Entenda como funciona a consulta online de débitos no
SCPC, oferecida pela Boa Vista Serviços
Desde
fevereiro deste ano, a Boa Vista Serviços, empresa que administra o SCPC
(Serviço Central de Proteção ao Crédito), um dos principais cadastros de
inadimplentes do país, disponibilizou um serviço que permite aos consumidores
consultar gratuitamente se o seu nome está sujo pela internet.
Até
o momento, 7 milhões de pessoas já realizaram a consulta online. Mas talvez
mais consumidores tivessem se consultado se algumas dúvidas não rondassem o
serviço. EXAME.com conversou com o diretor de marketing, inovação e sustentabilidade
da Boa Vista Serviços, Fernando Cosenza, para solucionar alguns dos principais
questionamentos sobre a consulta online de CPF. Veja a seguir.
1 Como realizar a consulta do nome sujo?
Para
fazer a consulta, basta entrar no Portal Boa Vista Consumidor Positivo e clicar
em "consulta de débito". No primeiro acesso é preciso fazer um
cadastro, no qual são informados alguns dados pessoais e é criada uma senha de
acesso. Em seguida o site irá informar se consta algum registro no SCPC. Se houver,
o consumidor pode verificar os detalhes sobre as dívidas e identificar em qual
empresa consta a pendência.
2 Quais dados são informados para a consulta online? E
na consulta presencial?
Os
dados informados para a consulta online são: nome completo, nome da mãe, CPF,
e-mail e celular. Na consulta presencial, o consumidor apenas precisa informar
seu nome completo e CPF e apresentar um documento com foto original.
3 Por que na consulta online são solicitadas mais
informações?
Segundo
explica Fernando Cosenza, na consulta presencial a apresentação do documento
original com foto já é suficiente para comprovar que a consulta está sendo
feita pelo próprio portador do CPF e não por outra pessoa.
Já
na consulta online, o nome completo, nome da mãe e CPF são solicitados para que
o sistema confira que o usuário que está se cadastrando é de fato o portador
daquele número de CPF. “Se o nome da mãe for digitado errado, por exemplo, o
cadastro não vai ser completado”, diz Consenza. E o e-mail e o celular são
solicitados para que o sistema envie um e-mail ou SMS de validação do cadastro.
4 Qual a diferença da consulta presencial e da online?
Além
da solicitação de dados diferentes, na consulta presencial o consumidor pode
verificar não só seus débitos, mas protestos, cheques sem fundo e ações
judiciais que eventualmente estejam registrados no seu CPF.
5 Outra pessoa pode conseguir consultar meus débitos?
O
diretor de sustentabilidade da Boa Vista Serviços admite que não há 100% de
garantia de que outra pessoa não consiga consultar seus dados. "Não é
impossível, até porque um parente pode ter dados como o CPF, o nome da mãe e
nome completo", diz Conseza.
Mas,
segundo ele, ao fazer a consulta o usuário deve aceitar o termo de uso do
serviço, no qual ele confirma que está consultando o seu próprio CPF e que
poderá arcar com consequências legais caso esteja fazendo o cadastro no nome de
outra pessoa.
E
caso o consumidor já tenha feito o cadastro, as chances de fraude são mínimas,
já que ele cria uma senha e outra pessoa só conseguirá fazer a consulta caso
informe esta senha.
6 O que fazer se alguém criou um cadastro no meu nome?
Se
ao fazer a consulta você verificar que já existe um cadastro no seu CPF, é
preciso entrar em contato com a Boa Vista Serviços e informar a tentativa de
fraude. A empresa irá verificar a situação e pode bloquear a conta
temporariamente. “Nós podemos pedir alguns documentos até desbloquear o acesso.
Mas, nós já tivemos mais de 7 milhões de consultas e nenhuma reclamação de
fraude”, diz Cosenza.
7 Os dados são solicitados para serem repassados às
empresas credoras?
