Uma rede social é definida como uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua amplitude, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
Há quase 30 anos atrás, um estudo demonstrou que em uma rede de relacionamentos, as oportunidades de emprego eram obtidas por meio de ligações com amigos mais distantes, ao contrário dos mais próximos, dado que os mais distantes não estavam propensos à mesma oportunidade. Surge daí um princípio conhecido como a “força dos laços fracos”.
Capitalistas de risco descobriram, por exemplo, que as empresas que investiam, compartilhavam informações com os outros sobre as perspectivas de investimentos potenciais e com isso ganharam acesso a uma rede mais ampla de candidatos. Percepções com essas ampliam a capacidade de negócios e devem ser tratados de forma estratégica.
Se você criar um plano de desenvolvimento de negócios linear, seu rol de oportunidades a ser seguido estará limitado aos seus contatos mais próximos. Embora isso possa ser útil, a verdade é que um grande volume de negócios vem através do encaminhamento de outros. E uma das formas que você pode aumentar seu acesso a tais referências é concentrando-se nos laços fracos, em vez de seus fortes laços. Uma aplicação para isso é criar artifícios de persuasão, armando perspectivas com as ferramentas necessárias para apelar para suas próprias redes.
A geração de ideias criativas e inovadoras vêm da combinação de ideias e conceitos anteriores. Esta é uma razão pela qual um grupo de pessoas com ideias completamente independentes chega a um resultado melhor que qualquer um deles isoladamente, até o membro mais inteligente do grupo. Em essência, as ideias e inovações existem em uma espécie de rede, com algumas ideias ligadas a outras pessoas, grupos de ideias dentro de outros grupos e assim por diante. Suas melhores ideias para uma empresa mais revolucionária virá quando você explorar seus laços fracos, interagindo os conteúdos que você conhece menos, ou com especialistas que você raramente consulta, ou com as pessoas que você sociabiliza com menor frequência.
Este mesmo princípio também está dentro das organizações quando se deseja ter um avanço contínuo da carreira profissional o importante é se interar mais a partir dos “fracos laços”, vai ajudá-lo melhor que tentar adicionar apenas executivos à sua rede. Um resumo do livro do Prof Ronald S. Burt sugere “Não há vantagem nenhuma em ter amigos bem relacionados.” O interessante é manter relação com uma gama diversificada de conteúdos intelectualmente estimulantes e “a exposição a diversas ideias e comportamentos.” De acordo com Burt, o caminho das redes têm o seu efeito não é obtendo informações das pessoas, mas sim por encontrar pessoas que sejam interessantes e que pensam diferente de você, e poder traduzir entre diferentes grupos de modo que você desenvolva dons de analogia, a metáfora, e comunicação entre as pessoas que têm dificuldade para se comunicar uns com os outros.
Então, se você estiver interessado em um emprego melhor, mais clientes de negócios, ou simplesmente ideias mais criativas, faz sentido pensar mais estrategicamente sobre como sua rede funciona, e como você pode melhor operar por meio desta rede. Se você quiser ser bem sucedido, você precisa de estratégias de como fazer melhores ligações com os grupos que você não conhece muito, ou como criar analogias através da combinação de diferentes ideias.
Este post foi objeto de consulta do resumo do livro Neighbor Networks: Competitive Advantage Local and Personal. por RONALD S. BURT. Oxford University Press, September 2009.
Por Gustavo Felipe Franceschini
Fonte AboBusi