terça-feira, 23 de abril de 2013

PROFISSÕES EM ALTA

 Área consultiva tributária busca advogados com experiência

No segundo trimestre deste ano foi registrado um aumento de 53% no volume de operações de fusão e aquisição no mercado brasileiro segundo relatório do Indicador de Fluxo de Negócios da IntraLinks. Em 12 meses, a alta é de 167% no fluxo de transações se comparado com o mesmo período do ano anterior.
Uma tendência constatada pelo estudo é o aumento em negócios realizados com a ajuda de consultores, favorecendo os serviços de diversos consultores financeiros e jurídicos. Os advogados especializados na área consultiva tributária estão valorizados no mercado de capitais e fusões e aquisições, devido à necessidade da análise das questões tributárias nessas operações.
“Um advogado com experiência em big four, empresas de consultoria e auditoria e um perfil mais contábil é o que o mercado está buscando”, define Mariana Horno, gerente da divisão de Legal da Robert Half. Ela acrescenta que há oportunidades para bons tributaristas em bancos, empresas, e escritórios de advocacia, que fazem serviço terceirizado para empresas.
Além da formação de bacharel em direito, para atuar nessa área, o profissional com formação em contabilidade se destaca. E, além da experiência, uma pós-graduação na área tributária é bem vinda. “O advogado precisa ser muito criativo. Pois é preciso adaptar o conhecimento teórico à atividade da empresa e criar soluções”, explica Mariana.
Gostar de estudar também é um fator relevante, pois a legislação tributária muda muito e é necessário conhecimento aprofundado do direito constitucional. “Um ponto primordial é saber ler relatório de auditoria e balanços da empresa. Resumindo, ter facilidade com números”, resume Mariana.
De acordo com a tabela salarial da Robert Half, um advogado júnior em escritório de pequeno porte tem salário inicial de 3,5 mil a 5 mil reais e um sênior, entre 7,2 mil e 12 mil reais. Em uma empresa de grande porte, o salário sobe para entre 10 mil a 16 mil reais.

Por Camila Lam
Fonte Exame.com