O jeito como você inicia o expediente ou suas manhãs
pode determinar o sucesso (ou não) do seu expediente; veja 7 ações para
garantir um dia de trabalho melhor
Se
a primeira impressão é a que fica, a maneira como você inicia um novo dia de
trabalho pode dar o tom de todo o resto do expediente. Basta uma irritação aqui
por causa do trânsito e um erro ali ao delimitar as prioridades para que as
horas seguintes fiquem prejudicadas.
Mas
é possível tomar algumas medidas logo no início do expediente para garantir
equilíbrio e produtividade até o minuto final. Confira quais são os 7 passos
fundamentais para ter um excelente dia de trabalho.
1 Tome café da manhã
Um
excelente expediente começa muito antes de você sair da sua casa. Rejeitar a
“soneca” do celular, tomar a decisão de acordar disposto e de se arrumar são
atitudes fundamentais para chegar bem ao ambiente de trabalho.
Na
lista de tarefas fundamentais para fazer antes de sair de casa (ou enquanto
ruma para o escritório) está tomar café da manhã. Sim, isso mesmo. Pular esta
refeição pode ter efeitos nefastos para seu humor, concentração e
produtividade, afirma o doutor Artur Zular, diretor científico do Instituto
Qualidade de Vida.
“Se
não, a pessoa vai trabalhar com hipoglicemia. As funções cognitivas ficarão
prejudicadas. Pessoa com fome fica irritada, com dor de estômago ou de cabeça.
Ele senta na mesa já ‘estragado’”, descreve o médico.
Deixar
para comer no trabalho também não é a melhor opção, diz o especialista. “Com
essa tal “Lei de Murphy”, ele pode não conseguir comer. E a pessoa passa a se
portar como vítima, quando, na verdade, faltou planejamento”, afirma.
2 Chegue no horário (ou antes)
Pode
parecer óbvio, mas muita gente se esquece desta premissa básica para o dia de
trabalho. Quem chega atrasado, já chega “inadimplente”, brinca o doutor Zular.
“O atraso gera uma condição psicológica desfavorável, você acaba se focando em
questões não ligadas à carreira porque você está preocupado em se justificar”,
diz Fernando Colella, da consultoria Café com Coaching.
Bem
sabemos que imprevistos acontecem (é o trânsito que empaca, o ônibus que não
passa ou o carro que não pega), mas é essencial se antecipar a cada um deles.
Como? “Planeje chegar 15 minutos antes, aí você não precisará justificar nada,
nem inventar”, afirma Zular. E se a disciplina é seu "calcanhar de
Aquiles", veja neste vídeo como ser mais disciplinado.
3 Fale bom dia e sorria
“Investe-se
milhões em ações para melhorar o clima organizacional, mas quem realmente muda
isso são os próprios colaboradores no dia a dia”, diz Zular. E isso começa
desde cedo – com o real desejo de que o outro tenha um bom dia, afirma o
pesquisador. E não se esqueça de sorrir neste percurso: “Cem músculos são
mobilizados em um sorriso. O cérebro interpreta a mímica facial positivamente e
o dia passa a ser diferente”, afirma o médico.
4 Beba água
Enquanto
o computador é ligado, aproveite para encher uma jarra de água e cuidar das
suas questões fisiológicas. “A desidratação diminui a capacidade de trabalho,
afeta o raciocínio, a crítica e a memória”, diz o médico. O ideal é sempre ter
uma garrafa ou um copo à mão para ir se hidratando ao longo do dia. “Quanto
você sente sede, já está com 5% de desidratação”, afirma Zular.
5 Deixe a mesa organizada
Mais
um hábito para adicionar à rotina: agora, antes de deixar o escritório, deixe
sua mesa em ordem. Isso fará toda a diferença no dia seguinte, dizem os
especialistas. “Mesa desorganizada é um estressor”, diz André Caldeira, da
Propósito.
6 Faça uma lista de tarefas
Chegou
a hora de planejar seu dia. “Antes da
ação, o primeiro passo é a organização”, afirma Colella. Para isso, comece
listando o que ficou pendente do dia anterior. Depois, elenque as atividades
urgentes e importantes, e por aí vai.
A
dica é definir quais são as prioridades e estimar o tempo de execução para cada
uma delas. “Você tem que começar por aquilo que tem que ser feito, não pelo que
é mais gostoso”, diz Colella.
Mas
não se esqueça de dar espaço para o imponderável. “Nosso planejamento deve ser
flexível. Você precisa ter em mente que alguém pode interromper você. Então, é
preciso ter esta margem de segurança de tempo na agenda”, afirma Alexandre
Barbosa, autor do livro “Construa seus sonhos” (Editora Thomas Nelson).
7 Aproveite o período em que você está mais focado
E
o mais importante: não demore muito para “dar a partida” de fato no expediente.
Muita gente chega no trabalho, mas leva um bom tempo para começar a trabalhar
de verdade. No lugar de já focar na ação, há quem perca tempo atualizando
status nas redes sociais, checando a vida alheia na internet ou, simplesmente,
batendo um extenso papo no café.
“Com
isso, elas perdem o período que tem mais foco. Depois das 10h, por exemplo,
todo mundo já chegou e as chances de dispersar são maiores”, diz Barbosa.
Captou? Então, boa sorte no dia de hoje.
Por
Talita Abrantes
Fonte
Exame.com