quarta-feira, 17 de agosto de 2016

DICAS PARA FAZER UM DOUTORADO NO EXTERIOR


A realização de uma Especialização no Exterior é um projeto que exige, antes de tudo, bastante pesquisa e recursos financeiros. O ideal é planejar a experiência com pelo menos um ano de antecedência, pois alguns procedimentos como processo de seleção, inscrições e documentação podem demorar meses. Confira algumas dicas para dar inicio a um Doutorado ou Especialização no Exterior:

1- Pesquise a Universidade e o curso desejado
O primeiro passo e o mais importante é a escolha onde você quer estudar, o país, os costumes locais, a língua, a Instituição de ensino e o curso desejado.
Pesquise no site da Universidade, envie e-mails solicitando maiores informações sobre o curso, à Instituição e possibilidades ou indicações sobre moradia, transporte entre outras dúvidas. Além disso, elabore uma tabela com prazos dos cursos que você se interessou, e documentos necessários para inscrição.

2- Documentação
Algumas Instituições exigem que documentos assinados (diploma e certificados) sejam reconhecidos por um cartório. Neste caso é necessário verificar junto à Universidade como proceder neste processo de reconhecimento da documentação.
Para algumas instituições é necessário que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) valide todos esses documentos acadêmicos.
Após o reconhecimento de firma e a validação junto ao MRE, esses documentos devem ser encaminhados e traduzidos (norma que pode variar de acordo com a Instituição) para a Universidade que se deseja ingressar. O procedimento de validação no MRE é uma forma de o governo brasileiro dizer aos demais países que a documentação apresentada é legítima.

3- Custos
Para realizar um curso de Doutorado ou uma Especialização no exterior é preciso ter uma reserva financeira para bancar custos com os estudos, gastos pessoais como moradia, alimentação e transporte. Não esqueça também de preparar com cuidado seu portfólio, currículo e carta de apresentação, estes são a porta de entrada para o ingresso no curso desejado.

4 – Possibilidade
Os interessados também podem optar em realizar o curso através do convênio entre o ISPED- Instituto Sul-Americano de Desenvolvimento e Pesquisa e a UM- Universidade de Morón, que juntos oferecem um Programa de Doutorado em Direito, voltado exclusivamente para brasileiros formados em Direito que desejam estudar fora do país.
Além desta adaptação exclusiva o Instituto e a Universidade apresentam outros benefícios que podem tornar realidade à realização de um Doutorado no Exterior.

Fonte Âmbito Jurídico e ISPED - Instituto Sul-Americano de Pesquisa e Desenvolvimento