Método promete
reduzir o tempo gasto com estudos e ainda melhorar a compreensão
Uma das tarefas mais difíceis na vida dos
candidatos é conseguir tempo para ler todos os textos e fazer todos os exercícios
necessários para se preparar para as provas. Em busca de otimização do tempo,
muitos candidatos têm aderido à técnica da leitura dinâmica, que promete
aumentar em até seis vezes a velocidade de leitura, sem prejudicar a compreensão.
Sem usar o método, uma pessoa normal lê, aproximadamente, de 70 a 270 palavras
por minuto.
A técnica consiste, basicamente, em ler
blocos de texto em vez de palavras. “O leitor tradicional lê de forma
sublocalizada, ou seja, a percepção de seus olhos é acompanhada por uma voz
mental que repete sílaba por sílaba o que ele vai lendo. O leitor dinâmico, ao
contrário, lê blocos de palavras de uma só vez, como se fossem um símbolo gráfico
usado para representá-las”, explica o especialista.
A compreensão, segundo Lopes, não é prejudicada
com a leitura dinâmica, e o método pode ser usado em todos os textos, inclusive
os mais técnicos. “Textos complexos precisam de mais atenção, e a leitura dinâmica
ajuda nesse ponto”, argumenta.
Para neurologista,
ler depressa só ajuda na revisão
Segundo Juarez Lopes, a técnica pode ajudar
os candidatos tanto na hora dos estudos quanto no momento da prova. “Além de
possibilitar aos candidatos estudarem todo o conteúdo, com mais qualidade e em
menos tempo, a leitura dinâmica permite, ainda, que sobre tempo para o aluno
fazer uma revisão”, alega o especialista.
Já durante a prova, o leitor dinâmico sai na
frente dos outros concorrentes por ter desenvolvido a habilidade de ler a prova
em menos tempo. “Muitos candidatos, leitores tradicionais, não conseguem nem
concluir a prova por falta de tempo”, afirma Lopes.
Soniza Leon, neurologista do Hospital
Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ), acredita, porém, que a leitura dinâmica pode comprometer o conteúdo do
texto e, por isso, deve ser usada apenas no momento da revisão.
“O que se ganha em velocidade, pode ser
perdido na compreensão. Quando o estudante precisa conhecer profundamente
aquele conteúdo, o ideal é que estude da maneira convencional. Na revisão, porém,
a leitura dinâmica pode ser eficiente, pois ajuda a recordar dados que já foram
estudados”, defende.
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Fonte O Dia Online