sábado, 6 de abril de 2024

EXISTE JEITO CERTO DE ALIMENTAR O GATO?

Para manter a sua saúde física e mental, gatos devem “perseguir” a sua comida e comer pequenas refeições 12 a 20 vezes ao dia

Enquanto o gato selvagem tem acesso à carne fresca ao longo do dia por conta das suas caças, o gato doméstico come ração somente 2 ou 3 vezes no mesmo período.  Essa diferença em hábitos alimentares, além de ir contra a natureza do felino, pode prejudicar a sua saúde.
Em alguns casos, os bichanos que comem poucas vezes ao dia continuam com a vontade de comer e sendo assim, aceitam comida toda a vez que ela é oferecida. Isso, combinado com o fato que o gato nem sempre adquire todos os nutrientes que ele precisa da sua ração, contribui para o problema de obesidade felina.
Para outros gatos, o instinto de caçar vai além de suas necessidades nutricionais e serve como uma oportunidade de se divertir perseguindo e caçando a sua presa.  Esse fato contribui para os bilhões de animais que são caçados anualmente por felinos domesticados.

A maneira mais “natural” de alimentar o seu gato
De acordo com um estudo conduzido pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, quando dado acesso livre à comida, os animais comerão 12 a 20 vezes ao dia, espalhados igualmente no ciclo do dia.  O estudo também aponta que o consumo de água do animal vem da sua caça.
Com isso, um dono, de forma manter a saúde física e mental do seu animal, deve replicar os hábitos naturais do gato.

Dicas básicas sobre como alimentar o gato
·  Consulte a ração do seu animal e/ou seu veterinário para determinar a quantidade diária de ração que o bichano deve comer;
·  Espalhe essa quantidade de ração em várias refeições para o seu gato ao longo do dia, sem dar mais do que necessário para o seu animal de estimação. O estudo acima mencionado revela que 30 a 40% dos felinos, quando dados a oportunidade, comem mais do que necessário.
·  Para manter o seu gato engajado e satisfazer o seu sentido de perseguição, esconda pequena porções de ração em diversos lugares da sua casa.  A ideia é que, para comer, o animal terá que achar as comidas escondidas.
·  Coloque um pouco de água na ração seca do seu gato para assimilar a maneira que ele toma água naturalmente: através da sua presa.  Vale lembrar que a ração molhada estraga mais rápido e não pode ficar fora por muito tempo.
Por Mariana Bartolomei 
Fonte LinkAnimal