quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O QUE LEVAR EM CONTA NA HORA DE ESCOLHER UM CONCURSO PÚBLICO

Antes de apostar todo seu empenho na aprovação, confira os sete aspectos que vão colocá-lo na rota adequada para fazer a escolha certa na carreira pública

Ao escolher uma área com a qual você tem mais afinidade, será mais prazeroso estudar as disciplinas previstas no edital

Estabilidade profissional e bons salários são os principais atrativos da carreira pública e levam milhares pessoas a sonhar com uma aprovação em concurso público. Mas como saber qual o cargo mais adequado em meio a tantas oportunidades? Afinal escolhas certas vão fazer toda a diferença.
Pensando nisso Exame.com reuniu 7 aspectos que os aspirantes à carreira pública devem levar em conta na hora antes de apostar todas as fichas na aprovação, de acordo com especialista do Grupo Nova.

1 Seu perfil combina com a carreira pública?
O alinhamento de expectativas é fundamental para evitar frustrações. “Quem procura ascensão muito rápida de carreira pode se frustrar ”, diz Andreia Emídio, coordenadora pedagógica do Grupo Nova.
Verifique as diferenças entre a esfera privada e a pública, no que diz respeito a crescimento de carreira e oferta de desafios para saber em que tipo de carreira você vai ficar mais motivado.

2 Escolha a esfera para a qual prefere entrar
Há concursos municipais, estaduais e federais. Enquanto municípios oferecem salários menos atraentes, os concursos federais têm no salário o grande chamariz, assim como, em benefícios como o de aposentadoria integral.
A mobilidade também deve analisada, no entanto. Concursos federais têm mais campos para possíveis transferências e mudanças de cidade ou estado. Já estaduais e municipais se restringem à jurisdição do Estado e do município. Pense nisso.

3 Entenda sobre as áreas de atuação
São seis grandes áreas para escolher: bancária, policial, fiscal, administrativa, tribunais e especiais (como o Instituto Rio Branco para os diplomatas). Todas estas áreas têm oportunidades para diferentes níveis de escolaridade.
Pesquise a respeito do tipo de trabalho realizado em cada uma delas e verifique qual delas se adapta ao seu perfil. Definir a área é importante para ter mais objetividade na hora de estudar, já que os grupos de disciplinas exigidas também obedecem a esta lógica de divisão.
“Ao escolher a área da qual mais gosta, a pessoa vai se deparar no edital com matérias das quais gostaria de estudar”, diz Andreia. De acordo com ela, a pessoa deve seguir a sua intuição nessa hora. “É pensar, eu gosto de banco? Gosto de tribunais ou de carreiras policiais”, sugere.

Por Camila Pati
Fonte Exame Online