Ignorar as redes sociais é como ignorar a web, mas com consequências mais rápidas e drásticas
O caminho para ganhar dinheiro com redes sociais começa entendendo quem você é e o que as diferentes redes podem fazer para você. Podemos dividir a resposta em três visões, com diferentes cenários: empresa, empreendedor digital e desenvolvedor, que também pode ser empreendedor.
Se você é dono de uma empresa, as redes sociais são um canal como uma TV aberta, com audiência potencial de centenas de milhões de pessoas. Neste caso, você deve usar o Facebook, Twiter, Foursquare e outros como ferramentas de marketing, para conquistar clientes.
O público é aberto e as preferências e opções são as mais diversas. Outra estratégia é usar as redes como atendimento multicanal integrado, uma vez que cada reclamação resolvida em uma rede social custa dezenas de vezes menos que uma ligação no call center.
Para um empreendedor digital, são dois caminhos: tentar o “home run” e criar uma rede social segmentada (como o Linkedin, Pinterest, Airbnb, Soundcloud ou Badoo) ou trazer um modelo de negócio da web para o Facebook. Uma dica é oferecer uma solução para alguma necessidade humana bem básica, como convívio social, moradia, sexo ou entretenimento.
Os desenvolvedores podem criar aplicativos para redes sociais (como a Zynga ou seu copycat Vostu), ou estender o componente social da aplicação por meio do ecossistema, assim como o Draw Something (que foi vendido para a própria Zynga por US$ 200 milhões) ou aplicativos de relacionamento baseados no Foursquare.
Utilizar as redes sociais para alavancar seu negócio não é uma tarefa simples. O fato é que você tem que estar lá. O Facebook levou oito anos para chegar aos seus 750 milhões de usuários, enquanto a internet levou 30 anos. Ignorar as redes sociais, independente de quem você é, é como ignorar a web, mas com consequências mais rápidas e drásticas.
Por Priscila Zuini
Respondido por Fernando de La Riva
Fonte Exame.com