INSS: órgão
passará a exigir CPF no atendimento
O INSS publicou no Diário Oficial da União,
uma resolução para coibir fraudes na Previdência Social. Antes da medida, para
ser atendido nas agências, era necessário informar o Número de Inscrição do
Trabalhador (NIT) e apresentar a carteira de trabalho, entre outros documentos.
Agora, tendo agendado ou não o atendimento pela Central 135, o interessado
deverá informar também o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), que só era
exigido em casos de concessão e pagamento de benefício.
Outra mudança importante estabelecida na
resolução é que a data do requerimento feito pelo segurado passa a ser a data
do agendamento.
— Antes, a data de requerimento do benefício
era a de atendimento na agência — explica Luiz Alonso, assessor da presidência
do INSS.
Além disso, a resolução estabelece que todos
os formulários, documentos e dados solicitados aos trabalhadores, aposentados e
pensionistas nas agências passarão a ser padronizados.
Fonte Extra – O Globo Online