Para operar uma empresa dentro de casa, é preciso
checar a legislação e saber se organizar
Muitos empreendedores escolhem abrir uma pequena empresa para ter mais
flexibilidade. Isso significa, muitas vezes, começar o negócio dentro da
própria casa, seja para economizar com o aluguel de um imóvel ou para conciliar
as tarefas pessoais e profissionais.
Ter
a empresa em casa pode realmente ser ótimo, se o empreendedor for organizado. Se
não souber separar negócios e família, pode virar uma grande bagunça. Outro
aspecto importante é verificar se a lei do seu município permite a instalação
do negócio no local. Veja essa e outras dicas para ter um negócio em casa.
1. Esteja dentro da lei
O
ponto crucial para começar o negócio em casa é checar se a lei municipal
autoriza o funcionamento da empresa no local. “Tem que verificar na lei e no município
se a atividade é permitida. Em São Paulo, por exemplo, ele deve ir até a
subprefeitura do bairro e fazer uma consulta. Se for uma zona estritamente
residencial, a prefeitura não autoriza nenhuma atividade econômica”, indica
Claudia Regina Latorre, consultora do Sebrae-SP. Antes de fazer esta consulta,
é essencial saber definir bem a atividade que vai exercer, pois a autorização
vai variar conforme o tipo de empresa.
2. Seja disciplinado
Não
é porque você vai trabalhar em casa que precisa ficar o dia todo de pijama ou
não estabelecer horários para fazer as tarefas da empresa. “Para que a coisa
flua é muito importante determinar o horário que vai trabalhar, como se fosse
sair para uma empresa”, diz Valéria Duarte, personal organizer.
Para
Claudia, é preciso seguir mesmo a rotina de quem vai sair de casa para
trabalhar. “Acorde, tome café e se vista para o trabalho. Precisa ter um
comportamento. Isso é fundamental ou não vai conseguir evoluir e vai acabar
misturando o dia-a-dia com o trabalho”, diz. Para tudo isso, é preciso ter
disciplina e avisar toda a família que, apesar de estar em casa, você está em
horário de trabalho. “Precisa de disciplina e regras”, diz Claudia.
3. Organize-se
Além
de regras, é preciso ter um espaço físico para organizar tudo que é da empresa.
“Tenha pastas muito bem organizadas, a menor quantidade de papel e outras
cosias possível em cima de mesa que dificulte organizar o que precisa na hora
da demanda”, diz Valéria. Mantenha os materiais mais importantes à mão e tudo que
não for necessário guardado em gavetas ou pastas.
4. Tenha um plano B
Mesmo
instalada em casa, sua empresa precisa se mostrar para os clientes. No caso de
reuniões, o melhor é propor um local que não seja a residência para o encontro.
“O ideal é ir até o cliente e hoje existem também salas para serem alugadas por
período, que têm toda uma estrutura que te permite atender um cliente fora do
seu home office”, indica Valéria.
5. Entenda os gastos
Um
fator essencial é entender como a empresa dentro de casa vai afetar as contas
da residência e se organizar para que o faturamento pague estas despesas
também. Isso faz parte do movimento de separar computador, espaço e linha
telefônica exclusivos para o negócio. “É importante saber fazer um controle
financeiro, dividir os gastos do escritório naquele espaço, ou acaba não tendo
esse controle. Saiba mensurar os gastos da casa e da empresa”, indica Claudia.
Por
Priscila Zuini
Fonte
Exame.com