Perder tempo com detalhes faz do perfeccionista um
profissional improdutivo, segundo especialista. Confira esta e outras maneiras
de produzir menos
Ficar preso aos detalhes pode comprometer a
produtividade, diz especialista
Quando
o relógio do escritório sinaliza que o expediente normal já acabou faz há horas
- mas você ainda está lá - é que pode aparecer a dúvida sobre o quão competente
é você no quesito administração do tempo.
“Mesmo
sem querer, podemos perder o foco e desperdiçar tempo”, diz Patrícia Rocha,
consultora da Sher Marketing e professora de cursos de MBA e pós-graduação. E,
apenas ao constatar que a meta não será atingida no prazo determinado ou que
será necessário ficar até mais tarde no escritório é que os profissionais se
dão conta disso.
Ou
seja, não é intencional, mas você pode estar sabotando a sua produtividade. O
primeiro passo para reverter este quadro, segundo Patrícia, é ter consciência
de situações ou atividades que desperdiçam tempo e eliminá-las.
Confira
as principais atitudes (ou falta de) que prejudicam a produtividade no
trabalho:
1 Perfeccionismo
Não
é à toa que a frase “feito é melhor do que perfeito” está estampada na parede
da sede do Facebook, nos Estados Unidos.
O
lema de Sheryl Sandberg, a chefe de operações da rede social de Mark
Zuckerberg, vai contra um dos principais sabotadores da produtividade: o
perfeccionismo.
Na
opinião de Patrícia, prender-se a detalhes desnecessários é um dos jeitos de
sabotar o fluxo produtivo durante o seu expediente.
2 Retrabalho ou dificuldade em delegar
A
falta de organização e método pode fazer com que tarefas precisem ser refeitas.
E, com o retrabalho gasta-se o dobro do tempo. A dificuldade em delegar também
coloca a produtividade dos chefes em xeque, segundo a consultora.
“Se
o profissional tem cargo de liderança, pode deixar de entregar resultados
porque fica muito tempo na operação, fazendo tarefas ou tomando decisões do
escopo de sua equipe ao invés de delegar, por exemplo”, diz Patrícia.
O
resultado disso é que muitos chefes não têm tempo para participar de projetos
mais complexos ou promover a integração das equipes.
3 Discussões sobre dificuldades e polêmicas ou
reuniões intermináveis
Profissionais
também tropeçam na produtividade por conta de discussões sobre polêmicas ou as
dificuldades de um projeto ou tarefa. “Perdem muito tempo discutindo sobre as
coisas”, diz Patrícia.
Lotar
a agenda com reuniões demoradas e que pouco contribuem para dar andamento ao
trabalho também roubam o tempo produtivo, explica Patrícia.
“As
reuniões devem ser planejadas, com objetivo claro e específico. É fundamental
que sejam bem conduzidas para que se mantenha o foco no assunto (pauta)”, diz.
Além
disso, a especialista cita a definição do tempo e a existência de alguém
responsável por conduzir os assuntos, a partir de um cronograma, como aspectos
fundamentais para evitar a perda de horas e horas de trabalho com as reuniões.
4 Falta de planejamento de agenda
A
falta de planejamento é outro item que compromete a produtividade, de acordo
com a especialista. “Por não ter um planejamento e boa agenda, gasta-se muito
tempo com atividades menores logo nos momentos mais produtivos”, lembra
Patrícia.
Ou
seja, verificar todos os e-mails recebidos no momento em que você sente mais
energia e disposição vai fazer com que o relatório final que o chefe está
cobrando fique para depois. “E quando vamos nos dedicar às tarefas mais
importantes, estamos cansados e indispostos”, diz Patrícia.
Adotar
este tipo de conduta vai, certamente, impactar na sua produtividade ao longo da
semana. “Isso porque há má gestão de tempo e energia, o que fica mais crítico
se a exigência envolve processo criativo”, diz Patrícia.
Conhecer
a meta e dividi-la em partes para distribuí-las ao longo do tempo disponível é
um das dicas de Patrícia. Ela também recomenda investir tempo em atividades “não
-urgentes” mas que não devem ser adiadas como o estudo e o desenvolvimento
profissional.
5 Assertividade zero
A
dificuldade em se posicionar e dizer não àquele colega de trabalho que pede
ajuda toda hora também vai contribuir para a perda do foco.
“Ajudar
os outros e trabalhar em equipe é uma coisa, mas atender às demandas dos
outros, em excesso e repetidamente, certamente gera expectativas sobre as quais
teremos cada vez mais dificuldade em nos posicionar”, diz Patrícia.
Por
Camila Pati
Fonte
Exame.com