quinta-feira, 28 de julho de 2016

ESCOLHA CERTA DO CELULAR EVITA GASTO DESNECESSÁRIO

Grande diversidade de tecnologia dos aparelhos pode levar consumidor a pagar mais. Saiba como escapar dessa armadilha

Com a grande diversidade tecnológica de aparelhos móveis disponíveis atualmente no País, o consumidor pode acabar pagando mais do que o necessário por planos de telefonia celular, smartphones ou até tablets. Para que isso não aconteça, O DIA preparou um guia que destaca quais são os cuidados mais importantes na hora de comprar ou trocar em equipamento por um outro mais moderno.
É possível escolher um produto mais em conta sem ter que recorrer ao ‘xing-ling’ — aparelho telefônico de origem ou marca duvidosa —, afirma Erick Vils, fundador da desenvolvedora WebSoftware. No entanto, é preciso ficar atento às especificações do dispositivo. O consumidor precisa avaliar qual é a finalidade da tecnologia.
Para Vils, quem vai às compras atrás de um smartphone tem que focar a qualidade no sistema operacional, que contém as aplicações de cada aparelho. De acordo com ele, os indicados são iPhone (iOS), Android e Windows Phone.
Já no que diz respeito à tablet, o enfoque deve ser outro. Quem dá a dica é Rubens Freitas, gerente na Vertigo Tecnologia: “É preciso pensar qual é a finalidade do tablet que pretende comprar. Avaliar se quer usar para leitura, games, acesso à Internet e e-mails ou algo mais”, enumera o especialista.
Para Freitas, o segundo passo é escolher o dispositivo pelo processador. “Geralmente, o processador de tablet mais barato não aguenta abrir muitas funcionalidades”. 
Nem sempre é o valor que o consumidor está disposto a pagar e, por isso, é seduzido pelas ofertas de sites de compra coletiva. “Vale ressaltar que esses endereços não são um caminho ideal para escolha de tablets”, alerta Freitas. Segundo ele, esses sites apresentam muitas queixas sobre qualidade de entrega ou de produto ofertado.
De acordo com o especialista em segurança digital Diego Ramirez, da Nexus TI, é preciso ficar de olho nos riscos que a tecnologia oferece aos dados pessoais. Ele lista algumas dicas: “Atualizar anti-vírus, evitar ter documentos escaneados e avaliar a segurança de um site antes de preencher formulários”.

Androids estão mais em conta e dois chips têm vida curta
Para Erick Vils, da WebSoftware, o critério para a escolha de um aparelho deve ser o seu sistema operacional. No caso de iPhone, ele afirma que todos têm a mesma configuração e são atualizados em rede. Logo, cabe escolher o modelo.
O especialista também explica que aparelhos com Android estão sendo mais distribuídos mundialmente. O resultado? “Por isso, conta com modelos de preços variados e mais em conta para o consumidor”.
Quanto ao elogiado sistema Windows Phone, Vils observa que poucos aparelhos o tem. “E são os mais caros”. Vils também destaca que aparelhos com dois chips (dual chip) têm seus prós e contras: “É para quem quer aproveitar mais promoções ou tem contatos de outras operadoras. Porém, poucas marcas trabalham com isso e os dispositivos ‘dual chip’ duram pouco”.

Por Pablo Vallejos
Fonte O Dia Online