terça-feira, 19 de março de 2013

OS DESAFIOS DO HOME OFFICE

Distrações em família e a falta de concentração são alguns dos problemas enfrentados por quem trabalha em casa, mostra pesquisa

Trabalhar em casa é cada vez mais comum no Brasil e no mundo. Mas, ainda que o home office seja a opção ideal para aqueles profissionais que querem ganhar tempo e se dedicar mais à vida pessoal, pesquisa global feita pelo Grupo Regus mostra que há contratempos, sim. Filhos, familiares e animais de estimação buscando atenção, conexões instáveis de internet e falta de equipamentos de escritório foram mencionados como obstáculos à produtividade daqueles que trabalham em casa, aponta o estudo, que contou com a participação de 24 mil profissionais em mais de 90 países, incluindo o Brasil.
— É natural que os profissionais queiram aproveitar os benefícios das práticas flexíveis de trabalho para fugir do trânsito e optar por horários de sua preferência, melhorando assim o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal — afirma Guilherme Ribeiro, diretor geral da Regus no Brasil, acrescentando que, apesar da popularização do home office, os profissionais que passam por essa experiência vão descobrindo também as desvantagens. — A vida pessoal precisa se adaptar às atividades profissionais, e isso nem sempre é fácil.
Segundo ele, a pesquisa revela que um ambiente profissional próximo de casa é melhor do que trabalhar em casa. Só assim, é possível evitar o desgaste com a família, além de projetar uma imagem mais profissional.
Há ainda casos de pessoas que trabalham em casa e se sentem solitários, alienados e desligados do mercado, ressalta o executivo:
— Aparentemente, o contato visual com outras pessoas no ambiente de trabalho também tem um papel importante no crescimento e promoção dos profissionais, de modo que aqueles que trabalham em casa podem ser esquecidos ou subestimados, até mesmo em empresas que estimulam ativamente o trabalho em casa, ainda que ocasionalmente.

O que diz a pesquisa
De acordo com o levantamento feito pelo Grupo Regus, os maiores obstáculos para aqueles que trabalham em casa são crianças ou familiares exigindo atenção (59%), dificuldade de concentração em questões de trabalho (43%) e familiares e animais de estimação perturbando chamadas telefônicas (39%). Outras questões relacionadas com ruídos domésticos — da campainha ao barulho da máquina de lavar (28%) — aparecem ao lado de questões técnicas relacionadas com a natureza da casa. A falta de acesso a equipamentos de escritório, como impressoras ou aparelhos de fax, é um problema para 32% dos entrevistados.
O fato de a conexão à internet ser mais instável em casa (26%) e de não conseguirem ter acesso de forma remota a documentos confidenciais da empresa (25%) também são problemas citados pelos entrevistados. Estas falhas tecnológicas podem ser extremamente frustrantes, pois a pessoa pode passar a imagem de ser pouco profissional quando se vê incapaz de preparar material impresso para uma reunião ou sua conexão com a internet torna impossível baixar arquivos pesados ​​com rapidez, por exemplo.
Globalmente, algumas diferenças são apontadas pela pesquisa. Os trabalhadores alemães (73%) são de longe os mais preocupados com o fato de as crianças e familiares perturbá-los, seguidos pelos indianos (68%) e brasileiros (64%). Por outro lado, pouco mais de um terço dos trabalhadores japoneses (36%) veem isso como um problema real. Dificuldade de concentração em questões de trabalho são a maior preocupação para 52% dos profissionais japoneses entrevistados. Ainda de acordo com o estudo, a concentração em casa é uma luta diária para mais da metade dos trabalhadores chineses (54%), e para 44% dos brasileiros.
Mas também há fatores importantes ligados à questão da saúde: 32% dos entrevistados reclamaram de má postura, o que provoca dores devido às instalações inapropriadas de trabalho em casa. A ausência de uma mesa apropriada para o trabalho também incomoda dois quintos dos entrevistados (41%).

Por Ione Luques
Fonte O Globo Online