso pelo excesso de trabalho. Entre os efeitos
físicos mais comuns, ela cita dores musculares, dores de cabeça e distúrbios
gastrointestinais. Do ponto de vista emocional, não é raro desenvolver
ansiedade e irritabilidade.
5. Você pode ter dificuldades de relacionamento
Pessoas
cansadas se tornam mais impacientes e irritadiças. "Esse estado de nervos
faz aumentar muito a chance de elas se envolverem em brigas e discussões
desnecessárias com colegas e chefes", explica Ana Maria.
Por
Claudia Gasparini
Fonte
Exame.com