“Não
é propósito do Portal Consumidor Positivo usar os dados solicitados para
nenhuma outra finalidade, exceto a autenticação do usuário no portal”, responde
o diretor de sustentabilidade da Boa Vista.
Segundo
ele, dados como o nome da mãe e o CPF já constam na base do SCPC, até porque
esses dados são usados para serem cruzados com aqueles informados pelo usuário.
"E o e-mail e o telefone já costumam constar nas bases de dados das
empresas que concedem o crédito. Mas, de qualquer forma, esses dados não são
usados pelas empresas credoras. Eles ficam com o SCPC e não com o credor. O
propósito é facilitar o contato do consumidor com suas empresas credoras e não
o contrário”, afirma Consenza.
8 O serviço da Boa Vista Serviços é a única consulta
online de CPF possível?
Sim.
Algumas empresas realizam a consulta online extraoficialmente, mas cobram o
serviço. Ou seja, à exceção do SCPC, a consulta a outros cadastros de
inadimplentes é feita presencialmente, nos postos de atendimento definidos pela
administradora do banco em questão.
9 Se eu não tiver pendências registradas na consulta
online, significa que meu nome não está sujo?
Não.
Ainda que a base do SCPC reúna mais de 30 mil empresas e seja uma das maiores
do país, empresas podem registrar os débitos em outros cadastros de
inadimplentes, como o da Serasa Experian, e do Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC), mantido pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas.
“Geralmente
os grandes credores incluem as pendências em todas as bases e isso faz com que
elas sejam convergentes em boa medida, mas elas não são idênticas”, afirma
Consenza.
10 Caso a consulta aponte que meu nome está sujo, como
resolver as pendências?
No
campo de consulta, serão apresentados os débitos no seu nome e o contato da
empresa com a qual você possui a pendência. Basta então entrar em contato pelo
número informado para realizar a negociação.
Cosenza
orienta que o consumidor ligue para a empresa apenas se já tiver uma proposta:
“O ideal é que a pessoa se planeje para já informar na ligação quanto poderá
pagar por mês ou para oferecer o pagamento à vista de uma parte ou da dívida
toda, já que assim é possível conseguir descontos”.
Ele
também destaca que empresas participantes da campanha Acertando suas Contas da
Boa Vista podem oferecer desconto no pagamento das dívidas por meio do portal.
Se a empresa fizer parte da campanha, ao aparecer a notificação de débito na
consulta online, o consumidor pode clicar no logo da campanha e verificar as
condições diferenciadas de pagamento.
11 Como o meu nome fica sujo?
Se
o prazo de vencimento de uma conta expirar, no dia seguinte a empresa que
prestou o serviço já pode entrar em contato com os órgãos de proteção ao
crédito, como a Boa Vitsa Serviços, para informar que o consumidor possui um
débito em atraso. Cabe então a esses órgãos enviar uma carta de notificação de
débito ao cliente para informá-lo sobre a pendência.
O
consumidor tem um prazo de 10 dias, contados a partir da data do envio da
notificação de débito, para pagar a conta. Apenas depois desse prazo, conforme
prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC), ele poderá ser incluído nos
cadastros de inadimplência, que ficam disponíveis para consulta pública. Essa
inclusão é a chamada negativação do consumidor e o que torna o seu nome sujo.
12 Se o consumidor recebe uma carta notificando o
débito, por que devo fazer a consulta online?
Por
dois motivos. Segundo Fernanco Cosenza, muitas vezes a dívida pode ser antiga e
o consumidor pode ter perdido o contato do credor. Nesse caso, a consulta
online apresenta os dados atualizados da empresa.
E
em muitos casos, o consumidor sabe que tem a dívida, já fez uma negociação, mas
quer verificar se o seu nome já foi retirado dos cadastros de inadimplentes.
"Mesmo na consulta presencial, o principal motivo do atendimento físico é
a verificação de baixa do registro", diz Consenza.
Por
Priscila Yazbek
Fonte
Exame.com