Pesquisa mostra que só 36% do grupo que se declara
fluente tem verdadeiras habilidades com a língua estrangeira
Formada
em gestão de recursos humanos, uma jovem de 21 anos, trabalha
como recepcionista por não conseguir um emprego na sua área. O motivo ela logo
reconhece: é porque não sabe falar inglês. O caso da jovem é apenas mais um
que reflete o cenário brasileiro: o país tem um dos piores índices de
proficiência em inglês do mundo, segundo pesquisa da escola EF Cursos no
Exterior.
Além
disso, apenas 5% da população sabe falar inglês, de acordo com levantamento
feito pelo British Council. Em épocas pré-eventos esportivos, em que os olhos
do mundo todo começam a se voltar cada vez mais para o Brasil, a falta de
fluência na língua inglesa representa risco de perda de oportunidades, para
profissionais e para as empresas.
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Participei de processos seletivos de grandes companhias e, em alguns casos, até
levava vantagem em termos de conhecimentos técnicos, mas fui descartada porque
não tinha o conhecimento da língua — conta a jovem.
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O inglês, hoje, é um elemento econômico, que te coloca numa posição
diferenciada — diz Claudio Anjos, diretor de Exames do British Council no
Brasil.
Para
piorar, muitas vezes o brasileiro exagera em suas qualificações linguísticas no
currículo. Um estudo do site Vagas.com feito com 37.389 candidatos em 12
estados mostrou que 51% informam ter inglês avançado ou fluente para escrita e
leitura. Porém, destes, ficou provado, após teste de proficiência, que somente
36% podem ser considerados avançados ou fluentes.
E
nem mesmo os funcionários de multinacionais se destacam quando o assunto é
fluência na língua estrangeira. A GlobalEnglish, empresa especializada em
fornecer soluções corporativas para o ensino de inglês, fez uma pesquisa com
108 mil empregados de multinacionais em 76 países. Os 13 mil brasileiros que
responderam ao teste tiraram nota 2,95 (em um total de 10), deixando o país em
67º lugar.
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A maioria das empresas ainda não atentou para a importância de ter funcionários
falando bem inglês — ressalta o diretor-geral da GlobalEnglish, José Ricardo
Noronha.
Setores com maior exigência
Noronha
lembra o caso de um gerente de multinacional que deixou de ser promovido a
diretor na Europa porque não tinha o inglês afiado o suficiente.
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Acabaram promovendo outro com menos experiência — lembra o diretor.
Outro
movimento que se torna recorrente é a contratação dos que falam melhor inglês e
não os mais qualificados.
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Algumas empresas já não escolhem o mais capacitado e com mais experiência —
comenta Marcelo Barros, diretor de educação da rede CNA.
Profissionais
sem habilidades com o idioma correm mais riscos de perder posições nos
segmentos de petróleo e gás, naval e industrial, de marketing, TI e finanças,
de acordo com Jorge Martins, diretor da consultoria Robert Half.
Com
previsão de ser concluída no fim de outubro, a pesquisa da EF Cursos no
Exterior deste ano indica que houve uma queda no índice de proficiência em
inglês em relação à 2010, ano da última pesquisa.
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A razão principal é a deficiência do ensino da língua inglesa no total da
população. Há uma correlação direta entre a estrutura do ensino médio e a
política educacional do país com os resultados baixos — explica Luciano Timm,
diretor de marketing da EF.
A
escola viu subir em 27%, no último ano, o número de jovens profissionais e de
funcionários corporativos que procuraram um curso de inglês para fazer, o que
mostra que tem gente que está correndo atrás.
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O inglês hoje não é mais um diferencial, é obrigatório. É uma deficiência
histórica que hoje tem necessidade urgente de resolução — diz Timm.
O
problema, também, é que o modelo brasileiro de ensino de inglês é baseado
apenas na leitura, quando deveria levar em consideração também as habilidades
de escuta, escrita e fala, conforme ressalta o British Council. A instituição,
inclusive, firmou parceria com o governo federal para ensinar inglês aos
participantes do programa de bolsas no exterior Ciência sem Fronteiras.
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O programa expôs essa realidade: a formação em língua estrangeira precisa ser
revista porque isso reflete, também, na produção acadêmica brasileira — destaca
Claudio Anjos, diretor de Exames e Educação do British Concil.
Alexander
Vieira, diretor do Brasas, lembra que, à época da candidatura do Rio para
receber as Olimpíadas de 2016, um dos fatores negativos apontados pelo Comitê
Olímpico Brasileiro foi o baixo índice de pessoas com proficiência em inglês.
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Isso, sem dúvida, é bastante preocupante — afirma Vieira, que acha, porém, que,
aos poucos, as empresas começam a acordar para a importância de se ter uma
equipe fluente em inglês. — Um exemplo disso é que tivemos, no último ano, um
incremento de 30% na procura por cursos in company.
Mentir no currículo é risco
Mas
e os profissionais? O que falta para que enxerguem a necessidade de investir em
um curso de inglês? E também para que percam o medo de estudar? Afinal, voltar
a uma sala de aula após os 30 pode assustar.
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A maioria dos profissionais já têm essa consciência, mas há um misto de falta
de tempo, com falta de condições financeiras e dificuldades para encontrar um
curso ideal — acredita Fernanda Diez, gerente de relacionamento do site
Vagas.com.
Para
tentar resolver a questão, Fernanda recomenda a utilização de ferramentas gratuitas,
disponíveis pela internet ou em aplicativos para smartphone, como o Livemocha.
Mas ela alerta: o candidato nunca deve colocar no currículo que tem mais
habilidade em inglês do que realmente possui.
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Em algum momento a empresa vai descobrir isso, seja na entrevista ou em alguma
ocasião posterior. E o profissional poderá ficar com a imagem manchada — diz
Fernanda.
A
tendência de enaltecer suas qualidades no currículo pode ser agravada pelo fato
de que não há medições rígidas do nível de inglês.
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Acontece de o próprio profissional responsável pela seleção não ter o
conhecimento de inglês necessário para avaliar o candidato. Isso também precisa
mudar — destaca Marcelo Barros, diretor de educação da rede CNA.
Também
por isso, algumas empresas começam a exigir dos candidatos e funcionários que
apresentem certificado internacional de fluência.
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Isso garante a qualidade e pode ser aferido em qualquer lugar do mundo. Mas é
toda uma movimentação da sociedade que se faz necessária para que haja mais
brasileiros com fluência — conclui Claudio Anjos.
Por
Maíra Amorim
Fonte
O Globo Online