quarta-feira, 1 de agosto de 2018

AS 12 DÚVIDAS MAIS COMUNS DE QUEM PRESTA CONCURSO PÚBLICO

Crase, concordância verbal e nominal, conjugação dos verbos e interpretação dos textos caem sempre nas provas e são eternas fontes de dúvidas

Disciplina cobrada em todos os concursos públicos, o português preocupa a maioria dos candidatos. Alguns temas gramaticais são recorrentes nas provas, e normalmente são aqueles que geram as maiores dúvidas. De acordo com o professor Marcio Coelho, da Academia do Concurso, os pontos considerados mais difíceis pelos candidatos costumam ser interpretação de texto, análise sintática, principalmente a diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal, emprego dos verbos, colocação de pronomes pessoais oblíquos átonos e pontuação. Para outros, no entanto, regência verbal, concordância e a colocação da crase são a pedra no sapato.
A redação também preocupa os candidatos. E Marcelo Rosenthal, do Concurso Virtual, não a vê como algo isolado, já que redigir bem requer bom senso, boa capacidade argumentativa, além, claro, de conhecimento gramatical.
— Como um candidato pode escrever bem, se ele não respeita as regras de concordância, regência, pontuação, ortografia etc.? E, logicamente, a redação acaba por ser um dos assuntos que mais preocupam os candidatos por exigir conhecimento de muitos conteúdos. Além disso, o seu estudo é gradual e muito lento. O ideal é o candidato contar com a ajuda de um professor para corrigir seus textos e observar essas correções para não repetir os erros.
Coelho, por sua vez, lembra que, além de conhecimento da gramática, a redação exige que o candidato esteja a par dos temas da atualidade e, principalmente, tenha organização lógica do pensamento.
Os especialistas ressaltam que estudar português, seja para concurso público ou não, é uma questão de exercitar. É aconselhável que o candidato resolva exercícios de provas anteriores de diferentes bancas, para se familiarizar com o método adotado por cada uma delas nas questões e na correção dos itens. Ter ao lado uma gramática atualizada na hora do estudo também ajuda a tirar as principais dúvidas, citadas abaixo:

Regência verbal
A transitividade dos verbos é um dos assuntos preferidos das bancas examinadoras. Isso acontece porque a regência muda de acordo com a relação do verbo com o complemento, o que confunde bastante os candidatos. Para determinar qual a regência adequada, o concurseiro deve examinar o termo regente, que é o verbo, e o termo regido, que é complemento.
Exemplo: O verbo assistir no sentido de atender, ajudar, não pede preposição (Ex: o médico assistiu o paciente). Ao contrário do uso no sentido de ver, onde é necessária a preposição (Ex: o médico assistiu ao filme).

Regência nominal
A relação entre substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu complemento nominal, intermediada sempre por uma preposição, também aparece frequentemente nas questões, e é uma grande fonte de dúvidas.
Exemplos:
Está apto ao trabalho.
Contemporâneo da Revolução Francesa.

Concordância verbal
O modo como o verbo se altera para se acomodar ao sujeito também causa muitas dúvidas.
Exemplo: O valor dos imóveis subiu. (o verbo vai no singular, pois concorda com valor, que é o núcleo do sujeito, e não imóveis).

Crase
Questões de acentuação costumam aparecer muito nas provas, sobretudo o uso da crase, que ocorre quando temos de juntar o artigo “a” com a preposição “a”. Saber usar o acento grave pode garantir pontos preciosos para o candidato.
Exemplos:
A princípio, a reunião será às 10h, mas pode ficar para as 11h.
Colocação de pronomes - A colocação dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) é bastante cobrado nos concursos. São três as posições que eles podem assumir na frase: próclise (quando o pronome vem antes do verbo), mesóclise (quando ocorre no meio do verbo) e ênclise (depois do verbo).
Exemplos:
Próclise (antes do verbo): A pessoa que se feriu.
Ênclise (depois do verbo): A pessoa feriu-se.
Mesóclise (no meio do verbo): A pessoa ferir-se-á.

Fonte O Globo Online