Rede social tem 1,23
bilhão de usuários e é usada por 83% de pessoas atrás de trabalho
Kevin Mueller estava no último semestre na
Universidade de Miami e ainda não tinha encontrado um trabalho pós-graduação. Até
que seu professor de marketing postou no Facebook um link sobre uma
oportunidade de trabalho na Launchsquad, uma empresa de relações publicas em São
Francisco. Muller, de 22 anos, respondeu o post e entrou em contato a
administradora executiva da Launchsquad. Ele foi contratado.
Todas as buscas por trabalho deveriam ser fáceis
assim. Não são, mas com o amadurecimento das mídias sociais, histórias como a
de Mueller se tornam cada vez mais comuns. De acordo com uma pesquisa da
Jobtive, 83% das pessoas à procura de um trabalho dizem que usam o Facebook em
suas buscas, enquanto 36% usam o LinkedIn. Com os recrutadores a figura muda: 97%
para o LinkedIn e 65% param o Facebook.
Com seus 1,23 bilhão de usuários, o Facebook
é quase cinco vezes maior do que o LinkedIn, que tem 259 milhões de membros. Veja
a seguir quatro dicas de como usar a rede social de Mark Zuckerberg para
arrumar um emprego.
Por essa razão, pessoas que procuram um
emprego deveriam usar o Facebook como rede de busca. Para saber como fazer isso
melhor eu falei com Dan Finnigan, 51 anos, a oito anos o CEO da Jobvite. Finnigan
apresentou quatro formas de usar o Facebook para encontrar um trabalho.
Complete seu perfil
com histórico profissional
Clique em “Editar perfil” e procure por “Trabalho
e Educação”. Se você quer ser um dos 65%
que conseguiram oportunidades de trabalho através do Facebook, separe alguns
minutos pra preencher essas informações. Faz toda a diferença já apresentar
estes pontos.
Classifique seus
amigos
Isso parece um pouco complicado de fazer,
mas, segundo Dan Finnigan, CEO da Jobvite, valerá a pena. Vá até a sua lista de
amigos e coloque alguns como contato profissional. Dessa forma, você pode
direcionar seus status relacionados a trabalho.
Poste coisas
relevantes e responda aos outros
Cansado de fotos de cachorrinhos, Finnigan
posta novidades sobre sua empresa, noticias sobre busca de trabalho e links de
entrevistas feitas. Quando ele faz isso, está se aproximando das pessoas e
mostrando qual o foco da sua atenção. Preste atenção nos posts dos seus
companheiros de trabalho. “Pessoas querem ajudar quem os ajuda e gosta deles”,
afirma Finnigan. “Quando se trata de alguém procurando um emprego, você quer
responder oferecendo um emprego a ele.”
Procure por conexões
de trabalho
Isso também era uma função associada apenas
com o LinkedIn, mas o Facebook pode facilmente fazer a mesma coisa, além de
estabelecer conexões com pessoas que você conhece pessoalmente.
Fonte Forbes Brasil