terça-feira, 30 de julho de 2013

ESTUDO REVELA QUE BRASIL TEM UMA TENTATIVA DE FRAUDE A CADA 15 SEGUNDOS


A cada 15,5 segundos, um brasileiro tem seus dados pessoais usados, por desconhecidos, em alguma tentativa de fraude. A estimativa é da Serasa Experian, que calculou em cerca de um milhão o número de movimentações com o chamado “roubo de identidade”, apenas no primeiro semestre deste ano. O indicador resulta da multiplicação do total de consultas de CPFs feitas pela Serasa pelo chamado “risco de fraude”, baseado num modelo de probabilidade desenvolvido pela empresa.
Segundo o economista responsável pelo estudo, Carlos Henrique de Almeida, os golpistas usam números de identidade e de CPF roubados para pegar empréstimos, fazer compras e fechar negócios, deixando a dívida para a vítima da armação pagar.
— Para quem tem documentos roubados ou perdidos, o risco chega a dobrar. Mas há outras formas de conseguir esses dados, como cadastros em sites e lojas — diz.
Almeida já foi alvo da tentativa de fraude mais comum, responsável por 40% dos casos: teve uma linha de telefone pedida em seu nome por um estelionatário. As linhas são valiosas porque a conta vira comprovante de residência.
— Com ele, o golpista tem a credibilidade que precisa para pegar empréstimos, solicitar cartões e abrir crediários em nome da vítima — explica o economista.
Para dificultar a vida dos fraudadores, o economista Carlos Henrique de Almeida diz que o consumidor deve ter muito cuidado ao preencher cadastros ou confirmar informações pessoais.
— O ideal é nunca fazer isso por telefone. Também não se deve perder de vista os documentos quando forem solicitados para que se entre em algum prédio. A internet também é muito perigosa. Na rede, acaba sendo mais fácil captar essas informações pessoais sem levantar suspeitas — alerta Almeida.
No caso de perda ou roubo de um documento, é importante fazer o boletim de ocorrência na delegacia o mais rapidamente possível. A Serasa também tem um serviço gratuito, pelo qual o consumidor pode registrar o caso em www.serasaconsumidor.com.br. O cadastro será acessado por bancos e lojas antes da concessão de crédito a quem estiver com o documento.
Entre os casos mais graves de fraudes, segundo Carlos Henrique de Almeida, estão a compra de bens valiosos, a abertura de empresas de fachada e a negociação de imóveis que não existem.
— Quando consegue abrir a conta em nome da vítima, o golpista corre para conseguir o maior lucro possível no pouco tempo que tem antes de ser descoberto. Há casos de compra de carros e, principalmente, de eletrônicos, porque são bens fáceis de serem revendidos.



Por Ana Paula Viana
Fonte Extra – O Globo Online