Tão importante quanto escolher o produto é saber
escolher onde irá comprar. Pesquisar é sempre a melhor opção
Antes
de ir às compras é importante saber escolher pelo fornecedor que tenha melhores
condições ao consumidor. O preço não deve ser o único critério de escolha, mas
também o tipo de atendimento dado, principalmente, no pós-venda, para evitar
prejuízos ainda maiores no futuro.
Uma
empresa que respeite os prazos de entrega, de garantias, validade, ofereça
assistência técnica, disponibilize informações claras sobre os produtos e
formas de pagamento, deve ser considerada pelo consumidor. Essas
características são proporcionamente relevantes, quanto maior for o valor do
produto a ser adquirido. Para isso, é recomendável que se avalie o histórico
desses estabelecimentos comerciais.
Em
São Paulo, os consumidores agora têm à disposição uma ferramenta de consulta
online, que reúne os registros de atendimentos de mais 26 Procons do Estado de
São Paulo conveniados com o órgão estadual, produzida pela Fundação Procon-SP,
órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Esse
dados ficarão disponíveis em tempo real para a sociedade. Atualmente, apenas
com os registros de atendimento realizados pela Fundação Procon-SP, o ranking
online representa um total de aproximadamente 346.000 atendimentos e, com o
ingresso dos dados dos 26 Procons municipais, que juntos realizaram
aproximadamente 204.000 atendimentos, irá representar um acréscimo de 59% no
total de registros, ultrapassando a marca de 550.000 atendimentos.
Para
os moradores de outros estados, ou mesmo os de São Paulo, vale a dica do boca a
boca. A satisfação de outros consumidores é sempre um ótimo termômetro.
Conheça
os seus direitos para poder exigí-los ou para descartar de suas escolhas as
empresas que não cumprem com suas responsabilidades. Confira a Cartilha do Idec
“Produtos: faça valer seus direitos na hora da compra e no pós-venda” - http://www.idec.org.br/uploads/publicacoes/publicacoes/folheto-produtos-tematicos1.pdf.
Datas comemorativas
Em
vésperas de feriados é comum que haja uma corrida aos shoppings e principais
centros de compras. Por isso, antecipar a compra dos presentes é necessário por
motivos que vão desde uma maior tranquilidade para escolher os produtos, até o
fato de que, quanto mais perto da data, mais caros ficam os artigos mais
procurados e mais difícil de achá-los.
Fonte
Idec