quarta-feira, 26 de setembro de 2018

COMO BUSCAR UM MENTOR E TIRAR O MELHOR PROVEITO DESTA RELAÇÃO

Passos a serem seguidos para encontrar a pessoa que melhor se encaixa ao seu perfil

Um mentor pode dar orientações para a vida pessoal, escolar ou profissional

O mentor é aquela pessoa, normalmente mais experiente, que irá orientá-lo, seja na vida pessoal, escolar ou profissional. Para isso, irá avaliar suas fraquezas e pontos fortes e familiarizá-lo com os aspectos do mercado, além de estimular sua habilidade de tomar decisões. Embora as melhores relações de mentor e orientado evoluam naturalmente — pode ser um professor, o pai de um colega ou um antigo chefe, é possível sair à procura e encontrar um conselheiro para chamar de seu, diz Ellen Ensher, professora de administração da Universidade Loyola Marymount, de Los Angeles, e autora de “Power Mentoring: How Successful Mentors and Protégés Get the Most out of Their Relationships“ (O poder da mentoria: como mentores de sucesso e protegidos podem tirar o máximo proveito de seu relacionamento”, em tradução livre).
Em um curso de recursos humanos que ela ministra a cada semestre, Ellen orienta os alunos a sair e encontrar os seus próprios mentores. Em artigo publicado no site da Forbes, a professora lista oito passos a serem seguidos pelos estudantes (e que você pode aproveitar em causa própria). Confira:

1. Faça uma autoavaliação
Avalie seus pontos fortes e fracos. Faça uma lista de metas e objetivos. Como você vai usar um mentor? Para encontrar um estágio? Para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de apresentação? Para orientá-lo sobre a sua carreira?

2. Decida o que quer de um mentor
Quais são as qualidades que você procura em um mentor? Tente imaginar a pessoa ideal e porquê. Descobra quais as características que são importantes: um conjunto de habilidades ou um grau particular de conhecimento em determinada área.

3. Amplie sua rede de relacionamentos
Networking é a palavra-chave. Use as mídias sociais, como o LinkedIn. Não se esqueça de associações profissionais e escritórios de carreira. Se você ainda está para se formar, pode pedir orientação a um professor ou pai de algum colega, por exemplo.

4. Seja específico ao se reunir com o possível mentor
O primeiro encontro deve ser curto, de cerca de 20 minutos, para se inteirar, principalmente, sobre a carreira e experiência da pessoa. Use essas reuniões para construir um relacionamento antes de pedir conselhos e orientações mais complexos.

5. Converse com mais de uma pessoa
É importante manter contato com mais de uma pessoa. Um mentor pode ajudá-lo a encontrar um estágio em sua área de formação; outro pode apresentar um cenário mais amplo da carreira que se desdobra pela frente.

6. Ofereça algo em troca
Você é um especialista em redes sociais? Está a par de tendências entre os jovens que poderiam ser relevantes para o negócio do seu mentor? Ofereça seus serviços e ideias generosamente e com frequência.

7. Seja ativo
Demonstre entusiasmo pela ajuda de seu mentor. Expresse gratidão. Busque artigos interessantes relacionados com as discussões que teve com seu mentor. Considere dar de presente livros que você acha que o seu mentor pode apreciar.

8. Dê feedback
Mesmo depois de ter encontrado um estágio ou emprego, não deixe que a sua comunicação com o seu mentor caia no esquecimento. Mantenha-o a par de seus progressos.

Fonte O Globo Online