segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PESQUISA REVELA QUE HOME OFFICE É PRÁTICA CADA VEZ MAIS DIFUNDIDA NO BRASIL


O home office tornou-se uma realidade cada vez mais próxima de dezenas de empresas brasileiras. De acordo com uma pesquisa recente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), nos últimos anos, o número de empresas que aderiu a essa prática cresceu 25%. Atualmente, uma em quatro empresas utiliza alguma modalidade de home office.
O teletrabalho (nome dado ao home office no Brasil) é maior nas companhias de grande porte. De acordo com o estudo, 62% das grandes empresas com mais de 250 funcionários e 43% das médias entre 100 e 249 contratados disponibilizam o acesso remoto ao seu sistema de computadores.
Porém, nem todo profissional consegue se adaptar a esse tipo de trabalho. Embora o trabalho em casa seja mais flexível, cômodo e menos estressante (não ter que lidar com o trânsito para ir e vir da empresa, por exemplo), muitas pessoas relatam dificuldades de adaptação a esse modelo. É preciso ter organização e disciplina, já que há imensa facilidade de dispersão.  Pensando nisso, o blog da ABRH elaborou algumas dicas para tentar tornar o home office uma experiência ainda mais interessante.

Pense no espaço físico e aposte em equipamentos tecnológicos de qualidade
O ambiente de trabalho precisa ser iluminado, confortável e espaçoso. Pense em uma cadeira confortável, com apoio para as costas. Também é necessário ter equipamentos de qualidade. Telefone e um bom computador com internet já são meio caminho andado para o sucesso do trabalho de casa.

Use roupas adequadas
Não é preciso vestir terno e gravata para sentar-se em frente ao computador da sua escrivaninha, mas é preciso ter um mínimo de noção. Por mais bacana e descolado que seja trabalhar de pijama, essas peças podem acabar fazendo com que o profissional encare o serviço como lazer. Aposte em roupas confortáveis, como jeans e camiseta, por exemplo.

Cuidado para não ser atrapalhado pelos outros moradores
Tenha um acordo com as pessoas com quem você mora. Faça-as entender que você não está de férias em casa e que o seu lar tornou-se um espaço de trabalho também. Assim, você deixa claro que precisa estar concentrado e focado nas necessidades de seu emprego.
Tenha disciplina
Um dos erros mais graves de quem trabalha em casa é achar que não é preciso ter horário para nada e que não existe rotina. É preciso cumprir a agenda de compromissos do dia tal qual o profissional faria se estivesse em um ambiente corporativo.

Fonte ABRH Nacional