Consumidores brasileiros já enfrentaram problemas com fraudes em cartões de
crédito, débito e pré-pagos nos últimos cinco anos? Segundo os especialistas,
pouco adianta uma instituicão ter os melhores níveis de segurança eletrônica se
seus colaboradores e clientes não fizerem também a sua parte. Para que possamos
refletir e saber um pouco mais sobre o assunto, seguem abaixo informações que
serão úteis tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional, adotando
procedimentos de segurança recomendados para uso de cartões magnéticos e
internet banking:
·
Acompanhe
permanentemente os lançamentos em sua conta-corrente;
·
Entre
em contato imediatamente com o seu banco no caso de constatar qualquer crédito
ou débito duvidoso ou numa emergência relacionada a furto, extravio de cheques
e cartões, tentativas de obtenção indevida de número de agências, contas e
senhas, evitando transtornos maiores;
·
Caso o
cliente verifique algum saque indevido em sua conta, deve registrar Boletim de
Ocorrência policial e comunicar o fato ao banco por escrito;
·
Fraudes
são praticadas porque, de forma ardilosa, o fraudador consegue obter a senha do
cliente, observando indevidamente quando ele a digita na máquina de
autoatendimento, quando ele a informa por telefone ou quando alguém oferece o
celular para a pessoa ligar para o banco (lembre-se de que o celular memoriza a
senha como se fosse o número de um telefone);
·
A
guarda da senha é vital para a sua segurança e de sua inteira responsabilidade;
·
Não
realize gravação de senhas óbvias (datas de aniversário, nomes, telefones etc.);
·
Exija
da instituição escolha de senhas diferentes para os caixas automáticos e para a
internet;
·
Exija a
redigitação da senha em cada nova transação;
·
Sempre
use o teclado virtual;
·
Utilize
limite de movimentação diária e semanal, minimizando a ação de golpistas e
fraudadores;
·
Jamais
forneça a sua senha a terceiros (a qualquer pessoa);
·
Não
anote a sua senha em papéis, rascunhos ou no próprio cartão;
·
Não
guarde o cartão e a senha no mesmo lugar;
·
Se
alguém telefonar dizendo ser funcionário da cooperativa/banco e pedir para
dizer ou digitar sua senha, não o faça de forma alguma. Nenhum funcionário está
orientado a pedir para o cliente falar ou digitar sua senha ao telefone;
·
Se
alguém aparecer em sua casa ou escritório, dizendo ser da cooperativa/banco,
pedindo para digitar a senha em algum equipamento eletrônico, não o faça de
forma alguma. Avise imediatamente o banco;
·
Ao
efetuar pagamentos com cartões de crédito em máquinas manuais, acompanhe a
preparação do comprovante, evitando que o cartão fique longe de seu controle;
·
Antes
de assinar o comprovante do cartão de crédito, sempre solicite a via do
comprovante de venda e confira o valor declarado da compra;
·
Em
viagem, guarde o cartão de débito e os cartões de crédito no cofre do hotel,
quando não for utiliza-los;
·
As
instituições financeiras NÃO enviam a seus clientes e-mails com links para
acesso as suas páginas, e-mails pedindo atualização de cadastro ou qualquer
outro tipo de informação, especialmente número de agência, de conta-corrente e
senha, nem e-mails com arquivos executáveis anexados;
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Mantenha
programas antivírus atualizados instalados no computador que utilizar para ter
acesso aos serviços bancários;
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No caso
de internet, com conexão direta a rede, utilize um program a de segurança que
possa proteger a máquina de invasões e acessos externos não autorizados;
·
Troque
a sua senha de acesso ao internet banking periodicamente;
·
Não
execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida;
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Use
somente provedores confiáveis;
· Utilize
sempre as versões atualizadas dos programas de navegação(browser), pois
geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança;
·
Quando
for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, certifique-se
de que está no site desejado, clicando sobre o cadeado e/ou a chave de
segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site;
·
Mantenha-se
atento aos meios de comunicação, que estão permanentemente divulgando dicas de
segurança na utilização da internet.
Por
Luciano Martins (Coordenador Financeiro)
Fonte
Federação Brasileira dos Bancos (Febraban)