Aprenda como os empreendedores podem ser mais
criativos na gestão de uma empresa
“Tirar
aparentemente do nada, dar existência”. É assim que o dicionário define 'criar'
e é também assim que funciona a vida da maioria dos empreendedores. A
criatividade serve para fazer surgir, com pouco ou nenhum recurso, os produtos
e serviços mais rentáveis e inovadores.
A
criatividade está relacionada a como o lado direito do cérebro processa as
informações. É nesta área que os estímulos sensoriais e emocionais são
recebidos. “O ser humano, à medida que cresce e vive em meios sociais, vai
acessando menos o seu potencial criativo”, diz professora da Business School
São Paulo, Solange Mata Machado. Por isso, fica cada vez mais difícil inovar e
ser criativo. É preciso provocar hábitos criativos e trabalhar mais o lado
direito do cérebro, buscando coisas relacionadas à emoção, ao desenho e à
música, por exemplo.
Para
pensar fora da caixa, os especialistas em inovação sugerem que as pequenas
empresas envolvam a equipe e façam parcerias com universidades ou mesmo outras
empresas para a troca de informações. Veja a seguir cinco dicas para ser mais
criativo na gestão do seu negócio.
1. Busque problemas
Muitas
vezes, a necessidade de mudar só é percebida pelo empresário quando as coisas
não vão bem na empresa. “O problema é a mãe da inovação. Faz com que se tente
novas soluções”, define Rose Mary Lopes, professora e coordenadora do núcleo de
empreendedorismo da ESPM.
Para
Marcelo Nakagawa, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do
Insper, as reclamações dos clientes nunca foram tão importantes. “A reclamação
é uma grande oportunidade para inovar. Agradeça a quem reclamou, ele poderia
ter ficado quieto e você não teria a chance de melhorar”, explica.
2. Envolva a equipe
O
empreendedor não é o único que deve ser criativo. “É importante estimular as
pessoas ao redor para que elas se engajem e procurem coisas novas, vendo tudo
de outro ângulo e olhando para fora”, ensina Rose.
Para
a professora da Business School São Paulo, quanto mais as áreas estiverem
próximas, mais inovação vai haver. “Elas vão contribuir mais umas com as
outras. A proximidade acelera esse processo”, diz Solange.
Outra
dica é criar ambientes informais e permitir que as pessoas troquem ideias
durante o trabalho. A criatividade exige um clima flexível. “Os colaboradores
têm que ter benefícios, como uma parcela no projeto de inovação bem sucedido.
Não é só uma coisa monetária, é participação e reconhecimento. E se não der
certo, não é certo castigar”, ressalta a professora da ESPM.
3. Vá para a rua
Uma
das formas de incentivar o seu lado criativo é falar com pessoas de fora da
empresa. Elas conseguem ter uma percepção diferente do negócio e ajudam a
descobrir brechas no mercado e problemas no portfólio de produtos. “Faz parte
do fomento de um clima para inovação estabelecer parcerias e construir relações
com universidades e outras empresas”, ensina Rose.
Uma
boa forma de olhar para fora é conversar com os clientes. Eles podem dar
sugestões e ajudar a empresa a melhorar. “Eles são fontes importantes de
inspiração e existem recursos na internet para ter um relacionamento contínuo”,
explica a professora da ESPM.
4. Mantenha-se informado
Seja
com notícias online ou no papel, manter-se antenado sobre o que acontece na sua
cidade, no seu mercado e até no exterior pode ser uma fonte rica de novas
ideias. “Uma boa forma é assinar newsletters e receber as informações direto no
seu e-mail”, sugere Nakagawa.
5. Repense o negócio
Muitos
empreendedores têm uma visão míope do negócio. “Ele está no mercado do
benefício e não do produto. Um exemplo é a Cacau Show. Ele posicionou o negócio
no mercado de presentes e não no de chocolates”, explica Nakagawa. Quando você
enxerga o benefício, começa a ter mais ideias do que quando só pensa no
produto. “A visão míope indica que o empresário acha que vende um produto
quando o cliente compra um benefício”, indica o professor do Insper.
Por
Priscila Zuini
Fonte
Exame.com