quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

DECORAÇÃO DE NATAL À PROVA DE PETS: SAIBA QUAIS OBJETOS EVITAR

Objetos brilhantes e que balançam são um prato cheio para animais curiosos; além disso, algumas dessas decorações podem ser perigosas

Novembro e dezembro são meses em que o espírito natalino chega para todos que amam a celebração. Árvores, luzinhas, objetos pendurados... Tudo isso faz parte da temática de Natal, e quem tem animais de estimação em casa, principalmente cães e gatos, sabe que às vezes é muito difícil conciliar as decorações com os pets, que ficam curiosos e muitas vezes atacam e brincam com esses artigos, o que pode trazer consequências graves para eles.
Para quem não quer abrir mão da decoração de Natal casa, o veterinário Jorge Morais fundador da rede Animal Place, dá dicas do que evitar para manter o ambiente e o pet intactos. O primeiro alerta é para fios expostos e enfeites delicados. “Se o pet ficar sem supervisão choques e enforcamentos podem acontecer. Bolas de natal feitas de vidro também devem ser evitadas, pois são facilmente quebráveis e geralmente têm um brilho muito atraente para os cães”, afirma.
Junto disso, optar por decorações que fiquem longe do chão, como em cima da banqueta vermelha abaixo, é outra medida que pode ser tomada para evitar acidentes. “Para quem tem cães  funciona muito bem montar a árvore em cima de móveis, por exemplo." Já as luzes e outros artefatos podem ser colocados em prateleiras ou em cima de mesas, sempre atentando para o acesso do animal ao local.
Já para os gatos o cuidado é maior, pois felinos sobem com facilidade em qualquer coisa. “Gatos não têm essa limitação de movimento igual aos cães, e podem achar que a decoração é um excelente objeto para brincadeiras. A minha sugestão, nesse caso, é a opção por guirlandas e/ou alguns enfeites de mesas pesadas e maiores para não serem engolidos ou derrubados”, diz Jorge. Um exemplo de enfeite pesado que seria dificilmente derrubado por um animal é a caixa de correio temática abaixo.
O grande e maior problema para quem é amante dos bichanos é a árvore de Natal. Para os gatos, luzes que piscam, enfeites que balançam e objetos diferentes são atrativos para a exploração do animal, que muitas vezes resulta em desastre. Nesse caso, Jorge indica paciência para o tutor.
“Proponho expor a árvore por etapas, montar aos poucos e bem antes do período de Natal para que eles acostumem com a presença do objeto no ambiente”, explica. “O tutor terá que fazer um adestramento, com exposição gradativa, adicionando os enfeites pouco a pouco”, completa. Dessa forma o novo objeto não será tão chamativo ao animal.
O veterinário finaliza sempre deixando claro que mesmo com esses cuidados é preciso continuar prestando atenção nos animais de estimação. “Deve-se sempre ficar de olho para que não ocorra acidentes. Outra ideia é oferecer brinquedos adequados para os felinos, desviando a atenção deles e atraí-los para outra brincadeira”, finaliza.
Por Jade Lourenção
Fonte Canal do Pet - iG